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Resiliência, perceção de apoio dos pais e envolvimento dos alunos na escola

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A resiliência é uma variável que permite o ajustamento psicossocial das crianças apesar do risco (Lerner et al., 2013, cit. por Rodríguez-Fernández, Díaz, Madariaga, Arrivillaga, & Galende, 2016). Esta tem um papel crucial na adaptação escolar da criança, bem como na promoção do bem-estar da mesma. Os fatores de proteção desta variável incluem um ambiente familiar acolhedor, equilibrado e saudável, apoio parental e relações positivas com os pares (Masten, 2007, cit. por Rodríguez-Fernández et al., 2016). O objetivo principal deste estudo é analisar os níveis de resiliência, de perceção do apoio dos pais e de envolvimento dos alunos na escola, em turmas do 2º e 3º ciclos. A amostra é não probabilística e de conveniência, tendo participado 150 alunos, sendo a média de idades 13.05 (±1.60). Foram aplicados os seguintes instrumentos: questionário para recolha de dados sociodemográficos, familiares e escolares; Inventário Measuring State and Child Resilience, constituído por duas subescalas, a State-Resilience e a Child- Resilience; Escala Quadri-Dimensional para o Envolvimento dos Alunos na Escola e Escala de Perceção de Apoio dos Pais. Foram encontradas diferenças significativas na resiliência em função da idade (maior resiliência nos alunos mais novos), ciclo de estudo (maior resiliência nos jovens do 2.º ciclo do Ensino Básico) e estado civil dos pais (maior resiliência nos jovens com pais casados/união de facto). Também se verificaram relações moderadas a fortes, positivas e significativas, entre a resiliência, envolvimento dos alunos e perceção do apoio dos pais, o que está em linha com a literatura científica no domínio.
Resilience is a variable that allows the adjustment of psychosocial although children at risk (Lerner et al., 2013, cit. by Rodríguez-Fernández, Díaz, Madariaga, Arrivillaga, & Galende, 2016). This has a crucial role in the school adaptation of children and the promotion of the welfare of the same. The protection of this variable factors include a warm family atmosphere, balanced and healthy, parental support and positive relationships with peers (Masten, 2007, cit. by Rodríguez-Fernández et al., 2016). The aim of this study is to analyze the resilience levels, perception of parental support and involvement of students in school in the 2nd and 3rd cycles classes. In this study participated 150 students, with an average age of 10 years. The following instruments were applied: questionnaire for the collection of sociodemographic, family and school data; Inventory Measuring State and Child Resilience, consists of two subscales: State-Resilience and Child-Resilience; Quadri scale-Dimensional to the involvement of students in school and Perception Scale Parental Support. There were significant differences in resilience as a function of age (higher resilience in younger students), study cycle (higher resilience in 2nd cycle level) and marital status of parents (greater resilience in young people with married parents). There were also moderate to strong, positive and significant, relationships between resilience, student involvement and parental support, which is in line with the scientific literature in the field.

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Keywords

Resiliência Envolvimento dos alunos na Escola Perceção de apoio dos pais Resilience Perception of parental support Involvement of students in school

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Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu

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