Publication
Método multissensorial para a aprendizagem da leitura e escrita em crianças com perturbações neurodesenvolvimentais
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Amante, Maria João | |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Santos, Catarina Mendes Lopes dos | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T10:34:16Z | |
dc.date.available | 2017-03-24T10:34:16Z | |
dc.date.issued | 2016-11-14 | |
dc.description.abstract | As dificuldades de aprendizagem de leitura e de escrita são uma constante nas escolas nos dias de hoje. É, portanto, urgente investigar metodologias de ensino que permitam, às nossas crianças, atingir o sucesso académico. Este projeto de investigação pretende, através da construção e aplicação de um programa de ensino baseado na metodologia multissensorial, documentar e compreender as alterações nas aprendizagens de leitura e escrita. Adotando uma metodologia de natureza qualitativa, estudo de caso múltiplo, foram selecionados cinco participantes, por conveniência, com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), Perturbações Fonológicas (PF) e dificuldades severas de aprendizagem. A metodologia multissensorial agrega, na sua estrutura, estratégias que contemplam um maior número de ajudas sensoriais, como as visuais e auditivas, tradicionalmente utilizadas, como também as cinestésicas e táteis. O aumento destas ajudas funciona como uma técnica compensatória, possibilitando à criança maior probabilidade de sucesso. Recorrendo a instrumentos, como o Infant/ Toddler Sensory Profile (ITSP) e Avaliação das Competências de Linguagem para a Leitura e Escrita (ACLLE), foi possível respetivamente caraterizar o perfil sensorial de cada participante e analisar a evolução das suas aprendizagens durante o programa, nas áreas da consciência fonológica, leitura e escrita. Após quatro meses de intervenção, semanal, com o programa multissensorial foi possível constatar que surgiram melhorias nas aprendizagens de leitura e da escrita. É ainda de referir que apesar de não ter sido um dos objetivos deste estudo, também se registaram melhorias na consciência fonológica de todos os participantes. | pt_PT |
dc.description.abstract | Reading and writing learning difficulties are commonplace in today's schools. Therefore, researching teaching methodologies that allow children to achieve academic success is a matter of extreme urgency. Through the development and implementation of a multisensory methodology based teaching program, this research project aims at documenting and understanding any changes in reading and writing learning processes. Using a qualitative multiple case study methodology,five participants were selected by convenience with the following three criteria: Intellectual and Developmental Disabilities (IDDs) Phonological Disorders (PD) and severe learning difficulties. The multisensory methodology integrates strategies in its structure that include a greater number of sensory aids, like visual and audition aids - the most commonly used - as well as kinesthetic and tactile aids. The increase of this type of aid works as a compensation technique which allows the child to achieve a greater probability of success. Through the use of tools such as Infant/Toddler Sensory Profile (ITSP) and Avaliação das Competências de Linguagem para a Leitura e Escrita (ACLLE) (Language Competencies Evaluation for Reading and Writing (LCERW)) there was, correspondingly, the possibility of mapping the sensory profile of each participant and verifying his/her learning evolution during the program, in the areas of phonological awareness, reading and writing. The application of the multisensory program during a four-month period and a weekly frequency of interventions showed improvement in the reading and writing learning of the participants. It is also worth mentioning that, despite not being a goal of this research, there was also increase of the phonological awareness of all participants. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201661640 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4515 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu | |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Dificuldade de Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Metodologia Multissensorial; | pt_PT |
dc.subject | Reading | pt_PT |
dc.subject | Learning Disabilities | pt_PT |
dc.subject | Multisensory Methodology | pt_PT |
dc.subject | Writing | pt_PT |
dc.title | Método multissensorial para a aprendizagem da leitura e escrita em crianças com perturbações neurodesenvolvimentais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Projeto mestrado - Catarina Santos - CD.pdf
- Size:
- 3.93 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: