Repository logo
 
Publication

A avaliação do desempenho docente na escola básica portuguesa : entre o desenvolvimento profissional e a resistência à sua retaylorização

datacite.subject.fosDepartamento de Psicologia e Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRamalho, Henrique
dc.contributor.advisorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.authorCardoso, César
dc.date.accessioned2015-12-03T10:49:08Z
dc.date.available2015-12-03T10:49:08Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractA avaliação do desempenho docente tem vindo a assumir uma importância crescente e uma maior atenção dos investigadores pelos contextos escolares e pela relação direta entre a qualidade das abordagens de ensino e os níveis de desempenho dos alunos. Nos últimos anos, no contexto do sistema educativo português, a preocupação com a eficácia e a eficiência passa a considerar a avaliação dos professores como uma prioridade, trazendo à discussão a profissionalidade docente e a sua avaliação. Assim, este estudo tem como objetivo a análise dos elementos potenciadores e condicionadores do atual sistema de avaliação do desempenho docente relativamente à problemática do seu contributo para o desenvolvimento profissional ou da sua retaylorização. Tendo em atenção os objetivos propostos para este estudo, optou-se por realizar uma investigação que privilegiou uma abordagem quantitativa utilizando, na recolha de dados, o inquérito por questionário a sessenta e cinco docentes e a análise de documentos relacionados com a política educativa do agrupamento. O estudo permitiu concluir que este sistema de avaliação apresenta dimensões controversas que condicionam os objetivos intrínsecos do mesmo, nomeadamente ao nível do desenvolvimento profissional, das relações entre pares e da sua recetividade, sendo que a prevalência de questões burocráticas dificulta a sua implementação e contribui para a sua retaylorização. Em consequência destas conclusões são apresentadas algumas recomendações.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT Teaching performance evaluation is becoming increasingly important and has been raising a higher level of attention from researchers in regards to the school settings and the direct relationship between the quality of the teaching approaches and the levels of student performance. In recent years, within the context of the Portuguese educational system, the concern about effectiveness and efficiency has come to consider the teacher evaluation as a priority, bringing to the spotlight the teaching profession and its evaluation. Thus, this study aims to analyse the enhancer and conditioning elements of the current teacher performance evaluation system, regarding the issue of its contribution to either the professional development or its retaylorisation. Considering the proposed objectives for this study, a quantitative approach was chosen, using the questionnaire survey within a sample of sixty-five teachers, as well as the analysis of documents related to the educational policy of the school aggregation. The study has concluded that this evaluation system presents controversial dimensions that affect its intrinsic goals, particularly regarding professional development, peer relationships and their receptivity, and that the prevalence of bureaucratic issues hinders its implementation and contributes to its retaylorisation. Having in account these conclusions some recommendations are presented.pt_PT
dc.identifier.tid201014530
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2982
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectavaliação do desempenho docentept_PT
dc.subjectdesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectrelação entre parespt_PT
dc.subjectretaylorizaçãopt_PT
dc.subjectrecetividade/resistênciaspt_PT
dc.subjectretaylorisationpt_PT
dc.subjectreceptivity/resistance;pt_PT
dc.subjectTeaching performance evaluationpt_PT
dc.subjectprofessional developmentpt_PT
dc.subjectpeer relationshipspt_PT
dc.titleA avaliação do desempenho docente na escola básica portuguesa : entre o desenvolvimento profissional e a resistência à sua retaylorizaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Supervisão Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado - César Cardoso.pdf
Size:
1.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: