Repository logo
 
Publication

Interação com clientes em projetos de design de multimédia em contexto formativo

dc.contributor.authorAlves, Valter
dc.contributor.authorSousa, Catarina
dc.contributor.authorP. Duarte, Rui
dc.contributor.authorPereira Cardoso, José Carlos
dc.contributor.authorLamelas, Bruno
dc.date.accessioned2024-10-15T08:56:45Z
dc.date.available2024-10-15T08:56:45Z
dc.date.issued202
dc.date.updated2024-09-21T23:52:55Z
dc.description.abstractA formação na Licenciatura em Tecnologias e Design de Multimédia do Instituto Politécnico de Viseu passa pela conceção e implementação de soluções envolvendo produtos multimédia que vão ao encontro das necessidades de terceiros. Para que os cenários em que essas competências são desenvolvidas se aproximem da realidade do mercado de trabalho, os estudantes são sistematicamente colocados em contacto com entidades externas, que apresentam problemas reais e que assumem o papel de “cliente”. Esta prática carateriza os trabalhos desenvolvidos nas unidades curriculares (UC) de Projeto Integrado (I a IV) e nas UC que para elas contribuem, mas o modelo estende-se a muitas outras UC. Na quase totalidade dos casos são utilizadas metodologias de desenvolvimento incremental e iterativo (Cockburn, 2008; Korsaa et al., 2002; Larman & Basili, 2003; Lidwell et al., 2010). Um dos aspetos mais sensíveis na gestão destes projetos tem sido a expectativa que os estudantes começam por ter de que as entidades cliente são versadas na exposição das suas necessidades e que têm um domínio completo dos problemas que querem ver solucionados. Assim, torna-se estratégico preparar os estudantes para o facto de, frequentemente, as entidades cliente dependerem do próprio exercício de design para construir uma perceção exata do que pretendem. Esta noção também implica que, com a evolução dos trabalhos, haja inflexões no feedback da entidade cliente. Esse fenómeno é parte integrante da metodologia adotada e, desde que as variações sejam contempláveis nos limites temporais para a conclusão do projeto, precisam de ser atendidas. Uma outra dimensão, que é relevante levar os estudantes a saber contextualizar, é que as entidades tendem a comunicar as suas necessidades por via da apresentação de soluções, mas que esse formato deve ser encarado apenas como uma ferramenta de expressão. As entidades procuraram o serviço dos designers precisamente para que estes desenhem as soluções mais adequadas, pelo que eventuais soluções que comecem por ser apresentadas precisam de ser encaradas como pontos de partida para o diálogo e não necessariamente como condicionantes ao processo criativo. Neste artigo, partilhamos a experiência no acompanhamento de projetos, que tem permitido construir uma abordagem pedagógica focada nas interações com as entidades cliente, relevante para o ensino do design de multimédiapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54743
dc.identifier.slugcv-prod-3988167
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8594
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectDesign de multimédiapt_PT
dc.subjectInteração com clientespt_PT
dc.subjectEnsino de designpt_PT
dc.subjectEnsino baseado em projetopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleInteração com clientes em projetos de design de multimédia em contexto formativopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do 9.º Congresso Olhares Sobre a Educaçãopt_PT
person.familyNameAlves
person.familyNameMarques de Sousa
person.familyNameMonteiro Amaro Duarte
person.familyNamePereira Cardoso
person.familyNameGonçalves Lamelas
person.givenNameValter
person.givenNameAna Catarina
person.givenNameRui Pedro
person.givenNameJosé Carlos
person.givenNameBruno Filipe
person.identifiergIYE8M4AAAAJ
person.identifier.ciencia-idF91B-3C45-E2AA
person.identifier.ciencia-id5C1F-D0EE-B957
person.identifier.ciencia-id211F-55A0-4B63
person.identifier.ciencia-id0D18-7CFA-7964
person.identifier.ciencia-id3D1E-0836-C369
person.identifier.orcid0000-0001-8981-0250
person.identifier.orcid0000-0002-6819-0985
person.identifier.orcid0009-0007-2516-828X
person.identifier.orcid0000-0002-9872-7392
person.identifier.scopus-author-id14059938600
rcaap.cv.cienciaid211F-55A0-4B63 | Rui Pedro Monteiro Amaro Duarte
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9bca58e5-3bcc-4960-a94f-5afc36f12fbd
relation.isAuthorOfPublicationeb23a3e6-8d5f-41ed-8be3-31cc1c8d7fee
relation.isAuthorOfPublicationd56c3162-80a4-4ade-810d-43bae4ee6d73
relation.isAuthorOfPublication2df2093b-2ec5-458d-a03b-cda6190948a8
relation.isAuthorOfPublication481a58b5-5dae-4d28-8a22-e74e9ced6d9c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd56c3162-80a4-4ade-810d-43bae4ee6d73

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CIEN_Olhares_9.pdf
Size:
1.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: