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- Motivação e Satisfação laboral dos colaboradores de ação direta em Estruturas Residenciais para idosos do concelho de Viseu: Estudo comparativo entre IPSS e Setor PrivadoPublication . Silva, Judite Maria dos Santos; Antunes, SandraDiversos são os fatores que influenciam e são empregados para elucidar a presença ou ausência da motivação e satisfação dos colaboradores de ação direta, nomeadamente as políticas e práticas organizacionais, mas também algumas das suas caraterísticas individuais. A presente dissertação pretende verificar se existe uma diferenciação dos resultados relativos aos níveis de motivação e ao grau de satisfação laboral dos colaboradores que trabalham em ERPI, tendo em conta os diferentes contextos organizacionais no concelho de Viseu. Os principais eixos teóricos adotados foram: a evolução das medidas de proteção social na velhice em Portugal; o papel social da mulher como cuidadora formal e informal do idoso; a evolução da gestão dos recursos humanos; motivação no trabalho; teorias motivacionais; satisfação do trabalho Foram aplicados 138 questionários, 111 em ERPI no setor não lucrativo e 27 em instituições do setor lucrativo com resposta social equiparada, posteriormente analisados em IPSS. Concluímos da existência de uma maior satisfação no setor lucrativo relativamente: ao contexto organizacional; à cooperação e comunicação; ao reconhecimento e recompensa; à capacidade de liderança e chefia; à relação que existe entre os colaboradores e a chefia; à realização pessoal e profissional, tendo em conta a função desempenhada; quanto ao posto de trabalho. Verificou-se um maior índice de satisfação no setor não lucrativo relativamente: à mudança e inovação; às relações de chefia e as orientações, o apoio e coordenação; o grau de participação dos funcionários nos processos de tomada de decisão da organização; às perspetivas de progressão de carreira; à capacidade para gerir um grupo e à importância dos prémios atribuídos.
- Solução Tecnológica de Suporte a Iniciativa de Gamificação EmpresarialPublication . Mesquita, Kévin Teixeira; Loureiro, Jorge Alexandre de Albuquerque; Lacerda, Ana Cristina Wanzeller GuedesAs empresas, desde há muito tempo, têm desenvolvido um sistema de cooperação para os colaboradores, mas nem sempre o sistema tem funcionado. Em muitos casos, os colaboradores não conhecem o ambiente e as pessoas que os rodeiam. Esta situação pode levar a um insucesso na vida da pessoa, ou ao mau ambiente dentro da empresa. É necessário haver mais incentivos para os colaboradores se sentirem confortáveis e motivados para realizar o trabalho, e também se manterem em compromisso com eles e com o ambiente que os rodeia. Para isso, as empresas apostam cada vez mais em Gamification para o seu sucesso, como por exemplo, desafios, pontos ou recompensas. O uso de pontuações, regras, desafios e prémios são dos atributos mais utilizados para transformar e desenvolver novos comportamentos entre elementos de uma equipa de trabalho. É necessário definir os objetivos e determinar o público-alvo, antes de desenvolver uma plataforma de incentivo aos utilizadores, uma solução desafiadora para manter as pessoas focadas nos objetivos do “jogo”. Nesta dissertação apresentam-se os conceitos de Gamification para que o leitor possa compreender a conceção e desenvolvimento da aplicação que pretende, no setor empresarial, estimular algumas das características inerentes ao ser humano, como motivação, compromisso, cooperação e competição. Para chegar à solução, foi necessário realizar a identificação de objetos para o seu desenvolvimento, como os elementos de jogos e as regras, necessárias para levar os seus utilizadores a melhorarem a motivação e o compromisso com as suas tarefas, através de participação em eventos, partilha de ideias, realização de desafios e conquista de medalhas. Com a aplicação desenvolvida, é esperado que os colaboradores possam manter-se motivados e sempre em compromisso com o trabalho, acrescentando ainda a competição entre elementos da aplicação e à conquista de mérito, com medalhas, pontos e leaderboard, mantendo sempre o colaborador num nível acima da competição, e que possam mais ainda aumentar o seu sucesso no setor empresarial, com partilha de ideias e participação em eventos. II Alguns testes realizados, ainda que bastante simples e com universo muito reduzido, dada a exiguidade do tempo de estágio e disponibilidade de possíveis colaboradores da empresa, permitiram perceber que os utilizadores compreenderam os conceitos da Gamification aplicados na aplicação, motivaram-se pela sua utilização e fizeram dela uma apreciação positiva, sugerindo, ao mesmo tempo, melhorias a ser introduzidas numa fase futura.
- Tecnologias WI-Fi de Nova Geração 802.11 AC Wave 2 e HaLow: Análise comparativa e potencial para ambientes IoT e dispositivos móveisPublication . Duarte, Luís Miguel Figueiredo; Almeida, Rui Jorge dos SantosAo longo do tempo, o projeto de redes Wi-Fi tem evoluído consideravelmente. Inicialmente a preocupação era a cobertura de sinal, mas depressa passou para a melhoria dos equipamentos AP’s e clientes e posteriormente pensou-se em satisfazer cada vez mais utilizadores. Hoje em dia, o paradigma é como tratar os novos tipos de clientes como sensores, automóveis, etc. bem como o Analytics, focando-se na contagem de pessoas, e tipos de informação consultada. Segundo Andrew Raulstan [10]; os sistemas de rede sem fios foram projetados apenas tendo em vista uma cobertura total de sinal, mas com a constante evolução ao nível dos equipamentos que tem vindo a acontecer, temos também que contar com a densidade populacional de dispositivos que o Access Point (AP) terá de abranger, daí a densidade ser um problema que as redes Wi-Fi atuais IEEE 802.11n apresentam [10]. Com este estudo pretende-se comparar as várias normas 802.11x, vulgo Wi-Fi, salientando os pontos fortes e fracos de cada uma, estando sempre mais focado na norma 802.11ac wave 2. Inicialmente será feita uma contextualização da temática através de uma análise evolutiva das normas 802.11 a/ b/ g/ n/ ac e ax. Serão também abordados num capítulo, as diversas tecnologias que todas as normas acima referidas têm vindo a introduzir ao longo dos anos bem como uma breve explicação das mesmas, sempre com foco nas inovações introduzidas na norma 802.11ac uma vez que essa tecnologia também terá destaque na presente dissertação através de outro capítulo. Esta análise reveste-se de particularidades com relevância científica uma vez a norma 802.11ac Wave2 é recente e, segundo Nolan Greene, a tecnologia IEEE 802.11ac Wave2 já está a dominar o mercado e as redes Wi-Fi [10]. Ao longo do trabalho será feito um estudo das várias tecnologias bem como dos equipamentos que as utilizam. Para proceder à prova de conceito será simulado um cenário onde estão presentes interferências de barreiras estáticas, utilizando diversos equipamentos. Quanto aos equipamentos a utilizar na prova de conceito, para routers, é proposta a utilização de um router norma 802.11n, um router norma 802.11ac e um router norma 802.11ac Wave2, da marca Ubiquity Unifi. Como equipamentos de estação é proposto a utilização de um Microsoft Surface, e dois Smartphones. Quanto á prova de conceito, esta consiste em fazer um conjunto de testes de velocidade, análise de sinal Wi-Fi, cobertura de sinal, entre outros, e para isso iremos simular utilizando de forma individual e em simultâneo os diversos equipamentos. Para ser possível retirar conclusões serão utilizadas aplicações instaladas nos equipamentos de estação, mantendo sempre o foco na norma 802.11ac Wave2. Um outro aspeto que é importante comprovar é o aumento de débito e da cobertura de sinal a nível de espaço que esta norma proporciona, bem como fazer uma análise comparativa a nível de custos dos vários equipamentos. A título de conclusão, será importante refletir se os benefícios para os utilizadores residenciais e empresariais que a norma implementa relativamente a normas anteriores superam o valor dos custos associados dos equipamentos.
- Implementação de Micro-Serviços em Docker e sua orquestração com Kubernetes no Azure (Sonae-Fashion)Publication . Almeida, Bruno Miguel Tavares de; Tomé, Paulo Rogério PerfeitoHoje em dia, cada vez mais as empresas utilizam o desenvolvimento ágil de software para construir os seus produtos. Aplicações monolíticas são cada vez mais divididas em micro-serviços, que podem ser implantados e geridos individualmente por equipas ágeis. Tecnologias modernas de containers como o OpenVZ ou o Mesos Containerizer vie- ram ajudar este processo, com o Docker a ter o maior destaque entre as tecnologias de containers. Sendo que a adopção de containers na cloud é motivada por muitos aspectos, desde técnicos e organizacionais a económicos. Com o Docker, surgiu também a necessidade de orquestrar os ambientes que normal- mente têm vários containers, sendo a tecnologia mais utilizada o Kubernetes. Este estágio teve como primeiro objectivo a análise de novos paradigmas de tecnolo- gias de container. Docker foi o principal estudado, com foco na sua orquestração, de forma a perceber os pontos diferenciadores das várias plataformas de orquestraçãoo de containers existentes no mercado e o porquÊ do Kubernetes ser o mais popular. O resultado deste estudo visa a implantação das várias aplicações em containers. Sendo que o processo de deployment terá que ser automático, recorrendo para isso à criação e configuração pipelines de CI/CD. Uma vez que o serviço de cloud utilizado na empresa é o Microsoft Azure, será utili- zado o Azure Kubernetes Service (AKS) que é um serviço do Kubernetes totalmente gerido, seguro e de elevada disponibilidade. Finalmente pretende-se que os vários processos levados a cabo ao longo do estágio sejam documentados.