Publication
Influência da incapacidade intelectual na articulação verbal em crianças do 1.º ano do 1.º CEB
dc.contributor.author | Alves, Joana | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Isabel | |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T15:01:47Z | |
dc.date.available | 2021-04-28T15:01:47Z | |
dc.date.issued | 2021-04 | |
dc.description.abstract | A comunicação está na base do desenvolvimento pessoal e social do indivíduo através de um sistema de símbolos, a linguagem, concretizada pelo ato mecânico, a fala. A sua realização compreende um conjunto de características, como a produção e articulação dos fonemas, a ressonância, a prosódia e a voz. Sabe-se que as alterações ou dificuldades na produção de sons, durante o período de desenvolvimento da criança, podem originar alterações no processo comunicativo. A presença de outros défices ao nível das dimensões de desenvolvimento da criança podem potenciar a ocorrência de processos fonológicos na primeira e segunda infância. Neste sentido, considerou-se pertinente concretizar um estudo com vista à comparação e caracterização da articulação verbal em crianças do 1.ºano do 1.ºCEB com e sem incapacidade intelectual. A amostra é constituída por dois grupos, com a totalidade de 40 crianças, das quais 20 crianças com incapacidade intelectual e 20 crianças com um desenvolvimento cognitivo típico. Para avaliar as competências articulatórias da amostra aplica-se o Teste Fonético-Fonológico – Avaliação da Linguagem Pré-escolar (Lousada et al. 2012) aferido e padronizado para o Português Europeu. A priori, aplicar-se-á um breve questionário, com o intuito de recolher dados sociodemográficos e caracterizar os apoios de que as crianças beneficiam. Dos resultados e conclusões do presente estudo pretende-se contribuir para uma intervenção focada e especializada ao nível da articulação verbal fundamentada na hierarquia dos traços distintivos, ampliando o sistema fonético e fonológico das crianças com incapacidade intelectual. Salienta-se, ainda, a importância da prevenção dos problemas de desenvolvimento, minimizando os efeitos vinculados a uma maior participação social e escolar destas crianças. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Alves, J. & Silva, A.I. (2021).INFLUÊNCIA DA INCAPACIDADE INTELECTUAL NA ARTICULAÇÃO VERBAL EM CRIANÇAS DO 1.ºA NO DO 1.º CEB. In Livro de Resumos V ENJIE, (pp.371-372). Aveiro: UA. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6738 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.subject | Incapacidade intelectual | pt_PT |
dc.subject | Articulação verbal | pt_PT |
dc.subject | Perturbação dos sons da fala | pt_PT |
dc.title | Influência da incapacidade intelectual na articulação verbal em crianças do 1.º ano do 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro (on line) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 372 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1.ª | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 371 | pt_PT |
oaire.citation.title | V ENJIE | pt_PT |
person.familyName | Silva | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 7619-AD86-DEE0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5751-3902 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 2021_Alves&Silva_Livro de resumos.pdf
- Size:
- 596.8 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format