Repository logo
 
Publication

Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.date.accessioned2020-01-03T15:22:27Z
dc.date.available2020-01-03T15:22:27Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste texto apresenta um trabalho de natureza exploratória em que se procura promover sinergias entre as áreas disciplinares de Português e de Matemática, tendo como fio condutor a literatura para a infância. Depois de situar as nossas perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem, discutimos a literatura para a infância e as suas possibilidades para fomentar um ensino interdisciplinar do Português e da Matemática, tendo como referência a formação inicial de educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Por fim, tomamos como objeto de análise três livros-álbum (Inventando números, de Gianni Rodari, com ilustrações de Alessandro Sanna; Pé ante pé, de Leo Lionni; e Quadrado, de Mac Barnett com ilustrações de Jon Klassen) que reúnem características para promover este tipo de abordagem didática. Em cada um dos livros, analisamos: i) os elementos paratextuais; ii) a interação texto/imagem; e iii) algumas possibilidades de exploração didática. Terminamos, retomando a primeira parte do título deste artigo “Passeando nos bosques da literatura para a infância,” afirmando que a literatura para a infância que incide sobre ideias matemáticas é um caminho privilegiado para o conhecimento, a imaginação e a criatividade, impulsionando a fruição na leitura.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelão, D., & Menezes, L. (2019). Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática. In L. Menezes, J. Rocha, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. I. Silva, S. Felizardo, & A. P. Cardoso (Eds.), Livro de Atas - Olhares sobre a Educação 7 (pp. 70-80). Escola Superior de Educação de Viseu: Viseu.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54036-5-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6090
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
dc.subjectliteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectrecursos didáticospt_PT
dc.titlePasseando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage80pt_PT
oaire.citation.startPage70pt_PT
oaire.citation.titleOlhares sobre a Educação 7pt_PT
person.familyNameMelão
person.familyNameMenezes
person.givenNameDulce
person.givenNameLuís
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
person.identifier.orcid0000-0002-8978-8900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
MELAO_MENEZES_o7_19.pdf
Size:
668.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: