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Ensino Superior e diplomas: contornos regionais de acesso e preparação para o trabalho

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A crescente falta de linearidade entre o sistema de formação a nível superior e as características e necessidades evidenciadas pelo mercado de trabalho têm vindo a aprofundar-se em Portugal, revelando novos desfasamentos, à medida que se assiste ao multiplicar de novas “ofertas” formativas a nível superior e se verifica uma crescente instabilidade ao nível da oferta de emprego, transformando o processo de transição para o trabalho, por parte dos diplomados do Ensino Superior, num processo cada vez mais complexo e instável. Este movimento leva a que o acesso a este nível de ensino e a preparação para o trabalho, ainda durante o período de formação, representem posturas de inequívoca pertinência e reveladoras do grau de consciência individual por parte dos jovens face aos desafios da concorrência laboral bem como a sua ligação com a área científica frequentada. Pretende-se primeiramente analisar as particularidades e motivações de acesso por parte dos finalistas 2005/06 do Instituto Politécnico de Viseu, tendo presente o contexto social, geográfico e institucional, e em seguida verificar que tipo de representações e posturas os finalistas exteriorizam face ao acesso, formação, diploma e futuro laboral.

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Keywords

Transição para o trabalho Sistema Binário Origem Social Procura Regional da Educação

Citation

SOUSA, Luís Nuno, (2010), “Ensino Superior e diplomas: contornos regionais de acesso e preparação para o trabalho”, In: MARQUES; ALVES, (Org.), Inserção Profissional de Graduados em Portugal - (Re)configurações Teóricas e Empíricas, V.N. Famalicão, Húmus.

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