Publication
Desenvolvimento de estratégias de leitura funcional através do ensino/aprendizagem da língua portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.author | Balula, João Paulo | |
dc.date.accessioned | 2011-03-11T21:05:30Z | |
dc.date.available | 2011-03-11T21:05:30Z | |
dc.date.issued | 2008-04 | |
dc.description.abstract | Este projecto aborda alguns problemas ligados à integração dos jovens portugueses na sociedade actual, tais como: encontrar soluções para ajudar a resolver as dificuldades ao nível do desempenho em leitura reveladas pelos resultados dos estudos sobre literacia em Portugal; definir o papel da área curricular disciplinar de Língua Portuguesa no desenvolvimento de estratégias relacionadas com o ensino e a aprendizagem da leitura que contribuam para o sucesso escolar e social. Através da sua concretização, pretendia-se essencialmente: i) definir linhas directrizes de um processo de ensino da Língua Materna orientado para o desenvolvimento de competências de leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar; ii) implementar actividades, definidas com base nessas linhas directrizes, em aulas de Língua Portuguesa do 3.º Ciclo do Ensino Básico; iii) avaliar o impacto dessas actividades no aproveitamento dos alunos em Língua Portuguesa e noutras disciplinas do seu currículo. No centro deste estudo, encontra-se uma experiência pedagógica desenvolvida em aulas de Língua Portuguesa. Foi concebido e desenvolvido um conjunto de actividades destinadas ao ensino explícito de estratégias de recolha e tratamento de informação escrita e à sua utilização em diferentes textos. As estratégias trabalhadas foram o sublinhar informação relevante (SIR) e a tomada de notas (TDN). Na análise dos dados, optámos por uma abordagem metodológica de tipo qualitativo. Na discussão dos resultados, tivemos em conta o sucesso nas áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e de História. | por |
dc.identifier.citation | Balula, J. P. R. (2008). Desenvolvimento de estratégias de leitura funcional através do ensino/aprendizagem da língua portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino Básico. In C. M. Sá & M. E. Martins (Orgs.), Actas do Seminário “Transversalidade da Língua Portuguesa: representações, instrumentos e práticas”, (pp. 169-185). Aveiro: Universidade de Aveiro. 1CD-Rom, ISBN: 978-972-789-264-8. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-264-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/968 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Laboratório de Investigação em Educação em Português (LEIP). Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Universidade de Aveiro (UA). | por |
dc.subject | Leitura funcional | por |
dc.subject | Estratégias de leitura | por |
dc.subject | Sublinhar informação relevante (SIR) | por |
dc.subject | Tomar notas (TDN) | por |
dc.title | Desenvolvimento de estratégias de leitura funcional através do ensino/aprendizagem da língua portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | por |
oaire.citation.endPage | 185 | por |
oaire.citation.issue | Depósito legal: 274712/08 | por |
oaire.citation.startPage | 169 | por |
oaire.citation.title | Actas do Seminário “Transversalidade da Língua Portuguesa: representações, instrumentos e práticas” | por |
person.familyName | Paulo Rodrigues Balula | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | 0B1F-4943-E17A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1598-1406 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 |