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Authors
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Abstract(s)
Introdução: Os serviços de urgência (SU) são complexos em termos de cuidados de saúde
prestados e têm uma grande afluência de casos efetivamente graves e de casos de menor gravidade,
ou sem qualquer gravidade, que decorrem de dificuldades do utente em aceder aos cuidados de
saúde primários ou da sua perceção de que o atendimento num SU hospitalar é mais eficiente. Para
hierarquizar a necessidade efetiva de cuidados céleres, os utentes são priorizados em função da
gravidade da sua situação clínica. Existem vários sistemas de triagem (ST) devidamente validados.
Em Portugal foi adotado o Sistema de Triagem de Manchester (STM). As prioridades estabelecidas
por este sistema e os tempos de espera recomendados são: emergente (imediato - 0 min), muito
urgente (10 min), urgente (60 min), pouco urgente (120 min) e não urgente (240 min). O enfermeiro
é o profissional de saúde com quem o utente contacta em primeiro lugar num SU e é quem executa
o procedimento de triagem. A sua perceção sobre o sistema é fundamental para compreender se há
aspetos que possam vir a ser melhorados.
Objetivos: Caracterizar a afluência aos SU do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
(CHTMAD), na perspetiva das características demográficas do utente (sexo e idade) e do motivo
de procura; avaliar o nível de cumprimento dos tempos alvo recomendados para atendimento das
diferentes prioridades; analisar a perceção e a satisfação de fiabilidade dos enfermeiros com a
aplicação do STM.
Metodologia: Estudo descritivo-correlacional e analítico, com abordagem quantitativa. Na primeira
parte o estudo foi realizado com a informação extraída da base de dados do STM do CHTMAD
correspondente aos atendimentos em 2017 (177.937 casos). Na segunda parte utilizou-se o inquérito
de Satisfação acerca do STM elaborado pelo Grupo Português de Triagem (GPT) com os 113
enfermeiros dos SU do CHTMAD que anuíram em participar no estudo.
Resultados: A afluência ao SU do CHTMAD foi de cerca de 180.000 casos. A distribuição dos
utentes pelas diferentes unidades é determinada pela densidade populacional das regiões que cada
um dos três hospitais abrange. As características demográficas dos utentes desse SU são o reflexo
da estrutura demográfica da população, com um predomínio de mulheres (53,9%) e uma grande
percentagem de idosos (33,9%). Verificou-se que o motivo de procura do SU é determinado na
esmagadora maioria dos casos por doença (82,7%). No presente estudo observou-se que para todas
as categorias de prioridade existe, na maioria das situações, um cumprimento dos tempos de espera
previstos.
Os 90 enfermeiros que fizeram o curso em STM estão globalmente satisfeitos com a formação. Os
113 enfermeiros que constituíram a amostra total mostraram-se globalmente satisfeitos com o STM,
e têm nele uma grande confiança, revelada pela elevada fiabilidade manifestada, e pela perceção
que têm de que é benéfico para o utente. Os aspetos relacionados com a estrutura do SU e com a
perceção do utente sobre a triagem foram os que deixaram os enfermeiros mais insatisfeitos.
Conclusão: O SU do CHTMAD tem uma afluência com uma estrutura demográfica que
corresponde à da população em geral. O STM é um excelente instrumento sistemático, dinâmico e
adaptável de trabalho num SU. Existem pequenas melhorias que podem ser feitas nos SU,
nomeadamente ao nível da informação prestada aos utentes, na organização estrutural e melhoria
dos circuitos dos utentes, por forma a otimizar a aplicação do STM e melhorar a qualidade dos
serviços, quer na perspetiva dos utentes, quer na dos profissionais de saúde.
Palavras-chave: Triagem; Manchester; Enfermeiros.
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Keywords
Enfermagem de emergência Enfermeiros Papel do enfermeiro Satisfação profissional Serviço de urgência hospitalar Triagem Emergency nursing Emergency service, hospital Job satisfaction Nurse's role Nurses Triage