Publication
Escola e práticas organizacionais: estudo dos processos de articulação do trabalho docente numa escola privada
dc.contributor.author | Rocha, João | |
dc.contributor.author | Ramalho, Henrique | |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T16:47:30Z | |
dc.date.available | 2022-02-24T16:47:30Z | |
dc.date.issued | 2022-01-26 | |
dc.date.updated | 2022-02-24T16:23:19Z | |
dc.description.abstract | O presente texto patenteia os resultados de uma investigação aplicada no âmbito organizacional de uma escola privada do distrito de Viseu, reportando-se ao trabalho organizacional desenvolvido pelos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) que aí exerciam a sua atividade profissional. Os principais procedimentos metodológicos contemplaram a entrevista exploratória semiestruturada, a observação direta não participante e a análise documental. O principal objetivo da investigação reportou-se à identificação de indicadores, no sentido de incrementar procedimentos organizacionais que viessem a promover, quer uma melhor articulação entre a ação dos atores organizacionais, a comunidade e a gestão educativa, quer condições facilitadoras da melhoria dos resultados escolares dos alunos. As principais conclusões apontam para a necessidade de: i) concretizar métodos e procedimentos promotores de uma mais substancial articulação do trabalho educativo, envolvendo, diretamente, as lideranças (de topo e intermédias) e os professores; ii) incrementar práticas de planificação a longo, a médio e a curto prazo, que viabilizem e justifiquem a colaboração e a cooperação articuladas ente os diferentes atores, seja numa perspetiva de trabalho de lecionação, seja no que concerne aos processos de tomada de decisão e planificação do trabalho escolar ocorrido no contexto organizacional em análise; iii) rever e atualizar, ainda que de forma flexível, o referencial normativo e programático, que deverá orientar as práticas dos atores/órgãos envolvidos na definição, planificação, orientação e supervisão do trabalho escolar realizado. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8272-41-6 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-2644386 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7114 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | AFIRSE Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | Escola privad | pt_PT |
dc.subject | Ação organizacional | pt_PT |
dc.subject | Articulação do trabalho docente | pt_PT |
dc.title | Escola e práticas organizacionais: estudo dos processos de articulação do trabalho docente numa escola privada | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 585 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 575 | pt_PT |
oaire.citation.title | XXVIII Colóquio AFIRSE Portugal "Educação e Idades da Vida - Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea" | pt_PT |
person.familyName | Rocha | |
person.familyName | Ramalho | |
person.givenName | João | |
person.givenName | Henrique | |
person.identifier.ciencia-id | F214-E725-4B51 | |
person.identifier.ciencia-id | 6E1E-CADF-B228 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0454-5038 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5512-1278 | |
rcaap.cv.cienciaid | F214-E725-4B51 | João Rocha | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472 | |
relation.isAuthorOfPublication | 94aefd2d-6694-4c6c-b672-d451f8683ccd | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472 |