Repository logo
 
Publication

O Comportamento Pedagógico do Professor Estagiário nas aulas de Expressão Físico-Motora

dc.contributor.authorLima, Ricardo
dc.contributor.authorMartins, Jeni
dc.contributor.authorJosé Miranda Gonçalves, Francisco
dc.date.accessioned2016-12-12T16:08:45Z
dc.date.available2016-12-12T16:08:45Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO comportamento pedagógico vai sendo contruído ao longo da atividade profissional do Professor. As bases dessa construção surge na prática de ensino supervisionada, altura em que o Estagiário torna a sua ação docente mais clara, precisa, eficiente e direcionada. O ato de ensinar exige consciência, liberdade, comprometimento e criatividade, sugerindo abertura, oportunidade, intencionalidade e responsabilidade frente aos saberes adquiridos. No fundo, estamos a falar do conhecimento do professor para a prática de ensino (Sousa, 2011). Esta realidade aplica-se a todos os níveis de ensino, mas importa indagar sobre a importância do comportamento pedagógico do Estagiário no 1o ciclo de ensino básico, assim como as estratégias a utilizar para que o comportamento seja o mais adequado às diferentes faixas etárias dos alunos. Desta forma, através de uma grelha de observação adaptada de Sarmento (2012), pretendemos analisar o comportamento do Estagiário em relação às diferentes técnicas de intervenção pedagógica durante as sessões de Educação Físico-Motora no 1o ciclo do ensino básico. Foram observadas 10 sessões de 10 Estagiários, sendo 8 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Os resultados demonstram que o Estagiário orienta cerca de 75% da sessão para a Organização, Instrução e Observação dos exercícios. A restante percentagem é atribuída ao feedback pedagógico, à afetividade do Estagiário para com os alunos e a outros comportamentos não identificados como sendo pedagógicos. É portanto necessário que os Estagiários desenvolvam e compreendam a melhor forma de controlar e gerir a turma para estimular e desenvolver a autonomia e responsabilidade dos alunos através das tarefas promovidas por este. Para isso, tal como refere Cunha (2010), é necessário que todo o professor atualize métodos, técnicas e conteúdos, seja criativo, bem como efetue uma permanente autoavaliação, pois a simples prática do ensino não garante o seu melhoramento.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3526
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcomportamento pedagógicopt_PT
dc.subjectestudante estagiáriopt_PT
dc.subjectexpressão físico-motorapt_PT
dc.titleO Comportamento Pedagógico do Professor Estagiário nas aulas de Expressão Físico-Motorapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Viseupt_PT
oaire.citation.titleJournal of Sport Pedagogy & Reseacrh – Special Edition “6º Congresso da SCPD”pt_PT
person.familyNameGonçalves
person.givenNameFrancisco
person.identifier.ciencia-id8D13-18E2-7358
person.identifier.orcid0000-0003-4104-0773
person.identifier.scopus-author-id55911941700
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication32ed3831-afad-48df-9353-e9e1bc3fa913
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery32ed3831-afad-48df-9353-e9e1bc3fa913

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ricardo Lima.pdf
Size:
168.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: