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Comunicação segura na implementação de cuidados em enfermagem

datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorCunha, Madalena
dc.contributor.authorRamos, Sara Cristina Lopes
dc.date.accessioned2022-07-12T09:58:45Z
dc.date.available2022-07-12T09:58:45Z
dc.date.issued2022-05-12
dc.date.submitted2021-08-27
dc.description.abstractIntrodução: A prática especializada em Enfermagem Médico-Cirúrgica carece de desenvolvimento de competências com vista à prestação de cuidados de qualidade e seguros a pessoas em situação crítica. Face à necessidade de desenvolvimento ao longo do Curso de Pós Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica objetivou-se adquirir competências que foram potencializadas pelos ensinos clínicos. Pretende-se que este trabalho demonstre o percurso desenvolvido e traduza a consolidação das competências. Objetivos: Espelhar o processo de aquisição e consolidação das Competências do Enfermeiro Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Métodos: Na Parte I a metodologia utilizada foi a crítico reflexiva dos momentos significativos para o percurso de desenvolvimento profissional e académico. A parte II, incorpora a componente de investigação, apresenta o estudo intitulado “Comunicação Segura na Implementação de Cuidados em Enfermagem: Conhecimento dos Enfermeiros sobre a metodologia ISBAR”. O estudo assume natureza quantitativa, do tipo observacional com análise descritiva e foco transversal, com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento dos Enfermeiros sobre a metodologia ISBAR. Resultados: Os ensinos clínicos realizados permitiram-me desenvolver diversas competências de forma a consolidar e completar os conhecimentos adquiridos ao longo dos Cursos de Pós-Licenciatura de Especialização e Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Os diversos projetos desenvolvidos permitiram explorar novas competências no âmbito da investigação. O estudo desenvolvido assume-se como o desejo de interligar os aspetos da formação, da prática clínica e da evidência mais recente. A temática escolhida, Comunicação Segura surge pelo facto de no âmbito da formação diferenciada ser frequentemente descurada face a outros temas, e ser um tema que se reveste de enorme significância. A investigação teve por base a recolha de dados através de um Questionário de Avaliação de Conhecimentos, criado para o efeito de Ramos e Cunha (2021). Conclusão: A aquisição de novas competências assumiu repercussões imediatas na prestação de cuidados diários. Com a investigação, inferiu-se que os Enfermeiros manifestam déficit de conhecimentos sobre a metodologia ISBAR, não são detentores de formação especifica sobre a metodologia e no seu exercício profissional não aplicam a metodologia. A investigação desenvolvida deve ser encarada como um potencial de melhoria com vista à implementação de estratégias que permitam melhorar o nível de conhecimentos dos Enfermeiros sobre a metodologia ISBAR. Não deve ser descurado que o baixo número amostral não demonstra de forma significativa a população em estudo, pelo que se torna necessário replicar o estudo em amostras mais alargadas. Palavras-chave: Conhecimentos, Cuidados de Enfermagem, Cuidados Intensivos, Comunicação Segura, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermeiro, ISBAR, Serviço de Urgência.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Introduction: The practice specialized in Medical-Surgical Nursing lacks the development of general and specific competencies in order to provide quality and safe care to people in critical situations. In view of this need for development and improvement of capacities and competencies, throughout the Post-Degree Specialization Course in Medical-Surgical Nursing aimed to acquire competencies that were enhanced throughout clinical teachings. It is intended that this work demonstrates the path developed and translates the consolidation of competencies. Objectives: To mirror the process of acquisition and consolidation of the Competencies of the Specialist Nurse and Master in Medical-Surgical Nursing. Methods: This work incorporates different methodologies. In Part I the methodology used was the reflexive critic of the significant moments for the career and academic development path. Part II, which incorporates the research component, presents the study entitled "Safe communication in the implementation of Nursing care: nurses' knowledge of the ISBAR methodology". The study assumes quantitative nature, of the observational type with descriptive analysis and cross-sectional focus, with the objective of evaluating the level of knowledge of nurses about the ISBAR methodology. Results: The internships performed in the various contexts allowed me to develop several competencies in order to consolidate and complete the knowledge acquired throughout the Post-Bachelor's Specialization and Master's Courses in Medical-Surgical Nursing. In parallel with the various projects developed, new competences have been explored so far unknown in the field of research. The study is assumed to be the desire to interconnect aspects of training, clinical practice and more recent evidence. The theme chosen, Safe Communication arises from the fact that in the context of differentiated training it is often neglected in relation to other topics and is a theme that is of enormous significance. The research was based on the collection of data through a Knowledge Assessment Questionnaire, created for the purpose of Ramos and Cunha (2021) with the assent of the Ethics Committee of the Polytechnic Institute of Viseu and the Order of Nurses, which was fundamental for its dissemination that took place from August 4 to September 4, 2021. Conclusion: The acquisition of new skills assumed immediate repercussions on the provision of daily care. With the present study, it was inferred that Portuguese nurses manifest knowledge deficit about the ISBAR methodology, they are not holders of specific training on the methodology and in their professional practice they do not apply the methodology, as recommended by the General Directorate of Health. The research developed should be seen as a potential for improvement with a view to the implementation of strategies that allow to improve the level of knowledge of nurses about the ISBAR methodology and consequently enhance the safety of care provided. It should not be neglected that the low sample number does not significantly demonstrate the study population, so it is necessary to replicate the study in larger samples. Keywords: Knowledge, Nursing Care, Intensive Care, Safe Communication, Medical-Surgical Nursing, Nurse, ISBAR, Emergency Service.pt_PT
dc.identifier.tid203029844pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7308
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCateterizaçãopt_PT
dc.subjectCompetência profissionalpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectConhecimentos, atitudes e prática em saúdept_PT
dc.subjectCuidados de enfermagempt_PT
dc.subjectEnfermagem médico cirúrgicapt_PT
dc.subjectHigiene oralpt_PT
dc.subjectSegurança do doentept_PT
dc.subjectUnidades de cuidados intensivospt_PT
dc.subjectCatheterizationpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectHealth knowledge, attitudes, practicept_PT
dc.subjectIntensive care unitspt_PT
dc.subjectMedical surgical nursingpt_PT
dc.subjectNursing carept_PT
dc.subjectOral hygienept_PT
dc.subjectPatient safetypt_PT
dc.subjectProfessional competencept_PT
dc.titleComunicação segura na implementação de cuidados em enfermagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgicapt_PT

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