Repository logo
 
Publication

Contributos da tecnologia multimédia e do multissensorial nas artesn performativas Era Uma Vez

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Maribel
dc.contributor.advisorSouto e Melo, Ana Luísa
dc.contributor.authorFernandes, Daniela Patrícia Gonçalves
dc.date.accessioned2016-09-07T11:15:34Z
dc.date.available2016-09-07T11:15:34Z
dc.date.issued2016-04-15
dc.description.abstractO presente projeto de intervenção artística com o nome “Era Uma Vez” tem como objetivo transformar Contos Tradicionais numa Performance interativa, recorrendo à tecnologia multimédia, no sentido de proporcionar ao público visitante uma viagem pelo mundo da fantasia, num ambiente multissensorial. Neste sentido, pretendeu-se implementar um espaço de lazer, de relaxamento e um convite ao mundo da fantasia, fazendo sonhar e maravilhando todos os públicos envolvidos. O local de realização da Performance foi um espaço não convencional, um prédio antigo, atualmente desabituado, na cidade de Viseu. Quanto à Performance pretendeu-se que os intérpretes e todo o espaço envolvente provocasse no público múltiplas sensações. Estas provocações poderiam libertar memórias, não fossem as histórias ou os contos muitas vezes responsáveis por incutir determinados sentimentos, valores morais e princípios ideológicos. O uso das tecnologias multimédia nas artes tem tido um crescimento exponencial. Atualmente são muitas as formas de arte que adotam a multimédia no seu processo criativo, este fator provém da necessidade de criar novas ideias, procurar ser original, tornar o produto mais atrativo. A afirmação de espaços multissensoriais ou MSE (Multi Sensory Environment - ambiente multissensorial) tem sido notável. A exploração desta metodologia de trabalho destina-se para além do desenvolvimento e aprendizagem, o querer proporcionar, bem-estar, prazer, exploração, relaxamento e encontrar equilíbrio. A metodologia aplicada para a criação deste projeto é a Metodologia Projetual de Bruno Munari. Tratando-se de um projeto artístico tem uma organização simples e minimalista que resulta de um esquema cujo a ordem é definida pelo autor do projeto mediante as suas necessidades. A Estreia teve como resultado um balanço muito positivo por parte dos participantes, a adesão e a participação do público interagindo com todo o ambiente criado superou as expectativas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This artistic intervention project with the name "Once Upon a Time" aims to transform traditional tales in an interactive performance, using multimedia technology, to provide the public visitor a journey through the world of fantasy, in a multisensory environment. In this sense, it was intended to implement a space for leisure, relaxation and an invitation to the fantasy world, making dreams and marveling all stakeholders involved. The place of the performance was an unconventional space, an ancient building, now unaccustomed, in the city of Viseu. As for performance it was intended that the interpreters and all the surrounding space would cause the multiple public feelings. These provocations could release memories were not the stories or tales often responsible for instilling certain feelings, moral values and ideological principles. The use of multimedia technologies in the arts has had an exponential growth. Currently there are many forms of art that embrace multimedia in their creative process, this factor comes from the need to create new ideas, try to be original, make the product more attractive. The statement multisensory spaces or MSE (Multi Sensory Environment - multisensory environment) has been remarkable. Exploitation of this working method is intended for addition to the development and learning, want to provide well-being, enjoyment, exploration, relaxation and find balance. The methodology for the creation of this project is the Projetual Methodology Bruno Munari. In the case of an art project has a simple and minimalist organization resulting from a scheme which the order is defined by the author of the project according to your requirements. The Premiere resulted in a very positive by the participants, the membership and participation of the public interacting with the whole environment created exceeded expectations.pt_PT
dc.identifier.tid201240475pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3332
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectMultimédiapt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectMultissensorialpt_PT
dc.subjectFantasiapt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectMulti Sensorypt_PT
dc.subjectFantasypt_PT
dc.subjectCriativitypt_PT
dc.titleContributos da tecnologia multimédia e do multissensorial nas artesn performativas Era Uma Vezpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Arte, Design e Multimédiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Daniela6524_ADM_Viseu.pdf
Size:
9.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: