Repository logo
 
Publication

A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais

dc.contributor.advisorFigueiredo, Ana Sofia Lopes
dc.contributor.authorCosta, Sandra Filipa Gomes da
dc.date.accessioned2023-11-14T14:41:44Z
dc.date.available2023-11-14T14:41:44Z
dc.date.issued2023-09-14
dc.description.abstractO professor deve adaptar-se às diferentes realidades que vão surgindo ao longo das gerações. Deve conhecer o aluno, acompanhar os seus interesses e realidades para, desta forma, captar a sua atenção e motivação para aprender. Um aluno motivado é um aluno que aprende. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber a importância das tecnologias, especialmente, nas últimas gerações. Perceber até que ponto os alunos estão “dependentes” das tecnologias para promover a sua aprendizagem. Este projeto encontra-se dividido em três partes: i) Reflexão crítica referente às práticas de ensino supervisionadas, ii) Trabalho de investigação, iii) Projeto e análise de dados, discussão e conclusão. Este projeto contou com a participação de duas turmas de 6º ano, que trabalhou de forma empenhada para a realização do mesmo. O projeto seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa para a obtenção de dados, baseando-se na metodologia investigação-ação. Os resultados mostram que os alunos demonstram mais entusiasmo e empenho quando são utilizados recursos tecnológicos para a execução de atividades, promovendo, assim, a retenção de informação e aprendizagem. Registou-se, ainda, episódios de entreajuda e pesquisa de forma autónoma.pt_PT
dc.description.abstractA teacher must adapt himself to the different realities that emerge over the generations. He must know the student, follow his interests and realities in order to capture his attention and motivation to learn. A motivated student is a student who learns. The main goal of this project is to understand how important technologies are, especially, in the last generations, also to understand how much their learning “depends” on the technologies. This project is presented in three parts: i) Critical reflection regarding surpervised teaching practices, ii) Investigation project, iii) Projetct and data analysis, discussion and conclusion. This project had the participation of two 6th grade classes, who worked hard to carry it out. The project followed a qualitative and quantitative evaluation to obtain data, based on the research-action methodology. The results verify that students show more enthusiasm and commitment when technological resources are used on some activities, promoting their capacity of learning and retain information. There were also situations of self-help and independente research.pt_PT
dc.identifier.tid203386884pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8033
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectgeraçõespt_PT
dc.subjectmotivação e aprendizagempt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectgenerationspt_PT
dc.subjectmotivation and learningpt_PT
dc.titleA Tecnologia e a sua influência nas gerações atuaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
254-Trabalho de projeto-2631-1-4-20231013.pdf
Size:
2.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: