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Análise da indisciplina escolar no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
dc.contributor.advisor | Magalhães, Cátia | |
dc.contributor.author | Oliveira, Daniel Medeiros de | |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T14:22:40Z | |
dc.date.available | 2024-06-18T14:22:40Z | |
dc.date.issued | 2024-03-13 | |
dc.description.abstract | A compreensão dos conflitos de socialização na escola é indispensável para a intervenção psicossocial no espaço educativo e uma adequada compreensão da indisciplina escolar desempenha um papel central nesse processo. No entanto, sua importância é frequentemente negligenciada na sua complexidade, o que impede a implementação de estratégias educacionais embasadas em abordagens de caráter pedagógico. Este trabalho de natureza qualitativa, documental e exploratório sobre a compreensão e intervenção na indisciplina escolar em Portugal, enfoca na análise do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), no âmbito das ações de promoção do bem-estar e do desenvolvimento socioemocional nas escolas de ensino básico e secundário. Para efeitos de organização e codificação foram utilizadas as categorias fornecidas pelo esquema da Terceira Geração da Teoria da Atividade e o software MaxQDA Analytics Pro 2022. Os dados foram dispostos em duas classes de documentos: os gerais e os específicos. Em função dos resultados, poder-se-á afirmar que o PNPSE responde aos fenômenos da indisciplina escolar ao focar na prevenção e na compreensão de que as práticas educativas de bem-estar e do desenvolvimento socioemocional não são acessórias ou optativas, mas são fundamentais para a realização do sucesso escolar, além de promover mecanismos de participação democrática, os quais destaca-se dois: os dispositivos de coautoria curricular e a responsabilidade partilhada. Por outro lado, a mudança semântica operada pelo Programa e o paradigma de investimento social de inspiração neoliberal têm dificultado o manejo dos conflitos de socialização escolar. | pt_PT |
dc.description.abstract | Understanding socialization conflicts in school is indispensable for psychosocial intervention in the educational space, and a proper understanding of school indiscipline plays a central role in this process. However, its importance is often overlooked in its complexity, hindering the implementation of educational strategies based on pedagogical approaches. This qualitative, documentary, and exploratory work on understanding and intervening in school indiscipline in Portugal focuses on analyzing the National Program for the Promotion of School Success (PNPSE), within the scope of actions to promote well-being and socio-emotional development in basic and secondary education schools. For organization and coding purposes, the categories provided by the Third Generation Activity Theory framework and the MaxQDA Analytics Pro 2022 software were used. The data were organized into two classes of documents: general and specific. Based on the results, it can be stated that the PNPSE addresses school indiscipline phenomena by focusing on prevention and understanding that well-being and socio-emotional development educational practices are not accessory or optional but fundamental for academic success. It also promotes mechanisms of democratic participation, highlighting two: curriculum co-authorship devices and shared responsibility. However, the semantic shift operated by the Program and the neoliberalinspired social investment paradigm have made it difficult to manage school socialization conflicts | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203650212 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8430 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | indisciplina escolar | pt_PT |
dc.subject | relação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | prevenção | pt_PT |
dc.subject | bem-estar | pt_PT |
dc.subject | desenvolvimento socioemocional | pt_PT |
dc.subject | PNPSE | pt_PT |
dc.subject | school indiscipline | pt_PT |
dc.subject | pedagogical relationship | pt_PT |
dc.subject | prevention | pt_PT |
dc.subject | well-being | pt_PT |
dc.subject | socioemotional development | pt_PT |
dc.subject | PNPSE | pt_PT |
dc.title | Análise da indisciplina escolar no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco | pt_PT |
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