Publication
O Comportamento Pedagógico do Professor Estagiário nas aulas de Expressão Físico-Motora
| dc.contributor.author | Lima, Ricardo | |
| dc.contributor.author | Martins, Jeni | |
| dc.contributor.author | José Miranda Gonçalves, Francisco | |
| dc.date.accessioned | 2016-12-12T16:08:45Z | |
| dc.date.available | 2016-12-12T16:08:45Z | |
| dc.date.issued | 2016 | |
| dc.description.abstract | O comportamento pedagógico vai sendo contruído ao longo da atividade profissional do Professor. As bases dessa construção surge na prática de ensino supervisionada, altura em que o Estagiário torna a sua ação docente mais clara, precisa, eficiente e direcionada. O ato de ensinar exige consciência, liberdade, comprometimento e criatividade, sugerindo abertura, oportunidade, intencionalidade e responsabilidade frente aos saberes adquiridos. No fundo, estamos a falar do conhecimento do professor para a prática de ensino (Sousa, 2011). Esta realidade aplica-se a todos os níveis de ensino, mas importa indagar sobre a importância do comportamento pedagógico do Estagiário no 1o ciclo de ensino básico, assim como as estratégias a utilizar para que o comportamento seja o mais adequado às diferentes faixas etárias dos alunos. Desta forma, através de uma grelha de observação adaptada de Sarmento (2012), pretendemos analisar o comportamento do Estagiário em relação às diferentes técnicas de intervenção pedagógica durante as sessões de Educação Físico-Motora no 1o ciclo do ensino básico. Foram observadas 10 sessões de 10 Estagiários, sendo 8 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Os resultados demonstram que o Estagiário orienta cerca de 75% da sessão para a Organização, Instrução e Observação dos exercícios. A restante percentagem é atribuída ao feedback pedagógico, à afetividade do Estagiário para com os alunos e a outros comportamentos não identificados como sendo pedagógicos. É portanto necessário que os Estagiários desenvolvam e compreendam a melhor forma de controlar e gerir a turma para estimular e desenvolver a autonomia e responsabilidade dos alunos através das tarefas promovidas por este. Para isso, tal como refere Cunha (2010), é necessário que todo o professor atualize métodos, técnicas e conteúdos, seja criativo, bem como efetue uma permanente autoavaliação, pois a simples prática do ensino não garante o seu melhoramento. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/3526 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.subject | comportamento pedagógico | pt_PT |
| dc.subject | estudante estagiário | pt_PT |
| dc.subject | expressão físico-motora | pt_PT |
| dc.title | O Comportamento Pedagógico do Professor Estagiário nas aulas de Expressão Físico-Motora | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
| oaire.citation.title | Journal of Sport Pedagogy & Reseacrh – Special Edition “6º Congresso da SCPD” | pt_PT |
| person.familyName | Gonçalves | |
| person.givenName | Francisco | |
| person.identifier.ciencia-id | 8D13-18E2-7358 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4104-0773 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 55911941700 | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 32ed3831-afad-48df-9353-e9e1bc3fa913 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 32ed3831-afad-48df-9353-e9e1bc3fa913 |
