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A contabilidade de gestão na administração pública e o modelo ABC - Ferramenta de gestão aplicada a uma escola secundária

dc.contributor.advisorMartins, Isabel Maria Loureiro Pais Esteves
dc.contributor.authorOliveira, Maria Isabel da Luz Pereira
dc.date.accessioned2013-06-05T08:35:45Z
dc.date.available2013-06-05T08:35:45Z
dc.date.issued2012-11
dc.descriptionMestrado em Finanças Empresariaispor
dc.description.abstractA gestão dos organismos públicos tem evoluído nos últimos tempos através de um processo de reforma, a reforma da administração financeira do estado (RAFE). Passouse de um modelo de gestão tradicional, de administração burocrática, controlado pelo poder político, hierarquizado, onde os funcionários eram neutrais, apenas implementavam as políticas definidas pelo poder central, para um modelo baseado nos princípios da Nova Gestão Pública (New Public Management), aproximando-se dos modelos de gestão do setor privado. Neste sentido, produziu-se e publicou-se legislação onde se reconhece a necessidade de eficiência, eficácia e economia na gestão dos recursos públicos, levando a um aumento gradual dos níveis de exigência do ponto de vista da eficiência pública e da racionalidade da gestão dos recursos nos organismos públicos. Estes aspetos conseguem-se através da introdução de técnicas de gestão, consagradas em alguns documentos emanados do processo de reforma em curso. Destaca-se o plano oficial de contabilidade para o setor da educação (POC –educação) em cujo âmbito está a obrigatoriedade de utilização da contabilidade de gestão, com a possibilidade de aplicação do sistema de custeio baseado nas atividades (ABC). O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um processo de custeio, através do modelo ABC, para a escola secundária Emídio de Navarro. O estudo de caso apresentado, consiste em elaborar um modelo ABC para a referida escola. Este objetivo consegue-se, utilizando uma premissa importante deste modelo que consiste em considerar o facto dos produtos/serviços consumirem atividades e as atividades consumirem recursos e que estes, quando indiretos, são imputados através de diversos cost drivers devidamente definidos.por
dc.description.abstractABSTRACT: The management of public agencies has evolved over time through a process of reform, the Reform of State Financial Administration (RAFE). A model of traditional management, of bureaucratic administration, controlled by political, hierarchical power, where employees were neutral, only implementing the policies set by central government, has been replaced by a model based on the principles of New Public Management (New Public Management), the latter of which is close to the models of management in use in the private sector. In this sense, legislation was produced and published, acknowledging the need for efficiency, effectiveness and capacity to save, inasmuch as the management of public resources is concerned, which has led to a gradual increase of the levels of demand in terms of public efficiency and of a rational managing of resources within public organizations. These aspects are achieved through the introduction of management techniques, dealt with in some documents, stemming from the ongoing reform process. Noteworthy is the Official Accountancy Plan for the education sector (POC - Education) that enables public schools to equip themselves with these mechanisms, allowing for a proper management, suitable to the new demands. In this context, it is compulsory to use management accountancy, with the possibility of implementing the System of Activity Based Costing (ABC). The study aims to develop a costing process for a secondary school, by means of the ABC model. The case study presented consists in developing an ABC model for that school. This goal is achieved by relying on an important premise of this model which implies that one takes it for a fact that the products / services consume activities and activities consume resources and that these, when indirect, are assigned through various cost drivers properly defined.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1714
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseupor
dc.subjectAdministração Públicapor
dc.subjectSetor da Educaçãopor
dc.subjectPOC – educaçãopor
dc.subjectModelo ABCpor
dc.titleA contabilidade de gestão na administração pública e o modelo ABC - Ferramenta de gestão aplicada a uma escola secundáriapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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