Repository logo
 
Publication

Educação Pré-escolar : desenho versus criatividade

dc.contributor.authorSilva, Filipa Sara Teixeira da
dc.contributor.authorGomes, António Ferreira, orient.
dc.date.accessioned2013-11-20T14:32:54Z
dc.date.available2013-11-20T14:32:54Z
dc.date.issued2012-06
dc.description.abstractNeste Relatório Final de Estágio, que surgiu no âmbito da u Prática unidade curricular de Ensino Supervisionado III (PES III), será feita uma abordagem à caracterização dos contextos, às práticas concretizadas nas PES II e III, e às competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos até ao momento. Tendo em conta que o desenho é uma atividade que está presente no quotidiano de todas as crianças e é uma das mais usuais na educação pré-escolar, surgiu a necessidade de realizar um trabalho de investigação, o qual nos ajudasse a perceber de que modo o desenho pode desenvolver a criatividade na criança em idade pré-escolar, uma vez que, actualmente, esta é uma capacidade humana essencial para o crescimento e desenvolvimento do ser humano e para a sua integração na sociedade. Neste estudo, é feita uma abordagem à criatividade e ao desenho, tendo em conta as perspetivas de vários especialistas nestas áreas, e são apresentados e analisados, vários desenhos, realizados por um grupo de crianças, com idades compreendidas entre os três e os seis anos, ao longo de três atividades, procurando verificar até que ponto o desenho estimula a criatividade das criançaspor
dc.description.abstractThis Final Internship Report, brought in by the subject of Practice of Supervised Teaching III (PST III), will make an approach to the characterization of the contexts, to the practices realized in PST II and III, and to the knowledge and professional skills developed so far. Given that drawing is an activity that is present in children’s everyday life and that is one of the most common activities in pre-school education, the necessity of doing a research work has emerged, to help us understanding in which way drawing can develop creativity in pre-school children, since that nowadays this human ability is essential to the development and growth of the human being and to its integration in the society. In this current study it’s made an approach to creativity and drawing, measuring the prospects of several experts in these areas, as well as the analysis of several drawings made by a group of children aged between three and six, through three activities, trying to verify how far does drawing stimulates creativity in children.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1917
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectDesenhopor
dc.titleEducação Pré-escolar : desenho versus criatividadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final de Estágio.pdf
Size:
7.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: