Repository logo
 
Publication

Bullying: Conhecer para Prevenir

dc.contributor.authorFernandes, Elisabete
dc.contributor.authorHenriques, Sónia
dc.contributor.authorMendes, Susana
dc.contributor.authorJales Ribeiro, Esperança
dc.date.accessioned2017-01-16T16:57:38Z
dc.date.available2017-01-16T16:57:38Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO bullying é um fenómeno que suscita a apreensão de toda a sociedade. Deste modo, enquanto pais, educadores e profissionais, devemos reconhecer que a violência entre pares em meio escolar afeta gravemente o desenvolvimento saudável das crianças. Conhecer e identificar as causas que estão na origem do bullying, bem como as consequências que este comportamento acarreta no desenvolvimento psicossocial dos seus alvos, é fundamental para melhor intervir. Proteger as crianças e jovens de hoje contribui para potenciar um futuro sem violência, através da existência de adultos equilibrados. Assim, a criação e implementação de estratégias de prevenção do bullying em contexto escolar constitui-se como dever social, porquanto só através de diversificadas conjugações de esforços será possível contribuir para um amanhã mais seguro.pt_PT
dc.description.abstractBullying is a phenomenon that raises concern in the whole society. Therefore, as parents, educators and professionals, we must recognize that peer violence in schools seriously affects children’s healthy development. Knowing and identifying the root causes of bullying, as well as its consequences in the psychosocial development of the targets, it's essential to better intervene. Protecting the children and young people of today, contributes to a possible future without violence, through the existence of balanced adults. Thus, the creation and implementation of bullying prevention strategies in schools, constitutes a social duty, because only through a diversified conjugation of efforts we can contribute to a safer tomorrow.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3989
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIPVpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectbullyingpt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.subjectprevençãopt_PT
dc.subjectviolênciapt_PT
dc.subjectestratégiaspt_PT
dc.subjectschoolpt_PT
dc.subjectpreventionpt_PT
dc.subjectstrategiespt_PT
dc.subjectviolencept_PT
dc.titleBullying: Conhecer para Prevenirpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage89pt_PT
oaire.citation.issue49pt_PT
oaire.citation.startPage77pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
person.familyNameJales Ribeiro
person.givenNameEsperança
person.identifier.ciencia-id9F1F-DA46-340F
person.identifier.orcid0000-0003-2936-9891
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
8079-22987-1-PB.pdf
Size:
510.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: