Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento de estratégias de leitura funcional através do ensino/aprendizagem da língua portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorBalula, João Paulo
dc.date.accessioned2011-03-11T21:05:30Z
dc.date.available2011-03-11T21:05:30Z
dc.date.issued2008-04
dc.description.abstractEste projecto aborda alguns problemas ligados à integração dos jovens portugueses na sociedade actual, tais como: encontrar soluções para ajudar a resolver as dificuldades ao nível do desempenho em leitura reveladas pelos resultados dos estudos sobre literacia em Portugal; definir o papel da área curricular disciplinar de Língua Portuguesa no desenvolvimento de estratégias relacionadas com o ensino e a aprendizagem da leitura que contribuam para o sucesso escolar e social. Através da sua concretização, pretendia-se essencialmente: i) definir linhas directrizes de um processo de ensino da Língua Materna orientado para o desenvolvimento de competências de leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar; ii) implementar actividades, definidas com base nessas linhas directrizes, em aulas de Língua Portuguesa do 3.º Ciclo do Ensino Básico; iii) avaliar o impacto dessas actividades no aproveitamento dos alunos em Língua Portuguesa e noutras disciplinas do seu currículo. No centro deste estudo, encontra-se uma experiência pedagógica desenvolvida em aulas de Língua Portuguesa. Foi concebido e desenvolvido um conjunto de actividades destinadas ao ensino explícito de estratégias de recolha e tratamento de informação escrita e à sua utilização em diferentes textos. As estratégias trabalhadas foram o sublinhar informação relevante (SIR) e a tomada de notas (TDN). Na análise dos dados, optámos por uma abordagem metodológica de tipo qualitativo. Na discussão dos resultados, tivemos em conta o sucesso nas áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e de História.por
dc.identifier.citationBalula, J. P. R. (2008). Desenvolvimento de estratégias de leitura funcional através do ensino/aprendizagem da língua portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino Básico. In C. M. Sá & M. E. Martins (Orgs.), Actas do Seminário “Transversalidade da Língua Portuguesa: representações, instrumentos e práticas”, (pp. 169-185). Aveiro: Universidade de Aveiro. 1CD-Rom, ISBN: 978-972-789-264-8.por
dc.identifier.isbn978-972-789-264-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/968
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherLaboratório de Investigação em Educação em Português (LEIP). Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Universidade de Aveiro (UA).por
dc.subjectLeitura funcionalpor
dc.subjectEstratégias de leiturapor
dc.subjectSublinhar informação relevante (SIR)por
dc.subjectTomar notas (TDN)por
dc.titleDesenvolvimento de estratégias de leitura funcional através do ensino/aprendizagem da língua portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropor
oaire.citation.endPage185por
oaire.citation.issueDepósito legal: 274712/08por
oaire.citation.startPage169por
oaire.citation.titleActas do Seminário “Transversalidade da Língua Portuguesa: representações, instrumentos e práticas”por
person.familyNamePaulo Rodrigues Balula
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id0B1F-4943-E17A
person.identifier.orcid0000-0003-1598-1406
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublication9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Balula(2008).pdf
Size:
125.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: