Publication
Avaliação contínua em Tecnologias e Design de Multimédia (Continuous assessment in Multimedia Technologies and Design)
dc.contributor.author | Alves, Valter | |
dc.contributor.author | Sousa, Catarina | |
dc.contributor.author | P. Duarte, Rui | |
dc.contributor.editor | M. P. Figueiredo & A. Franco | en_US |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T12:50:41Z | |
dc.date.available | 2024-10-14T12:50:41Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.date.updated | 2024-09-22T13:43:55Z | |
dc.description.abstract | A licenciatura em Tecnologias e Design de Multimédia1 (TDM) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu, prepara profissionais com competências para desempenhar todo o processo de análise de necessidades na área da multimédia, conceção criativa de soluções, produção dos conteúdos que essas soluções contemplem, e implementação da componente tecnológica, Web ou aplicacional, que as suporte. Tirando partido da oportunidade de restruturar o plano de estudos, na sequência da avaliação externa, repensou-se a organização curricular2 de modo a suportar práticas que se vinha a introduzir na formação e que privilegiam uma abordagem prática, de proximidade entre estudantes e docentes, em que se recorre à avaliação contínua e ao ensino baseado em projeto, com interação entre unidades curriculares (UC), para promover trabalho acompanhado e continuado. Procura-se que os estudantes valorizarem cada semestre como o tempo em que podem desenvolver competências e assistir a resultados pragmáticos da sua aplicação, por oposição, nomeadamente, à ideia de que o período de aulas serve para se ser exposto a conhecimento e que é depois, num momento específico, que se demonstra o que se aprendeu, numa prova em época de exames (ou, ainda mais tarde, já no mercado de trabalho). A restruturação arrancou em 2017/2018 e foi aplicada simultaneamente a todos os anos curriculares. O interesse de docentes e alunos em abraçar as alterações aos conteúdos programáticos e às metodologias de ensino acabou por ter um efeito muito positivo na aceitação das perturbações impostas pela transição e no estado anímico de todos. As várias reuniões de preparação e de balanço, tanto entre docentes como com alunos, permitiram manter o entrosamento e gerir as alterações, com o contributo e compreensão de todos. Neste capítulo, reportamos o que tem sido a nossa experiência na interpretação da avaliação contínua e outros aspetos pedagógicos relacionados. Para contextualização, os autores têm assumido funções de direção do curso e/ou têm sido responsáveis pela relação com as entidades externas que, como exporemos, é um dos alicerces desta formação. Ressalvamos que não é nosso intuito sugerir qualquer tipo de generalização para contextos equiparáveis, mas apenas de partilhar as práticas, sucessos e desafios com que nos temos deparado. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-682-0 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-3480538 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8584 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | avaliação contínua | pt_PT |
dc.subject | Multimédia | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias e Design de Multimédia | pt_PT |
dc.subject | plano de estudo | pt_PT |
dc.title | Avaliação contínua em Tecnologias e Design de Multimédia (Continuous assessment in Multimedia Technologies and Design) | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 224 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 214 | pt_PT |
oaire.citation.title | Pedagogia no ensino superior: concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
person.familyName | Alves | |
person.familyName | Marques de Sousa | |
person.familyName | Monteiro Amaro Duarte | |
person.givenName | Valter | |
person.givenName | Ana Catarina | |
person.givenName | Rui Pedro | |
person.identifier | gIYE8M4AAAAJ | |
person.identifier.ciencia-id | F91B-3C45-E2AA | |
person.identifier.ciencia-id | 5C1F-D0EE-B957 | |
person.identifier.ciencia-id | 211F-55A0-4B63 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8981-0250 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6819-0985 | |
person.identifier.scopus-author-id | 14059938600 | |
rcaap.cv.cienciaid | 211F-55A0-4B63 | Rui Pedro Monteiro Amaro Duarte | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9bca58e5-3bcc-4960-a94f-5afc36f12fbd | |
relation.isAuthorOfPublication | eb23a3e6-8d5f-41ed-8be3-31cc1c8d7fee | |
relation.isAuthorOfPublication | d56c3162-80a4-4ade-810d-43bae4ee6d73 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d56c3162-80a4-4ade-810d-43bae4ee6d73 |