Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
168.16 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O comportamento pedagógico vai sendo contruído ao longo da atividade profissional do Professor. As bases dessa
construção surge na prática de ensino supervisionada, altura em que o Estagiário torna a sua ação docente mais
clara, precisa, eficiente e direcionada. O ato de ensinar exige consciência, liberdade, comprometimento e
criatividade, sugerindo abertura, oportunidade, intencionalidade e responsabilidade frente aos saberes adquiridos.
No fundo, estamos a falar do conhecimento do professor para a prática de ensino (Sousa, 2011). Esta realidade
aplica-se a todos os níveis de ensino, mas importa indagar sobre a importância do comportamento pedagógico do
Estagiário no 1o ciclo de ensino básico, assim como as estratégias a utilizar para que o comportamento seja o mais
adequado às diferentes faixas etárias dos alunos. Desta forma, através de uma grelha de observação adaptada de
Sarmento (2012), pretendemos analisar o comportamento do Estagiário em relação às diferentes técnicas de
intervenção pedagógica durante as sessões de Educação Físico-Motora no 1o ciclo do ensino básico. Foram
observadas 10 sessões de 10 Estagiários, sendo 8 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Os resultados
demonstram que o Estagiário orienta cerca de 75% da sessão para a Organização, Instrução e Observação dos
exercícios. A restante percentagem é atribuída ao feedback pedagógico, à afetividade do Estagiário para com os
alunos e a outros comportamentos não identificados como sendo pedagógicos. É portanto necessário que os
Estagiários desenvolvam e compreendam a melhor forma de controlar e gerir a turma para estimular e desenvolver
a autonomia e responsabilidade dos alunos através das tarefas promovidas por este. Para isso, tal como refere
Cunha (2010), é necessário que todo o professor atualize métodos, técnicas e conteúdos, seja criativo, bem como
efetue uma permanente autoavaliação, pois a simples prática do ensino não garante o seu melhoramento.
Description
Keywords
comportamento pedagógico estudante estagiário expressão físico-motora