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Uma orientação para o mercado social: inovação, aprendizagem organizacional e desempenho: um Estudo nas Misericórdias Portuguesas

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBaptista, Alberto
dc.contributor.advisorNogueira, Fernanda
dc.contributor.authorFonseca, Susana
dc.date.accessioned2017-01-30T15:43:44Z
dc.date.available2018-06-27T00:30:12Z
dc.date.issued2014-06-27
dc.description.abstractA presente tese apresenta a caracterização da gestão e procura analisar a implementação do conceito de orientação para o mercado social e sua influência no desempenho das Misericórdias portuguesas. Especificamente, esta tese pretende estudar as relações entre a orientação para o mercado social, a aprendizagem organizacional, a inovação e o desempenho organizacional nas Misericórdias a nível nacional. Adicionalmente, caracteriza-se a gestão praticada por estas organizações. Optamos por métodos quantitativos e empregamos a metodologia associada aos modelos de equações estruturais para analisar as informações recolhidas de uma amostra de gestores / diretores das Misericórdias portuguesas, com o objetivo de verificar as hipóteses definidas no modelo em estudo. Os resultados do estudo empírico confirmam em parte o previsto na teoria, ou seja, uma organização cujos comportamentos se orientem para o mercado social apresentam um desempenho superior. Além disso, os dados sustentaram também a relação positiva existente entre a orientação para o mercado social e a aprendizagem organizacional, entre orientação para o mercado social e inovação organizacional e entre aprendizagem organizacional e inovação organizacional. Contudo, os resultados não encontraram suporte para a relação entre aprendizagem organizacional e desempenho e entre inovação organizacional e desempenho. Relativamente à gestão praticada pelas Misericórdias constatou-se que elas se encontram em mudança. Em termos práticos, os gestores das Misericórdias deverão reconhecer o quão importante é para um melhor desempenho a adopção de comportamentos orientados para o mercado social. A relação entre orientação para o mercado social e o desempenho no contexto não lucrativo não tem sido extensamente discutida na literatura. Assim, os resultados deste estudo fornecem evidências quantitativas que suportam esta associação em contexto não lucrativo. Além disso, esta pesquisa constitui uma base sobre o papel dos comportamentos orientados para o mercado social no desempenho, com a aprendizagem organizacional e a inovação organizacional como mediadoras dessa relação, apresentando desafios para estudos futuros.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4188
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOrientação para o mercadopt_PT
dc.subjectDesempenho organizacionalpt_PT
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_PT
dc.subjectInovação organizacionalpt_PT
dc.subjectMisericórdiaspt_PT
dc.titleUma orientação para o mercado social: inovação, aprendizagem organizacional e desempenho: um Estudo nas Misericórdias Portuguesaspt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestãopt_PT

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