Repository logo
 
Publication

Escola e práticas organizacionais: estudo dos processos de articulação do trabalho docente numa escola privada

dc.contributor.authorRocha, João
dc.contributor.authorRamalho, Henrique
dc.date.accessioned2022-02-24T16:47:30Z
dc.date.available2022-02-24T16:47:30Z
dc.date.issued2022-01-26
dc.date.updated2022-02-24T16:23:19Z
dc.description.abstractO presente texto patenteia os resultados de uma investigação aplicada no âmbito organizacional de uma escola privada do distrito de Viseu, reportando-se ao trabalho organizacional desenvolvido pelos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) que aí exerciam a sua atividade profissional. Os principais procedimentos metodológicos contemplaram a entrevista exploratória semiestruturada, a observação direta não participante e a análise documental. O principal objetivo da investigação reportou-se à identificação de indicadores, no sentido de incrementar procedimentos organizacionais que viessem a promover, quer uma melhor articulação entre a ação dos atores organizacionais, a comunidade e a gestão educativa, quer condições facilitadoras da melhoria dos resultados escolares dos alunos. As principais conclusões apontam para a necessidade de: i) concretizar métodos e procedimentos promotores de uma mais substancial articulação do trabalho educativo, envolvendo, diretamente, as lideranças (de topo e intermédias) e os professores; ii) incrementar práticas de planificação a longo, a médio e a curto prazo, que viabilizem e justifiquem a colaboração e a cooperação articuladas ente os diferentes atores, seja numa perspetiva de trabalho de lecionação, seja no que concerne aos processos de tomada de decisão e planificação do trabalho escolar ocorrido no contexto organizacional em análise; iii) rever e atualizar, ainda que de forma flexível, o referencial normativo e programático, que deverá orientar as práticas dos atores/órgãos envolvidos na definição, planificação, orientação e supervisão do trabalho escolar realizado.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-41-6
dc.identifier.slugcv-prod-2644386
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7114
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.subjectEscola privadpt_PT
dc.subjectAção organizacionalpt_PT
dc.subjectArticulação do trabalho docentept_PT
dc.titleEscola e práticas organizacionais: estudo dos processos de articulação do trabalho docente numa escola privadapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage585pt_PT
oaire.citation.startPage575pt_PT
oaire.citation.titleXXVIII Colóquio AFIRSE Portugal "Educação e Idades da Vida - Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea"pt_PT
person.familyNameRocha
person.familyNameRamalho
person.givenNameJoão
person.givenNameHenrique
person.identifier.ciencia-idF214-E725-4B51
person.identifier.ciencia-id6E1E-CADF-B228
person.identifier.orcid0000-0002-0454-5038
person.identifier.orcid0000-0002-5512-1278
rcaap.cv.cienciaidF214-E725-4B51 | João Rocha
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472
relation.isAuthorOfPublication94aefd2d-6694-4c6c-b672-d451f8683ccd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo_AFIRSE_2022.pdf
Size:
353.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: