Publication
O perfil sociodemográfico e académico dos estudantes de enfermagem e o bem estar
dc.contributor.author | Chaves, Cláudia | |
dc.contributor.author | Nelas, Paula | |
dc.contributor.author | Cruz, Carla | |
dc.contributor.author | Coutinho, Emília | |
dc.contributor.author | Amaral, Odete | |
dc.date.accessioned | 2016-04-11T08:24:36Z | |
dc.date.available | 2016-04-11T08:24:36Z | |
dc.date.issued | 2016-02-15 | |
dc.description.abstract | Enquadramento: Vários fatores podem influenciar o bem-estar subjetivo dos estudantes de enfermagem, desde a motivação, a separação da família e amigos, autonomia na aprendizagem, assim como as perspetivas profissionais futuras. Objetivo: identificar as variáveis sociodemográficas e académicas que interferem no bem-estar subjetivo dos estudantes de enfermagem. Participantes: amostra não probabilística por conveniência de 404 estudantes de enfermagem, predominantemente feminina (87.4%), com idades compreendidas entre os 18-24 anos. Prevalecem os estudantes do 4º ano (37.4%). Métodos: Estudo descritivo-correlacional e analítico. Utilizou-se questionário com caracterização sociodemográfica e académica e a Escala de afetos positivos e negativos (PANAS). Resultados: os homens revelam mais afetos positivos e as mulheres mais afetos negativos; os estudantes mais novos, residentes em meio rural, a coabitar com a família, no 3º ano, com atividade remunerada, sem estatuto de bolseiro, apresentam mais afetos positivos. Conclusão: Os resultados apontam para diferenças de género na perceção do bem estar assim como influência do grupo etário, zona de residência, coabitação e ano académico no bem estar subjetivo nos estudantes de enfermagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT Socio-demographic and academic profile of nursing students and well-being Background: Several factors can influence the subjective well-being of nursing students, since the motivation, the separation from family and friends, autonomy in learning, as well as the prospects future professionals Goal: identify the sociodemographic and academic variables that interfere in subjective wellbeing of nursing students; Participants: a non-probability sample of 404 nursing students, predominantly female (87.4%), aged 18-24 years. Prevalence students of the 4th year (37.4%). Method: Descriptive, correlational and analytical study. We used the questionnaire with sociodemographic and academic characteristics and the scale of positive and negative affect (PANAS). Findings: men showed more positive affect and negative affects women more; younger students, residents in rural areas, live with the family in the 3rd year, with paid work without fellow status, have more affection positive. Conclusion: The results point to gender differences in the perception of well-being as well as the influence of age group, area of residence, cohabitation and academic year in subjective well-being of nursing students. Key-words: Nursing students; subjective well-being. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Chaves, C., Nelas, P., Cruz, C., Coutinho, E., & Amaral, O. (2016). O perfil sociodemográfico e académico dos estudantes de enfermagem e o bem estar. International Journal of Developmental and Educational Psychology / INFAD Revista de Psicología, 2(1), 123-132. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0214-9877 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/3152 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Asociación Internacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia y de la Adolescencia, Mayores y Discapacidad (INFAD de Psicología) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://infad.eu/RevistaINFAD/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar subjetivo | pt_PT |
dc.subject | Nursing students | pt_PT |
dc.subject | subjective well-being | pt_PT |
dc.title | O perfil sociodemográfico e académico dos estudantes de enfermagem e o bem estar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 132 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 123 | pt_PT |
oaire.citation.title | International Journal of Developmental and Educational Psychology = INFAD: Revista de Psicología | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2(1) | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 2016_O perfil sociodemográfico e académico.pdf
- Size:
- 81.76 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: