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Prática de ensino supervisionada com enfoque investigativo na qualidade das interações nas rotinas de cuidados em creche
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Esperança Jales | |
dc.contributor.author | Jesus, Ana Filipa Covas de | |
dc.date.accessioned | 2016-01-25T09:34:54Z | |
dc.date.available | 2016-01-25T09:34:54Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description.abstract | Resumo Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o presente Relatório Final de Estágio inclui duas partes distintas. A primeira diz respeito a uma reflexão crítica sobre a PES, realizada durante os dois últimos semestres do mestrado. A segunda parte incide sobre um estudo empírico, cujo enfoque investigativo centra-se na qualidade das interações nas rotinas de cuidados em creche. Para a realização da reflexão crítica recorremos aos materiais que desenvolvemos ao longo do estágio, à perspetiva de vários autores de referência, e ainda à legislação em vigor, com o propósito de refletirmos sobre todo o trabalho desenvolvido durante a nossa prática. Relativamente ao trabalho de investigação, o estudo feito é de natureza qualitativa, e contou com a utilização dos Protocolos de Observação Naturalista e com uma adaptação da Escala de Observação do Empenhamento do Adulto para o contexto de creche, para a recolha dos dados em dois contextos de creche do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que cada contexto apresenta realidades distintas, relativamente à qualidade das interações estabelecidas. Através da comparação feita à qualidade das interações ocorridas entre os adultos e as crianças observadas em ambos os contextos, concluímos que o adulto 1 não demonstrava ter atitudes de sensibilidade, ao contrário dos adultos 2 e 3. Assim, para as interações serem de qualidade, o adulto tem de demonstrar atitudes de sensibilidade e respeito pelas crianças. Também conseguimos apurar que as interações estabelecidas entre os profissionais e as crianças em creche, durante as rotinas de cuidados, são uma mais-valia na medida em que potenciam a estimulação da linguagem verbal da criança, enriquecem o seu vocabulário, possibilitam a socialização, fortalecem os laços de vinculação entre o adulto e a criança, e proporcionam novas aprendizagens. E ainda podemos concluir que a formação em geral, na educação de infância, não parece fazer a diferença quanto ao estabelecimento da vinculação. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract Prepared under the Supervised Teaching Practice, the Masters Degree in Early Childhood and Primary Education, this Internship Final Report includes two distinct parts. The first concerns a critical reflection on the Supervised Teaching Practice, held during the last two semesters of the Masters. The second part focuses on an empirical study whose investigative approach focuses on the quality of interactions in the care routines in daycare. To perform the critical reflection we consulted the materials we have developed over the internship, the perspective of several authors of reference, and even the law, in order to reflect on all the work done during our practice. For the research work, the study is qualitative in nature, and included the use of Naturalistic Observation Protocols and an adaptation of the Adult Engagement of Observation Scale for daycare context for the collection of data in two contexts from Viseu consil daycares. The data support the conclusion that each context presents different realities with regard to quality of established interactions. By comparison made to the quality of the interactions that occur among adults and children observed in both contexts, we conclude that the adult 1 did not showed any sensitivity attitudes, unlike adults 2 and 3. To have quality interactions, the adult must demonstrate sensitivity attitudes and respect for children. Also, we found that the interactions established between professionals and children in daycare, during the care routine are an asset. These interactions enhance the stimulation of verbal language of children, enrich their vocabulary, enable socialization, strengthen the binding ties between the adult and the child, and provide new learnings. We can also conclude that training in general, in childhood education, doesn't seem to make difference to the establishment of the link. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201014335 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/3030 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu | |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Sensibilidade | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.subject | Rotina de cuidados | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Adultos | pt_PT |
dc.subject | Interações | pt_PT |
dc.subject | Daycare | pt_PT |
dc.subject | Quality | pt_PT |
dc.subject | Care Routine | pt_PT |
dc.subject | Children | pt_PT |
dc.subject | Adults | pt_PT |
dc.subject | Interactions | pt_PT |
dc.subject | Sensibility | pt_PT |
dc.title | Prática de ensino supervisionada com enfoque investigativo na qualidade das interações nas rotinas de cuidados em creche | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
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