Repository logo
 
Publication

O perfil sociodemográfico e académico dos estudantes de enfermagem e o bem estar

dc.contributor.authorChaves, Cláudia
dc.contributor.authorNelas, Paula
dc.contributor.authorCruz, Carla
dc.contributor.authorCoutinho, Emília
dc.contributor.authorAmaral, Odete
dc.date.accessioned2016-04-11T08:24:36Z
dc.date.available2016-04-11T08:24:36Z
dc.date.issued2016-02-15
dc.description.abstractEnquadramento: Vários fatores podem influenciar o bem-estar subjetivo dos estudantes de enfermagem, desde a motivação, a separação da família e amigos, autonomia na aprendizagem, assim como as perspetivas profissionais futuras. Objetivo: identificar as variáveis sociodemográficas e académicas que interferem no bem-estar subjetivo dos estudantes de enfermagem. Participantes: amostra não probabilística por conveniência de 404 estudantes de enfermagem, predominantemente feminina (87.4%), com idades compreendidas entre os 18-24 anos. Prevalecem os estudantes do 4º ano (37.4%). Métodos: Estudo descritivo-correlacional e analítico. Utilizou-se questionário com caracterização sociodemográfica e académica e a Escala de afetos positivos e negativos (PANAS). Resultados: os homens revelam mais afetos positivos e as mulheres mais afetos negativos; os estudantes mais novos, residentes em meio rural, a coabitar com a família, no 3º ano, com atividade remunerada, sem estatuto de bolseiro, apresentam mais afetos positivos. Conclusão: Os resultados apontam para diferenças de género na perceção do bem estar assim como influência do grupo etário, zona de residência, coabitação e ano académico no bem estar subjetivo nos estudantes de enfermagem.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT Socio-demographic and academic profile of nursing students and well-being Background: Several factors can influence the subjective well-being of nursing students, since the motivation, the separation from family and friends, autonomy in learning, as well as the prospects future professionals Goal: identify the sociodemographic and academic variables that interfere in subjective wellbeing of nursing students; Participants: a non-probability sample of 404 nursing students, predominantly female (87.4%), aged 18-24 years. Prevalence students of the 4th year (37.4%). Method: Descriptive, correlational and analytical study. We used the questionnaire with sociodemographic and academic characteristics and the scale of positive and negative affect (PANAS). Findings: men showed more positive affect and negative affects women more; younger students, residents in rural areas, live with the family in the 3rd year, with paid work without fellow status, have more affection positive. Conclusion: The results point to gender differences in the perception of well-being as well as the influence of age group, area of residence, cohabitation and academic year in subjective well-being of nursing students. Key-words: Nursing students; subjective well-being.pt_PT
dc.identifier.citationChaves, C., Nelas, P., Cruz, C., Coutinho, E., & Amaral, O. (2016). O perfil sociodemográfico e académico dos estudantes de enfermagem e o bem estar. International Journal of Developmental and Educational Psychology / INFAD Revista de Psicología, 2(1), 123-132.pt_PT
dc.identifier.issn0214-9877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3152
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAsociación Internacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia y de la Adolescencia, Mayores y Discapacidad (INFAD de Psicología)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://infad.eu/RevistaINFAD/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_PT
dc.subjectBem-estar subjetivopt_PT
dc.subjectNursing studentspt_PT
dc.subjectsubjective well-beingpt_PT
dc.titleO perfil sociodemográfico e académico dos estudantes de enfermagem e o bem estarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage132pt_PT
oaire.citation.startPage123pt_PT
oaire.citation.titleInternational Journal of Developmental and Educational Psychology = INFAD: Revista de Psicologíapt_PT
oaire.citation.volume2(1)pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2016_O perfil sociodemográfico e académico.pdf
Size:
81.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: