Browsing by Issue Date, starting with "2020-06"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de AdministraçãoPublication . Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Antunes, Sandra Maria GouveiaAs exigências do mundo do trabalho e a uniformização a que assistimos no espaço comunitário europeu, ao nível do Ensino superior, têm exigido que os curricula sejam desenhados e pensados de acordo com as competências que os alunos têm de alcançar. O presente trabalho procura analisar a forma como as competências e objetivos são consolidados durante o estágio realizado no sexto semestre da licenciatura de Secretariado de Administração. Além da pesquisa exploratória e bibliográfica, foi utilizado o método de estudo de caso, com base em todos os relatórios de estágio realizados e apresentados pelos alunos (estudo de multicasos), entre 2012 e 2018, com o objetivo de identificar quais as competências mais solicitadas pelas entidades de acolhimento e aquelas que têm sido mais trabalhadas pelos alunos.
- Occupationally Acquired Q Fever in Shepherds and Sheep Milk CheesemakersPublication . Cruz, Rita; Santos, Carla; Esteves, Fernando; Ferreira, Ana Sofia; Nóbrega, Carmen; Mega, Cristina; Albuquerque, Carlos; Teixeira-de-Lemos, Edite; Coelho, Ana Cláudia; Vala, Helena; Mesquita, JoãoQ fever is a zoonosis caused byCoxiella burnetii, and transmission to humans is often associatedwith contact with ovine and caprine livestock. Those exposed to sheep are particularly at high risk of infection.Recent studies show that Q fever is increasing in sheep farms in Portugal raising alerts on spillover to humans.We detected anti-C. burnetiiIgG in shepherds and sheep milk cheesemakers (27 [28.1%] in a total of 96; 95%confidence interval [CI] 19.4–38.2%) and in controls (21 [8.1%] in a total of 260; 95% CI 5.1–12.1%), pointingto an increased risk ofC. burnetiiinfection (P= 0.0001), with an odds ratio foranti-C. burnetiiof 4.45 (95% CI2.4–8.4%;P= 0.0001), in individuals with occupational contact with sheep in Portugal.
- Retórica, ideologia e (i)literacia da imagemPublication . Barroso, PauloA publicidade impõe modos de ver, pensar, sentir e agir; conduz os públicos-alvo a agirem sem estes se aperceberem; cria um imaginário social ideal de “mundo perfeito” ou de “final feliz” para as necessidades e problemas quotidianos dos consumidores. Fá-lo formulando uma proposta para um bem coletivo e ideal. Através de uma abordagem teórica e uma estratégia de análise crítica com exemplos, pretende-se relacionar a retórica, a ideologia e a literacia da imagem publicitária, explorando os modos subentendidos do dito/não-dito nas mensagens. O objetivo é reconhecer a dialética linguística entre as linhas interpretativas dos sentidos produzidos e recebidos. Conclui-se que a publicidade é cada vez mais multiforme, omnipresente, sedutora e persuasiva (i.e. socialmente influente), pelo que é importante compreender os elementos de significação (explícita ou implícita) e os correspondentes processos e mecanismos de produção de efeitos de sentido. Este artigo assume-se como um contributo para este desiderato de literacia da publicidade.
- Reler a educação para o desenvolvimento em Histórias da minha ruaPublication . Silva, Ana Isabel; Melão, DulceEste artigo é norteado pelo objetivo de refletir sobre modos de olhar a educação para o desenvolvimento no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como fios condutores itinerários de exploração de duas histórias de Maria Cecília Correia, integrando o livro Histórias da minha rua, ilustrado por Maria Keil. O referencial teórico do artigo centra-se no papel atual da literatura para a infância na educação para o desenvolvimento, em diálogo com a motivação para a leitura, encarada enquanto um dos seus objetivos fundamentais. No que respeita à metodologia, optou-se por efetuar a análise das linhas temáticas que emergem das duas histórias, fazendo sobressair a multiplicidade de matizes que se reencontram na educação para o desenvolvimento. Da análise decorre um conjunto de atividades propostas para sua implementação em contexto de sala de aula e/ou em outros contextos que se entendam adequados aos interesses das crianças. Conclui-se que o caráter inovador das histórias de Maria Cecília Correia se reveste de muita importância, nomeadamente quando estas são lidas à luz de uma contemporaneidade que se tece de desafios que nos implicam na atual demanda de modos de estar na Educação enquanto elos de sustentabilidade de uma cidadania global responsável. Nesse sentido, a formação de professores deverá rever-se em tal objetivo, assumindo a sua crescente multidimensionalidade e acolhendo a literatura para a infância enquanto um dos seus caminhos de partilhas em comum.
- Articulando o português e a matemática através da literatura para a infânciaPublication . Menezes, Luís; Melão, DulceEste estudo assenta numa experiência de ensino realizada no âmbito da formação inicial de professores, no 1.º ano do mestrado profissionalizante, na unidade curricular (UC) “Linguagens e Representações em Português e Matemática” (LRPM). Esta UC, da área da docência Português e Matemática, funciona em articulação e está fundada em duas ideias fortes: (i) a análise e conceção de episódios de ensino de natureza problemática constitui uma forma poderosa de conduzir os futuros professores a construir o seu conhecimento pedagógico de conteúdo para ensinar; e (ii) a literatura para a infância constitui um contexto favorável à aprendizagem articulada de Português e de Matemática. Estas ideias levaram-nos a desenhar uma experiência de ensino em que se recorreu a três livros-álbum com potencial didático. Em todos os episódios, foi proposto aos formandos o roteiro seguinte:(1) analise o episódio e explique como daria continuidade à discussão; (2) tendo como base o episódio apresentado, identifique e aprofunde os conceitos envolvidos e repense a sua continuidade; e (3) compare as duas propostas. A partir desta experiência de ensino, procuramos compreender: (i) como os futuros professores desenvolvem o seu conhecimento pedagógico de conteúdo de Matemática e de Português; (ii) como integram e valorizam a literatura para a infância na construção do seu conhecimento. Utilizando uma metodologia qualitativa e interpretativa, recolhemos dados dos trabalhos escritos dos formandos, organizados em pequenos grupos, nos episódios desenvolvidos. Os resultados mostram que os futuros professores desenvolvem o seu conhecimento para ensinar Matemática e Português e valorizam a literatura para a infância como suporte dessa aprendizagem, reencontrando, concomitantemente, modos renovados de fruição na leitura.
- Sepulturas escavadas na rocha no concelho de SátãoPublication . Meneses Marques, Jorge Adolfo; Baptista, HugoAs sepulturas escavadas na rocha constituem um dos mais significativos vestígios arqueológicos do período altomedieval na Península Ibérica. Na região de Viseu, identificaram-se, ao longo dos anos, aproximadamente duas centenas de locais com cerca de seiscentos túmulos rupestres. A atualização da carta arqueológica do concelho de Sátão permitiu reconhecer várias estações inéditas com este tipo de arca feral, atribuíveis a um período que precedeu a territorialização paroquial resultante da reforma gregoriana do século XI.
- Digital literacy in the multimedia age: the culture after the digitalPublication . Barroso, PauloIn the 1960s, McLuhan warned early on that the trend of mass societies to become a “global village” due to the development and impact of new technological means of information and communication. Today, the effects of the media are gradually being felt, as technology dominates the daily uses of the media and the social practices of communication and information and, therefore, requires a constant requalification of literacy, which is as diverse the media themselves. Therefore, it is pertinent to understand the renewed demands of literacy and the technological effects of the media on audiences. Based on McLuhan’s theses on the mass media and their technological effects, a critical strategy and a theoretical-conceptual approach are followed. The objective is to problematize and discuss the role of digital media and its effects on literacy. Do mass societies and cultures, resulting from the profound transformations of globalization, make citizens more informed, enlightened, literate, demanding and committed to the “common good”? Do we communicate more and better in the current golden age of technology and digital communication? Is there media literacy for audiences to discern what is true and what is false in the content transmitted by the media?
- A Tablodização nos jornais generalistas portuguesesPublication . Martins, JoanaIntrodução: O fenómeno da tabloidização dos media, assente no predomínio de conteúdos leves, domínio do visual e hiperconcorrência tem uma expressão mais acentuada face às pressões comerciais que cercam o setor dos meios de comunicação social. Objetivos: Avaliar as capas dos quatro jornais diários generalistas portugueses durante um ano, de modo a compreender se as caraterísticas formais da tabloidização têm expressão nestes periódicos. Métodos: Através de uma análise direta de 54 capas de cada diário, e com base no esquema proposto por Colin Sparks (2000), quantificámos o número de destaques e de imagens nas primeiras páginas e categorizámos esses destaques face ao enfoque (público ou privado) e face à temática (leves ou sérias). Resultados: Concluímos que o Correio da Manhã e o Jornal de Notícias são os títulos de imprensa onde as caraterísticas do fenómeno da tabloidização são mais visíveis. Em sentido contrário, o Jornal i e o Público são os diários que apresentam menos indícios de tabloidização. Conclusões: A tabloidização está presente de forma mais visível nos dois jornais diários generalistas que são líderes de mercado, o que vai ao encontro da corrente que defende que o tratamento jornalístico de temáticas mais leves pode ser uma forma de contornar a crise dos media.
- Narratives about experiences and reflections around same-sex parenting: A portuguese studyPublication . Xavier, Paula; Alberto, Isabel; Mendes, FranciscoIntrodução: Em Portugal, apesar das recentes transformações ao nível legal, continuam a verificar-se dificuldades no reconhecimento social da homoparentalidade. Além disso, a pesquisa nesta área está ainda em processo de afirmação, tendo-se focado essencialmente na análise das atitudes da sociedade, sendo fundamental conhecer e compreender a perspetiva das próprias famílias. Objetivos: Identificar perspetivas e experiências em torno da homoparentalidade. Métodos: Foram realizadas entrevistas a sete mulheres lésbicas e um homem gay que tiveram filhos no contexto de uma relação heterossexual anterior (n = 2) ou de uma relação anterior/atual com uma pessoa do mesmo sexo (n = 6). As narrativas foram analisadas de acordo com os procedimentos da Análise Interpretativa Fenomenológica. Resultados: Da análise emergiu uma perspetiva de responsabilidade acrescida no exercício da parentalidade, traduzida na reflexão e gestão dos desafios externos, designadamente ao nível das práticas parentais e das construções de sentido direcionadas para a validação e afirmação da família no contexto social. Conclusões: Os resultados contribuem para a compreensão das vivências da homoparentalidade no contexto português, particularmente os recursos internos e externos que os participantes mobilizam para gerirem as adversidades vividas/antecipadas. São apresentadas implicações para as famílias e para os técnicos que trabalham nesta área de atuação profissional.
- Interações aluno-professor: percepções sobre o feedback pedagógicoPublication . Rocha, JoãoNeste estudo, é problematizada a interação sociocultural, a dialogicidade, a comunicação pedagógica e a função, os tipos e os requisitos do feedback pedagógico. O conceito de feedback pedagógico é compreendido como requisito base para o progresso das aprendizagens dos alunos. Procura-se compreender em que termos o feedback pedagógico é percecionado e entendido pelos professores, conhecer os tipos de feedback pedagógico que são solicitados aos alunos sobre o trabalho do professor, e desenvolver uma compreensão sobre a forma como os alunos são envolvidos nas atividades de sala de aula. Segue-se a linha metodológica do estudo de caso, privilegiando o uso de questionários, aplicados a professores e a alunos, complementado com a análise de alguns documentos escolares. Concludentemente, privilegia-se o feedback de reforço e corretivo, por meio do qual a intervenção do professor se repercute sobre a motivação e disponibilidade do aluno para a atividade e envolvimento ativo em sala de aula.
