Repository logo
 
Publication

Investigação sobre a própria prática: dois estudos sobre a comunicação matemática

dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorDelplancq, Véronique
dc.date.accessioned2016-11-14T15:14:27Z
dc.date.available2016-11-14T15:14:27Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA investigação realizada por professores sobre a sua própria prática profissional tem vindo a afirmar-se em Portugal, no campo da Didática da Matemática, desde há uma década e meia. Muitas destas investigações foram realizadas no âmbito de cursos de mestrado e de doutoramento. Neste texto, apresentamos os trabalhos de duas professoras de Matemática do 2.º ciclo do ensino básico (EB) que investigam a comunicação que acontece nas suas aulas, no contexto de um curso de mestrado em Didática da Matemática. Partindo destas investigações e das perspetivas das professoras sobre o trabalho desenvolvido, procuramos compreender o impacto da investigação no seu desenvolvimento profissional, no dos seus alunos e, de algum modo, no das instituições educativas a que pertencem. O estudo adota uma abordagem interpretativa, utilizando como instrumentos de recolha de dados a entrevista às professoras e a análise documental dos trabalhos de investigação conduzidos por elas. Os resultados mostram que a investigação das professoras sobre as suas práticas, em particular sobre as práticas comunicativas na aula (no quadro do ensino exploratório da Matemática), tem impacto favorável no desenvolvimento profissional das professoras (ao nível das suas práticas comunicativas, particularmente de ações comunicativas promotoras de uma cultura de discussão, e, de forma interdependente, no seu conhecimento didático), mas também na aprendizagem dos seus alunos e, de forma menos acentuada, no desenvolvimento das suas próprias escolas.pt_PT
dc.identifier.citationMenezes, L., & Delplancq, V. (2016). Investigação sobre a própria prática: dois estudos sobre a comunicação matemática. In C. Mesquita, M. V. Pires & R. P. Lopes (Eds), Proceedings of the 1st International Conference on Teacher Education (371-377). Bragança: IPB.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-206-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3408
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPBpt_PT
dc.relationHUMATpt_PT
dc.subjectinvestigação sobre a própria práticapt_PT
dc.subjectensino exploratóriopt_PT
dc.subjectcomunicação matemáticapt_PT
dc.titleInvestigação sobre a própria prática: dois estudos sobre a comunicação matemáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage377pt_PT
oaire.citation.startPage371pt_PT
oaire.citation.titleProceedings of the 1st International Conference on Teacher Educationpt_PT
person.familyNameMenezes
person.familyNameDelplancq
person.givenNameLuís
person.givenNameVéronique
person.identifier.orcid0000-0002-8978-8900
person.identifier.orcid0000-0002-5456-3832
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db
relation.isAuthorOfPublication9a6b55a9-d8be-48de-a31e-5037d9d82a95
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9a6b55a9-d8be-48de-a31e-5037d9d82a95

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
menezes_delplancq_incte_16.pdf
Size:
6.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: