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O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas
dc.contributor.advisor | Morais, Nídia Salomé | |
dc.contributor.author | Almeida, Ema da Costa | |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T10:01:06Z | |
dc.date.available | 2020-07-08T10:01:06Z | |
dc.date.issued | 2020-01-29 | |
dc.description.abstract | Com o passar dos anos torna-se evidente a evolução das redes sociais e o crescimento do número dos seus utilizadores. As organizações já perceberam que o seu público está presente nestas plataformas de comunicação e começam a tirar proveito das mesmas. Neste contexto, também as Instituições de Ensino Superior têm vindo a marcar presença nas redes sociais e a aproveitar assim as suas vantagens para se aproximarem do seu público-alvo, principalmente dos alunos. Assim, o presente estudo visou perceber qual o uso que as Universidades Públicas Portuguesas fazem das redes sociais (Facebook e Instagram) para comunicarem com os novos alunos. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma investigação com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) procedendo-se à observação das páginas do Facebook e do Instagram de todas as Universidades Públicas Portuguesas durante o mês de setembro de 2018. Através da recolha de dados e da análise de variáveis tais como o tema das publicações, o conteúdo partilhado e a interação gerada, foi possível perceber que as universidades utilizam as redes sociais para comunicar com os novos alunos, nomeadamente através do uso de imagens com hiperligação para o próprio website (no Facebook) e de fotografias e vídeos (no Instagram). As publicações focam-se, maioritariamente, nas boas vindas aos novos estudantes, como é o caso da partilha de mensagens de boas vindas dos reitores. | pt_PT |
dc.description.abstract | becomes evident. Organizations have already realized that their audience is present on these communication platforms and are starting to take advantage of them. In this context, Higher Education Institutions have also been present in social networks and thus taking advantage of their advantages to get closer to their target audience, especially students. Thus, the present study aimed to understand the use that Portuguese Public Universities make of social networks (Facebook and Instagram) to communicate with new students. Methodologically, it was decided to conduct a research with a mixed approach (quantitative and qualitative) by proceeding to observe the facebook and Instagram pages of all Portuguese Public Universities during September 2018. Through data collection and by analyzing variables such as the subject of publications, the shared content and the generated interaction, it was possible to realize that universities use social networks to communicate with new students, namely through the use of images linked to their own website ( on Facebook) and photos and videos (on Instagram). Publications focus on their welcome, dean's welcome messages, etc. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202497682 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6323 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | redes sociais | pt_PT |
dc.subject | comunicação | pt_PT |
dc.subject | instituições de ensino superior | pt_PT |
dc.subject | pt_PT | |
dc.subject | pt_PT | |
dc.subject | marketing | pt_PT |
dc.subject | social networks | pt_PT |
dc.subject | communication | pt_PT |
dc.subject | Higher Education Institutions | pt_PT |
dc.subject | pt_PT | |
dc.subject | pt_PT | |
dc.subject | marketing | pt_PT |
dc.title | O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Comunicação Aplicada | pt_PT |
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