Repository logo
 
Publication

Retórica, ideologia e (i)literacia da imagem

dc.contributor.authorBarroso, Paulo
dc.date.accessioned2020-09-07T10:06:17Z
dc.date.available2020-09-07T10:06:17Z
dc.date.issued2020-06
dc.description.abstractA publicidade impõe modos de ver, pensar, sentir e agir; conduz os públicos-alvo a agirem sem estes se aperceberem; cria um imaginário social ideal de “mundo perfeito” ou de “final feliz” para as necessidades e problemas quotidianos dos consumidores. Fá-lo formulando uma proposta para um bem coletivo e ideal. Através de uma abordagem teórica e uma estratégia de análise crítica com exemplos, pretende-se relacionar a retórica, a ideologia e a literacia da imagem publicitária, explorando os modos subentendidos do dito/não-dito nas mensagens. O objetivo é reconhecer a dialética linguística entre as linhas interpretativas dos sentidos produzidos e recebidos. Conclui-se que a publicidade é cada vez mais multiforme, omnipresente, sedutora e persuasiva (i.e. socialmente influente), pelo que é importante compreender os elementos de significação (explícita ou implícita) e os correspondentes processos e mecanismos de produção de efeitos de sentido. Este artigo assume-se como um contributo para este desiderato de literacia da publicidade.pt_PT
dc.description.abstractAdvertising imposes ways of seeing, thinking, feeling and acting; it leads their targets to act without them noticing; it creates an ideal social imaginary of a “perfect world” or “happy ending” for the daily needs and problems of consumers. It does this by formulating a proposal for a collective and ideal good. Through a theoretical approach and a strategy of critical analysis with examples, it is intended to relate the rhetoric, ideology and literacy of advertising image, exploring the implied modes of said / unsaid messages. The aim is to recognize the linguistic dialectic between the interpretative lines of the senses produced and received. This article concludes that advertising is increasingly multiform, omnipresent, seductive and persuasive (i.e. socially influential), so it is important to understand the (explicit or implicit) elements of meaning and the corresponding processes and mechanisms of producing meaning effects. This article is a contribution to this advertising literacy desideratum.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarroso, Paulo M. (2020). Retórica, ideologia e (i)literacia da imagem, in R. B. Simões, M. B. Marques & J. Figueira (eds.), Media, Informação e Literacia – Rumos e perspetivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 485-507.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/978-989-26-1891-3pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-26-1890-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6352
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapt_PT
dc.subjectIdeologiapt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectRetóricapt_PT
dc.titleRetórica, ideologia e (i)literacia da imagempt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage507pt_PT
oaire.citation.startPage485pt_PT
oaire.citation.titleMedia, Informação e Literacia – Rumos e perspetivas.pt_PT
person.familyNameBarroso
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-id5118-DF80-195D
person.identifier.orcid0000-0001-7638-5064
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd201ccb0-30c4-4030-8e57-fc3afd20327e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd201ccb0-30c4-4030-8e57-fc3afd20327e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Paulo Barroso - Retórica Ideologia e iliteracia da imagem.pdf
Size:
309.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format