Repository logo
 
Publication

O envolvimento da família na motivação para a leitura

dc.contributor.advisorMelão, Dulce
dc.contributor.advisorMenezes, Luís
dc.contributor.authorPereira, Patrick Fernandes
dc.date.accessioned2022-11-14T12:10:03Z
dc.date.available2022-11-14T12:10:03Z
dc.date.issued2022-05-23
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio (RFE) encontra-se dividido em duas partes: a primeira é uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE), e a segunda parte é relativa ao projeto de investigação desenvolvido em contexto de estágio no âmbito da PES na EPE. A primeira parte do RFE, contempla uma retrospetiva do percurso no 1.º CEB e na EPE, realizados na PES I e II, e uma reflexão sobre os contextos e as aprendizagens realizadas. Esta parte foi baseada nos elementos dos dossiês semestrais elaborados. A segunda parte do RFE inclui um estudo empírico, que resulta de um trabalho de investigação, visando conhecer o envolvimento da família na motivação para a leitura. O estudo de caráter qualitativo aplicado em EPE, foi realizado com recurso à observação, recolha documental, atividades de leitura, vídeos e inquéritos por questionário. Esta investigação possibilitou-nos concluir que os Pais/Encarregados de Educação (EE) se envolviam na vida escolar dos seus educandos, e constatar a importância de tal envolvimento.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Internship Report (RFE) is divided into two parts: the first is a critical reflection on the Supervised Teaching Practice (PES) in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and in Pre-School Education (EPE), and the second part is related to the research project developed in the context of an internship within the scope of PES at EPE. The first part of the RFE contemplates a retrospective of the course in the 1st CEB and EPE, carried out in PES I and II, and a reflection on the contexts and the lessons learned. This part was based on elements of the semi-annual dossiers prepared. The second part of the RFE includes an empirical study, which results from a research work, aiming to know the involvement of the family in the motivation for reading. The qualitative study applied in EPE was carried out using observation, document collection, reading activities, videos and questionnaire surveys. This investigation allowed us to conclude that Parents/Guardians (EE) were involved in the school life of their students, and to verify the importance of such involvement.pt_PT
dc.identifier.tid203097130pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7381
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnvolvimento Familiarpt_PT
dc.subjectIniciação à Leiturapt_PT
dc.subjectMotivação para a Leiturapt_PT
dc.subjectPre-School Educationpt_PT
dc.subjectFamily Involvementpt_PT
dc.subjectInitiation to Readingpt_PT
dc.subjectMotivation for Readingpt_PT
dc.titleO envolvimento da família na motivação para a leiturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
113-Relatório final-1157-1-6-20220601.pdf
Size:
1.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: