Publication
Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.date.accessioned | 2020-01-03T15:22:27Z | |
dc.date.available | 2020-01-03T15:22:27Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Este texto apresenta um trabalho de natureza exploratória em que se procura promover sinergias entre as áreas disciplinares de Português e de Matemática, tendo como fio condutor a literatura para a infância. Depois de situar as nossas perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem, discutimos a literatura para a infância e as suas possibilidades para fomentar um ensino interdisciplinar do Português e da Matemática, tendo como referência a formação inicial de educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Por fim, tomamos como objeto de análise três livros-álbum (Inventando números, de Gianni Rodari, com ilustrações de Alessandro Sanna; Pé ante pé, de Leo Lionni; e Quadrado, de Mac Barnett com ilustrações de Jon Klassen) que reúnem características para promover este tipo de abordagem didática. Em cada um dos livros, analisamos: i) os elementos paratextuais; ii) a interação texto/imagem; e iii) algumas possibilidades de exploração didática. Terminamos, retomando a primeira parte do título deste artigo “Passeando nos bosques da literatura para a infância,” afirmando que a literatura para a infância que incide sobre ideias matemáticas é um caminho privilegiado para o conhecimento, a imaginação e a criatividade, impulsionando a fruição na leitura. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Melão, D., & Menezes, L. (2019). Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática. In L. Menezes, J. Rocha, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. I. Silva, S. Felizardo, & A. P. Cardoso (Eds.), Livro de Atas - Olhares sobre a Educação 7 (pp. 70-80). Escola Superior de Educação de Viseu: Viseu. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54036-5-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6090 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Viseu | pt_PT |
dc.subject | literatura para a infância | pt_PT |
dc.subject | ensino | pt_PT |
dc.subject | Português | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | recursos didáticos | pt_PT |
dc.title | Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 80 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 70 | pt_PT |
oaire.citation.title | Olhares sobre a Educação 7 | pt_PT |
person.familyName | Melão | |
person.familyName | Menezes | |
person.givenName | Dulce | |
person.givenName | Luís | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1608-1074 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8978-8900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f | |
relation.isAuthorOfPublication | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db |