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ESTGL - DGAT - Teses de doutoramento (após aprovadas pelo júri)

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  • Loyalty in Business Banking
    Publication . Fragata, Anabela; Munoz, Pablo
    The main purpose of this investigation is to analyze the major determinants of loyalty, for the Portuguese business banking customers in the traditional bank branch and in online banking. The subject customer loyalty has been extensively explored in the marketing literature, especially for the private customers and small companies’ bank segments. Considerable discussion exists in the academic literature over the definition and dimensionality of loyalty. Many definitions are based in behavioral intentions (repurchase or purchase frequency), attitudinal (positive affect toward the relationship continuance), active loyalty (word of mouth and intention to use), passive loyalty (not switching under less positive conditions) and some authors propose a combination between these approaches. Numerous studies have also been conducted to identify the benefits that customer loyalty delivers to an organization. The majority of this research has concentrated on the financial benefits derived from retaining customers, including the initial cost of introducing and attracting new customers, increases in the number of purchases, and also a reduction in defection can contribute to an increase in profits far more than an increase in the market share. Loyalty in financial services has been viewed in relation to the length of time a customer has been with a provider, number of services used, and frequency of service use, customer´s recommendations, and customer´s price indifference, low likelihood of switching and high potential of increasing volume of product use.
  • Desenvolvimento turístico sustentável em pequenas cidades históricas: O caso de Lamego
    Publication . Vieira, Isabel; Rodrigues, Ana; Teixeira, Mário
    O património, a partir dos anos 80 do século XX, alcançou, enquanto produto turístico, um lugar de destaque em muitos destinos, muito devido ao crescimento muito expressivo da procura. Esta evolução levou a que muitos locais, detentores de recursos patrimoniais, se procurem afirmar enquanto destino patrimonial. Como seria expectável, as cidades tornaram-se o palco privilegiado das acções de requalificação para fins turísticos, devido à concentração de bens patrimoniais que conservam. Paralelamente, o responsáveis pelas políticas locais, sem soluções de desenvolvimento, pela asfixia que a perda das actividades económicas tradicionais, viram na indústria a salvação económica e social destas localidades. Em todo este processo diversos monumentos e cidades históricas sofreram graves impactes negativos, fruto de um crescimento não planeado ( ver por exemplo: Veneza [Russo, 2000]; [Patin, 2005]), que trouxe a degradação do recursos, e colocou em causa a própria viabilidade do destino patrimonial. É neste enquadramento que vimos surgir uma nova filosofia de gestão, baseada no desenvolvimento turístico sustentável (DST) tendo como ponto de partida o envolvimento de todas as partes interessadas Através da investigação bibliográfica, tivemos oportunidade de verificar que existem diversos estudos acerca do desenvolvimento turístico sustentável, em geral, mas são escassos os que se referem ao desenvolvimento turístico sustentável do património, principalmente, no caso de Portugal. O estudo que aqui se apresenta, “Património, Turismo e Desenvolvimento de sustentável de pequenas cidades Históricas. O caso de Lamego”, pretendeu compreender a posição dos diversos stakeholders face ao desenvolvimento turístico com base no desenvolvimento sustentável do turismo na cidade de lamego. Com este objetivo a investigação estendeu-se a cinco grupos de stakeholders, através de diversas metodologias: Operadores Turístico, Gestores do Património e Entidades Públicas (análise de conteúdo de entrevistas individuais em profundidade semi-estruturadas), Residentes e Visitantes (inquirição por questionário - análise estatística univariada, bivariada e multivariada) Através da análise dos dados recolhidos foi possível inferir que os principais factores que condicionam o desenvolvimento sustentável deste local, são: - desconhecimento das características da procura; inexistência de uma gestão colaborativa entre os pares, o fraco envolvimento dos residentes no processo de desenvolvimento; baixo poder de atratividade do local. Deste modo, sugerem-se como principais estratégias: a operacionalização dos princípios da sustentabilidade nos programas de desenvolvimento turístico da cidade, principalmente no que diz respeito ao estabelecimento de plataformas de comunicação entre os diversos grupos de stakeholders; a inclusão da comunidade local em todos os processos; uma maior atenção relativamente às necessidades dos visitantes; o incentivo de uma postura proactiva por parte dos gestores do património. Os resultados deste estudo, bem como as propostas e sugestões elaboradas, poderão ser úteis para os responsáveis pela política local, os investidores privados e para as instituições responsáveis pela preservação e valorização do património, na medida em que chamam a atenção para os problemas que existem, apontando caminhos, que poderão eventualmente contribuir para a resolução de alguns desses problemas.
  • O comportamento do consumidor de vinho no mercado português
    Publication . Guia, Ana; Marques, Carlos
    A presente investigação resultou da necessidade de perceber as razões que motivam e que eventualmente poderão condicionar a frequência de consumo de vinho em Portugal. Deste modo, o principal objetivo deste trabalho é compreender as motivações de compra e consumo, dependendo da situação de uso e de caraterísticas pessoais. A literatura existente sobre as motivações de consumo de vinho salienta a existência de efeitos diretos sobre as motivações do género do comprador e da ocasião de consumo. Este estudo introduz uma formulação alternativa destes efeitos, considerando-os indiretos, i.e. completamente mediados pelo conhecimento subjetivo do comprador e pelas emoções que ele associa ao respetivo consumo. Foram desenvolvidos dois modelos, um para explicar as motivações, outro a frequência de consumo, os quais foram posteriormente validados numa amostra de 523 compradores entrevistados no momento da compra em grandes superfícies retalhistas da Grande Lisboa e do Grande Porto. Os resultados apresentados no primeiro modelo apontam para a rejeição dos efeitos diretos, sendo o conhecimento subjetivo o mediador mais importante. Sugere-se que a autoconfiança e a eficácia na decisão, que aparecem associadas ao conhecimento subjetivo, justifiquem que os homens se sintam mais motivados para o consumo. Este efeito positivo do conhecimento na motivação é ainda mais importante nas ocasiões regulares. No segundo modelo, verificou-se que a frequência de consumo é explicada predominantemente pela motivação por gratificação sensorial e, também, pela ocasião de consumo no contexto de refeição normal (efetuada no dia-a-dia). O conhecimento subjetivo revelou-se também como elemento fundamental no comportamento do consumidor, quer pela sua influência sobre as motivações, quer pela sua influência sobre a frequência de consumo. As conclusões retiradas desta investigação salientam a importância do conhecimento subjetivo no consumo de vinho. Realçam também que os efeitos de fatores como o género e a ocasião sobre as motivações para consumir vinho, reportados na literatura, poderão dever-se a mediadores de ordem psicográfica, como o conhecimento subjetivo. Esta conclusão tem implicações no marketing de vinhos para compradores regulares, nomeadamente pelo reconhecimento da necessidade de reforçar a perceção de confiança e de eficácia de decisão que costumam ser associadas aos elevados níveis de conhecimento percebido numa categoria de produto.
  • A representação do Alto-Douro Vinhateiro nos guias de viagem estrangeiros (1845-1974)
    Publication . Fernandes, Didiana; Garcia, João Carlos dos Santos; Ribeiro, Fernando Bessa
    A representação do Alto-Douro Vinhateiro nos guias de viagem estrangeiros (1845- 1974) tem como finalidade estudar a forma como Portugal e, particularmente, o espaço duriense foram percecionados e divulgados ao longo do tempo, através dos guias de viagem estrangeiros (impressos e editados) e, conjuntamente, analisar as alterações sociais, culturais e da organização do espaço, associadas à viagem por este território. O motivo pelo qual se optou por estudar esta realidade prende-se com a clara perceção de uma insistente complexidade na criação de uma imagem sobre o Alto Douro. Este estudo procura reconstituir os momentos determinantes na cronologia de afirmação do Douro vinhateiro como espaço de visita e observar as alterações verificadas nas viagens pelo Alto Douro, determinadas pelo desenvolvimento tecnológico e industrial que permitiu o aparecimento e generalização de novos meios de transporte. Mas, mais do que o exame dos guias de viagem, a pesquisa procura analisar a representação estética da natureza e dos ângulos sociais e culturais mais expostos, deste território, nas reproduções narradas e, se possível, observar a reconstituição dos itinerários propostos aos viajantes nos guias consultados e a evolução da conceção do(s) espaço(s), ao longo do período cronológico definido.
  • Uma orientação para o mercado social: inovação, aprendizagem organizacional e desempenho: um Estudo nas Misericórdias Portuguesas
    Publication . Fonseca, Susana; Baptista, Alberto; Nogueira, Fernanda
    A presente tese apresenta a caracterização da gestão e procura analisar a implementação do conceito de orientação para o mercado social e sua influência no desempenho das Misericórdias portuguesas. Especificamente, esta tese pretende estudar as relações entre a orientação para o mercado social, a aprendizagem organizacional, a inovação e o desempenho organizacional nas Misericórdias a nível nacional. Adicionalmente, caracteriza-se a gestão praticada por estas organizações. Optamos por métodos quantitativos e empregamos a metodologia associada aos modelos de equações estruturais para analisar as informações recolhidas de uma amostra de gestores / diretores das Misericórdias portuguesas, com o objetivo de verificar as hipóteses definidas no modelo em estudo. Os resultados do estudo empírico confirmam em parte o previsto na teoria, ou seja, uma organização cujos comportamentos se orientem para o mercado social apresentam um desempenho superior. Além disso, os dados sustentaram também a relação positiva existente entre a orientação para o mercado social e a aprendizagem organizacional, entre orientação para o mercado social e inovação organizacional e entre aprendizagem organizacional e inovação organizacional. Contudo, os resultados não encontraram suporte para a relação entre aprendizagem organizacional e desempenho e entre inovação organizacional e desempenho. Relativamente à gestão praticada pelas Misericórdias constatou-se que elas se encontram em mudança. Em termos práticos, os gestores das Misericórdias deverão reconhecer o quão importante é para um melhor desempenho a adopção de comportamentos orientados para o mercado social. A relação entre orientação para o mercado social e o desempenho no contexto não lucrativo não tem sido extensamente discutida na literatura. Assim, os resultados deste estudo fornecem evidências quantitativas que suportam esta associação em contexto não lucrativo. Além disso, esta pesquisa constitui uma base sobre o papel dos comportamentos orientados para o mercado social no desempenho, com a aprendizagem organizacional e a inovação organizacional como mediadoras dessa relação, apresentando desafios para estudos futuros.