Repository logo
 
Publication

Prática de ensino supervisionada e a abordagem interdisciplinar da educação sexual no 1º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.advisorRocha, Joao Manuel De Oliveira
dc.contributor.authorMarques, Carla Sofia Rodrigues
dc.date.accessioned2017-03-28T15:45:53Z
dc.date.available2018-05-24T00:30:11Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio visa dois objetivos essenciais: proceder a uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o segundo e o terceiro semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, também, verificar se a prática pedagógica interdisciplinar é facilitadora das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no que se refere à temática da Educação Sexual. Para o alcance do primeiro objetivo, recorremos a materiais por nós elaborados ao longo dos estágios, a autores de referência e à legislação em vigor, com o intuito de refletirmos sobre as nossas práticas. Para alcançar o segundo objetivo, recorremos a autores de referência, nomeadamente ao nível da conceptualização da relevância da interdisciplinaridade na Educação Sexual. Em termos empíricos, realizámos uma investigação sobre a própria prática, de caráter qualitativo, com recurso ao inquérito por questionário e à observação naturalista. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado no local de estágio, a alunos de uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo. Os dados obtidos permitem concluir que a abordagem interdisciplinar da Educação Sexual promove as aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em concordância com documentos de referência que defendem essa prática pedagógica como sendo facilitadora. O Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, emanado pelo Ministério da Educação (2004) defende a ideia de que os alunos se apercebem da realidade como sendo globalizante, assumindo assim a importância da prática pedagógica interdisciplinar. Comparando os dados obtidos no pré-teste e no pós-teste, verificamos uma mudança nos conhecimentos prévios dos alunos, o que evidencia que esta prática foi facilitadora das aprendizagens e que os alunos ficaram mais esclarecidos acerca da temática da Educação Sexual.pt_PT
dc.description.abstractThis final internship report has two essential points to be highlighted: a critical reflection on the Supervised Teaching Practice held during the second and third semesters of the master’s degree in Preschool Education and Teaching in the Primary Education and also to verify whether the interdisciplinary teaching practice is a facilitator of learning in elementary schools, particularly with regard to the issue of Sexual Education. To achieve the first goal, we used the materials we developed during the internships, reference authors and legislation, in order to reflect on our practices. To achieve the second objective, we used the reference authors, particularly in terms of understanding the relevance of interdisciplinarity in Sexual Education. Empirically, we conducted a qualitative research on the practice itself, using the questionnaire survey and the naturalistic observation. The instrument, developed for the purpose was applied in the internship school, to students a 2nd year class of elementary school. The data obtained allow us to conclude that the interdisciplinary approach to Sexual Education is a facilitator of learning in elementary school, in agreement with the reference documents that hold this pedagogical practice as a facilitator. The elementary school program, emanated by the Ministry of Education (2004), supports the idea that students should be aware of reality as globalizing, thus taking on the importance of interdisciplinary teaching practice. Comparing the data obtained in the pre-test and post-test, we found change in the students previous ideas, which shows that this practice was a facilitator of learning and that students were more knowledgeable about the Sexual Education theme.pt_PT
dc.identifier.tid201237172pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4543
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectEducação Sexualpt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectPrimary Educationpt_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectSexual Educationpt_PT
dc.subjectSupervised Teaching Practicept_PT
dc.titlePrática de ensino supervisionada e a abordagem interdisciplinar da educação sexual no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CarlaSofiaMarques.pdf
Size:
7.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: