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Influência da incapacidade intelectual na articulação verbal em crianças do 1.º ano do 1.º CEB

dc.contributor.authorAlves, Joana
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel
dc.date.accessioned2021-04-28T15:01:47Z
dc.date.available2021-04-28T15:01:47Z
dc.date.issued2021-04
dc.description.abstractA comunicação está na base do desenvolvimento pessoal e social do indivíduo através de um sistema de símbolos, a linguagem, concretizada pelo ato mecânico, a fala. A sua realização compreende um conjunto de características, como a produção e articulação dos fonemas, a ressonância, a prosódia e a voz. Sabe-se que as alterações ou dificuldades na produção de sons, durante o período de desenvolvimento da criança, podem originar alterações no processo comunicativo. A presença de outros défices ao nível das dimensões de desenvolvimento da criança podem potenciar a ocorrência de processos fonológicos na primeira e segunda infância. Neste sentido, considerou-se pertinente concretizar um estudo com vista à comparação e caracterização da articulação verbal em crianças do 1.ºano do 1.ºCEB com e sem incapacidade intelectual. A amostra é constituída por dois grupos, com a totalidade de 40 crianças, das quais 20 crianças com incapacidade intelectual e 20 crianças com um desenvolvimento cognitivo típico. Para avaliar as competências articulatórias da amostra aplica-se o Teste Fonético-Fonológico – Avaliação da Linguagem Pré-escolar (Lousada et al. 2012) aferido e padronizado para o Português Europeu. A priori, aplicar-se-á um breve questionário, com o intuito de recolher dados sociodemográficos e caracterizar os apoios de que as crianças beneficiam. Dos resultados e conclusões do presente estudo pretende-se contribuir para uma intervenção focada e especializada ao nível da articulação verbal fundamentada na hierarquia dos traços distintivos, ampliando o sistema fonético e fonológico das crianças com incapacidade intelectual. Salienta-se, ainda, a importância da prevenção dos problemas de desenvolvimento, minimizando os efeitos vinculados a uma maior participação social e escolar destas crianças.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlves, J. & Silva, A.I. (2021).INFLUÊNCIA DA INCAPACIDADE INTELECTUAL NA ARTICULAÇÃO VERBAL EM CRIANÇAS DO 1.ºA NO DO 1.º CEB. In Livro de Resumos V ENJIE, (pp.371-372). Aveiro: UA.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6738
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_PT
dc.subjectArticulação verbalpt_PT
dc.subjectPerturbação dos sons da falapt_PT
dc.titleInfluência da incapacidade intelectual na articulação verbal em crianças do 1.º ano do 1.º CEBpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiro (on line)pt_PT
oaire.citation.endPage372pt_PT
oaire.citation.issue1.ªpt_PT
oaire.citation.startPage371pt_PT
oaire.citation.titleV ENJIEpt_PT
person.familyNameSilva
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id7619-AD86-DEE0
person.identifier.orcid0000-0002-5751-3902
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55
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