Repository logo
 
Publication

Avaliação contínua em Tecnologias e Design de Multimédia (Continuous assessment in Multimedia Technologies and Design)

dc.contributor.authorAlves, Valter
dc.contributor.authorSousa, Catarina
dc.contributor.authorP. Duarte, Rui
dc.contributor.editorM. P. Figueiredo & A. Francoen_US
dc.date.accessioned2024-10-14T12:50:41Z
dc.date.available2024-10-14T12:50:41Z
dc.date.issued2022
dc.date.updated2024-09-22T13:43:55Z
dc.description.abstractA licenciatura em Tecnologias e Design de Multimédia1 (TDM) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu, prepara profissionais com competências para desempenhar todo o processo de análise de necessidades na área da multimédia, conceção criativa de soluções, produção dos conteúdos que essas soluções contemplem, e implementação da componente tecnológica, Web ou aplicacional, que as suporte. Tirando partido da oportunidade de restruturar o plano de estudos, na sequência da avaliação externa, repensou-se a organização curricular2 de modo a suportar práticas que se vinha a introduzir na formação e que privilegiam uma abordagem prática, de proximidade entre estudantes e docentes, em que se recorre à avaliação contínua e ao ensino baseado em projeto, com interação entre unidades curriculares (UC), para promover trabalho acompanhado e continuado. Procura-se que os estudantes valorizarem cada semestre como o tempo em que podem desenvolver competências e assistir a resultados pragmáticos da sua aplicação, por oposição, nomeadamente, à ideia de que o período de aulas serve para se ser exposto a conhecimento e que é depois, num momento específico, que se demonstra o que se aprendeu, numa prova em época de exames (ou, ainda mais tarde, já no mercado de trabalho). A restruturação arrancou em 2017/2018 e foi aplicada simultaneamente a todos os anos curriculares. O interesse de docentes e alunos em abraçar as alterações aos conteúdos programáticos e às metodologias de ensino acabou por ter um efeito muito positivo na aceitação das perturbações impostas pela transição e no estado anímico de todos. As várias reuniões de preparação e de balanço, tanto entre docentes como com alunos, permitiram manter o entrosamento e gerir as alterações, com o contributo e compreensão de todos. Neste capítulo, reportamos o que tem sido a nossa experiência na interpretação da avaliação contínua e outros aspetos pedagógicos relacionados. Para contextualização, os autores têm assumido funções de direção do curso e/ou têm sido responsáveis pela relação com as entidades externas que, como exporemos, é um dos alicerces desta formação. Ressalvamos que não é nosso intuito sugerir qualquer tipo de generalização para contextos equiparáveis, mas apenas de partilhar as práticas, sucessos e desafios com que nos temos deparado.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-789-682-0
dc.identifier.slugcv-prod-3480538
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8584
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectavaliação contínuapt_PT
dc.subjectMultimédiapt_PT
dc.subjectTecnologias e Design de Multimédiapt_PT
dc.subjectplano de estudopt_PT
dc.titleAvaliação contínua em Tecnologias e Design de Multimédia (Continuous assessment in Multimedia Technologies and Design)pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage224pt_PT
oaire.citation.startPage214pt_PT
oaire.citation.titlePedagogia no ensino superior: concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseupt_PT
person.familyNameAlves
person.familyNameMarques de Sousa
person.familyNameMonteiro Amaro Duarte
person.givenNameValter
person.givenNameAna Catarina
person.givenNameRui Pedro
person.identifiergIYE8M4AAAAJ
person.identifier.ciencia-idF91B-3C45-E2AA
person.identifier.ciencia-id5C1F-D0EE-B957
person.identifier.ciencia-id211F-55A0-4B63
person.identifier.orcid0000-0001-8981-0250
person.identifier.orcid0000-0002-6819-0985
person.identifier.scopus-author-id14059938600
rcaap.cv.cienciaid211F-55A0-4B63 | Rui Pedro Monteiro Amaro Duarte
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9bca58e5-3bcc-4960-a94f-5afc36f12fbd
relation.isAuthorOfPublicationeb23a3e6-8d5f-41ed-8be3-31cc1c8d7fee
relation.isAuthorOfPublicationd56c3162-80a4-4ade-810d-43bae4ee6d73
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd56c3162-80a4-4ade-810d-43bae4ee6d73

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CapituloLivro2022.pdf
Size:
302.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: