Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A intervenção do técnico superior de educação social num CAT com crianças e jovens em risco e/ou perigo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Projeto Vanessa FINAL.pdf955.2 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho enquadra-se no Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, e tem como tema “A intervenção do Técnico Superior de Educação Social num CAT com crianças e jovens em risco e/ou perigo.” Neste sentido, desenvolveu-se um estudo de caso que permitiu analisar o papel deste técnico, nomeadamente o seu perfil de funções e competências, explorando ainda as tarefas que pode desempenhar neste contexto do acolhimento residencial no âmbito dos projetos de vida de crianças institucionalizadas e suas famílias. Procuramos também perceber as facilidades e os constrangimentos que podem existir na implementação da intervenção neste contexto, explorando as especificidades do trabalho em equipa multidisciplinar neste âmbito. Para cumprir o objetivo a que nos propusemos, considerámos mais adequado desenvolver a pesquisa no quadro da metodologia qualitativa. A recolha de dados incidiu na realização de entrevistas às profissionais que trabalham num Centro de Acolhimento Temporário da região centro do país, na análise de documental e na observação direta. Os resultados reforçam a importância da intervenção do TSES no CAT, salientando-se a relevância do seu papel quer junto das crianças - nomeadamente em atividades de rotina diária e outras de cariz socioeducativo - quer junto das suas famílias. Espera-se que este trabalho traga novos contributos à construção da identidade deste profissional.
The present work entitled "The intervention of the Senior Social Education Technician in an institution for children and young people at risk and/or danger" is part of the Master in Psychosocial Intervention with Children and Young at Risk. In this sense, a case study was developed exploring the role of the Social Educator, namely its functions and competences, as well as tasks that can be performed in the context of an institution for children and young people at risk and/or danger and their families. This study also aimed to perceive strengths and restrictions that may exist for this professional’s intervention in these contexts, exploring also the multidisciplinary team work in this field. In order to accomplish these objectives, we developed a case study within a qualitative methodology. We collected data interviewing professionals working in an institution for children and young people at risk and/or ganger from the central region of the country, as well as through document analysis and direct observation. The results reinforce the importance of TSES intervention in this context, emphasizing the relevance of its role both in intervention with children - especially in routine daily activities and other socio-educational tasks - and with their families. It is hoped that this work will bring new contributions to the construction of the identity of this professional.

Description

Keywords

Criança em risco Cuidadores Casas de acolhimento Jovens em risco Children/Youth Risk/Danger Temporary Shelters Center Social Educator

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu

CC License