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A pedagogia ideal da aretê na morte de Sócrates
dc.contributor.author | Barroso, Paulo M. | |
dc.date.accessioned | 2018-06-21T13:09:08Z | |
dc.date.available | 2018-06-21T13:09:08Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.date.updated | 2018-06-20T21:15:10Z | |
dc.description.abstract | Este artigo sublinha a importância da aretê como ideal pedagógico e prática cultural na formação do indivíduo. Para isso, reporto-me à cultura clássica e ao legado histórico e referencial que as sociedades contemporâneas e ocidentais podem usufruir. Designadamente a um dos episódios mais marcantes do apogeu da racionalidade na Antiga Grécia: a morte de Sócrates, segundo o Críton de Platão, como pedagogia ideal da aretê. Nesta perspectiva eminentemente teórica, a metodologia que melhor conduz à prossecução do objectivo proposto baseou-se na releitura, análise, compreensão e interpretação de várias obras de referência consideradas indispensáveis para a mencionada temática. Os resultados deste meu artigo reflexivo passam essencialmente pela conclusão de que a aretê serve como ideal pedagógico e prática cultural de um “eu” conforme determinados padrões conceptuais de excelência. Assim, considero que um dos maiores méritos da cultura clássica foi ter percebido que o homem é educável porque, precisamente, é modificável. A possibilidade de modificar o homem faz parte do projecto Paideia, um programa para a perfectibilidade ou excelência. Trata-se de um mérito muito trabalhado, porque o conceito de aretê resume a vida de qualquer homem que procura, durante a sua curta existência, ser melhor não só face ao que foi no dia anterior, como também face aos outros. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Barroso, Paulo M.A pedagogia ideal da aretê na morte de Sócrates, Revista Egitânia Sciencia, 3, 61-74, 2008. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4982 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Aretê | pt_PT |
dc.subject | cultura clássica | pt_PT |
dc.subject | pedagogia | pt_PT |
dc.subject | Platão | pt_PT |
dc.subject | Sócrates | pt_PT |
dc.title | A pedagogia ideal da aretê na morte de Sócrates | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 74 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 61 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Egitânia Sciencia | pt_PT |
oaire.citation.volume | 3 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |