Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenvolvimento de estratégias de leitura funcional através do ensino/aprendizagem da língua portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Balula(2008).pdf125.48 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este projecto aborda alguns problemas ligados à integração dos jovens portugueses na sociedade actual, tais como: encontrar soluções para ajudar a resolver as dificuldades ao nível do desempenho em leitura reveladas pelos resultados dos estudos sobre literacia em Portugal; definir o papel da área curricular disciplinar de Língua Portuguesa no desenvolvimento de estratégias relacionadas com o ensino e a aprendizagem da leitura que contribuam para o sucesso escolar e social. Através da sua concretização, pretendia-se essencialmente: i) definir linhas directrizes de um processo de ensino da Língua Materna orientado para o desenvolvimento de competências de leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar; ii) implementar actividades, definidas com base nessas linhas directrizes, em aulas de Língua Portuguesa do 3.º Ciclo do Ensino Básico; iii) avaliar o impacto dessas actividades no aproveitamento dos alunos em Língua Portuguesa e noutras disciplinas do seu currículo. No centro deste estudo, encontra-se uma experiência pedagógica desenvolvida em aulas de Língua Portuguesa. Foi concebido e desenvolvido um conjunto de actividades destinadas ao ensino explícito de estratégias de recolha e tratamento de informação escrita e à sua utilização em diferentes textos. As estratégias trabalhadas foram o sublinhar informação relevante (SIR) e a tomada de notas (TDN). Na análise dos dados, optámos por uma abordagem metodológica de tipo qualitativo. Na discussão dos resultados, tivemos em conta o sucesso nas áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e de História.

Description

Keywords

Leitura funcional Estratégias de leitura Sublinhar informação relevante (SIR) Tomar notas (TDN)

Pedagogical Context

Citation

Balula, J. P. R. (2008). Desenvolvimento de estratégias de leitura funcional através do ensino/aprendizagem da língua portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino Básico. In C. M. Sá & M. E. Martins (Orgs.), Actas do Seminário “Transversalidade da Língua Portuguesa: representações, instrumentos e práticas”, (pp. 169-185). Aveiro: Universidade de Aveiro. 1CD-Rom, ISBN: 978-972-789-264-8.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Laboratório de Investigação em Educação em Português (LEIP). Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Universidade de Aveiro (UA).

CC License