Repository logo
 
Publication

Delinquência juvenil na perspetiva dos professores e das crianças e jovens

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Emília
dc.contributor.advisorMendes, Francisco
dc.contributor.authorFerreira, Joana Isabel Dias
dc.date.accessioned2017-03-21T15:59:45Z
dc.date.available2017-03-21T15:59:45Z
dc.date.issued2016-06-13
dc.description.abstractproblemática em estudo, delinquência juvenil, trata-se de um conceito complexo e ambíguo que emerge na adolescência, sendo o meio crucial para a sua evolução negativa ou positiva. Com isto, a escola revela-se um fator de proteção ou risco, tornando os docentes agentes dessa mudança. O estudo apresentado procura compreender a perceção que 28 docentes e 116 jovens têm desta temática, atendendo a variáveis sociodemográficas, profissionais e académicas. Entre os alunos, 59,3% são do género feminino, 75,6% de meio rural e um intervalo de idades dos 14 aos 20 anos. Nos professores, 64,3% são femininos, 96,4% provenientes de meio urbano e um intervalo de idades dos 38 aos 64 anos, com 53,6% a pertencerem ao departamento de ciências e 82,1% a lecionar no secundário. Para a análise dos dados utilizou-se o programa informático SPSS para o Windows, versão 23. Os resultados em relação à delinquência juvenil auto-relatada indicaram a existência de diferenças em função do género, do meio e dos diferentes níveis de escolaridade. Em relação à delinquência juvenil percecionada pelos professores, apenas se verificaram diferenças em função da experiência profissional. Delinquência juvenil auto-relatada e percecionada correlacionam-se significativamente e de forma positiva com a idade.pt_PT
dc.description.abstractThe issue under evaluation, juvenile delinquency, is a complex and ambiguous concept that emerges in adolescence, making their environment the crucial means for their negative or positive development. With this, school proves to be a protective or risk factor, appointing teacher’s agents of change. The present study seeks to understand the perception that 28 teachers and 116 young people have about this issue, considering socio-demographic, professional and academic variables. The sample collected primarily consist in; students, females (59.3%), rural (75.6%) and with a range of ages from 14 to 20 years old. Teachers, females (64.3%), urban areas (96.4%), science department (53.6%) and secondary education taught cycle (82.1%), with the age range 38 after 64 years. For data analysis, we used the SPSS software for Windows, version 23. The results regarding self-reported juvenile delinquency indicated that there were differences in gender, environment and in different levels of schooling. In relation to juvenile delinquency perceived by teacher’s differences were verified per professional experience. In correlations, self-reported and perceived juvenile delinquency correlates significantly and in a positive way with age.pt_PT
dc.identifier.tid201650673pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4508
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectDelinquência Juvenilpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectFatores de Proteçãopt_PT
dc.subjectFatores de Riscopt_PT
dc.subjectJuvenile Delinquencypt_PT
dc.subjectRisk Factorspt_PT
dc.subjectProtective Factorspt_PT
dc.subjectTeenagerpt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.titleDelinquência juvenil na perspetiva dos professores e das crianças e jovenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Riscopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Projeto Final Joana Ferreira.pdf
Size:
911.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: