Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estratégias para a valorização da oferta turística na região do Douro - o caso do Museu do Douro

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A atividade do turismo apresenta-se, hoje, por todo o mundo, como uma atividade em franco crescimento, capaz de gerar fluxos económicos significativos e novas oportunidades de desenvolvimento. Favorece o desenvolvimento socioeconómico e fortalece a economia local, gera e motiva o desenvolvimento de outras atividades económicas. Portugal e a região do Douro, no contexto de uma economia aberta e globalizada, não se encontram à margem deste fenómeno. A sazonalidade abrange vários setores da atividade económica, desde o primário ao terciário, e o turismo, especificamente na cultura e nos museus, é também muito afetado por este fenómeno. De certa forma este fenómeno é previsível neste setor, essa previsibilidade acaba por permitir a antecipação de várias estratégias para contrariar este fenómeno e estimular a estabilidade da procura ao longo do ano, como exemplo temos a variação de mercado, a política de preços e a experiência proporcionada, sendo que a promoção deve refletir pacotes de atividades e eventos distintos. Este trabalho foi realizado como ponto de partida para ajudar a combater o fenómeno da sazonalidade que tanto prejudica o turismo de uma maneira geral e em particular a região do Douro. Esperamos que através das nossas sugestões e conclusões, se consiga sensibilizar os líderes de opinião desta região para a importância de novos e melhorados produtos turísticos culturais no planeamento e desenvolvimento do turismo na Região Demarcada do Douro face à chamada época baixa no turismo.
Tourism activity today is present all over the world as a fast-growing activity capable of generating significant economic flows and new development opportunities. It favors socioeconomic development and strengthens the local economy, generates and motivates the development of other economic activities. Portugal and the Douro region, in the context of an open and globalized economy, are not on the fringes of this phenomenon. Seasonality covers various sectors of economic activity, from primary to tertiary, tourism, specifically culture and museums, is also greatly affected by this phenomenon. In a way this phenomenon is predictable in this sector, this predictability eventually allows the anticipation of several strategies to counteract this phenomenon and stimulate the stability of demand throughout the year, as for example we have market variation, pricing policy and experience. promotion should reflect distinct activity and event packages. This work was carried out as a starting point to help combat the phenomenon of seasonality that so much affects tourism in general and in particular the Douro region. We hope that through our suggestions and conclusions, it will be possible to sensitize the opinion leaders of this region to the importance of new and improved cultural tourism products in the planning and development of tourism in the Douro Demarcated Region in view of the socalled low season in tourism.

Description

Keywords

Museu Sazonalidade Estratégias Turismo Museum Seasonality Strategies Tourism

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue