Repository logo
 
Publication

Percurso profissionalizante e investigação das TIC nos jardins de infância de Viseu

dc.contributor.advisorRego, Belmiro
dc.contributor.authorCosta, Ana Isabel Estima
dc.date.accessioned2013-10-16T11:21:43Z
dc.date.available2013-10-16T11:21:43Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio tem como objetivo apresentar os contextos da prática pedagógica, analisar as práticas realizadas, as competências e conhecimentos profissionais adquiridos e ainda um trabalho de investigação. O presente estudo pretendeu analisar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o apetrechamento tecnológico em alguns jardins de infância da cidade de Viseu. A investigação concretizada teve como ponto de partida a revisão bibliográfica: iniciativas a nível nacional no âmbito das TIC, em especial na educação pré-escolar, o potencial das TIC na aprendizagem das crianças, o papel dos educadores e os fatores que influenciam a integração das TIC por parte dos educadores. Desta análise, realizámos e aplicámos dois inquéritos distintos (um destinado aos diretores de agrupamento e o outro aos educadores) em oito agrupamentos de escolas da cidade de Viseu. Os resultados traduzem a perspetiva dos educadores e a quantidade de equipamentos disponíveis nos agrupamentos inquiridos. Com este estudo, concluímos que a formação dos educadores influencia a utilização das TIC por parte dos educadores, com implicações no acesso das crianças a essas mesmas tecnologias, afetando o seu processo de aprendizagem. Existe assim um limitado acesso a estas tecnologias, uma vez que estas não se encontram em número desejado nos jardins de infância inquiridos.por
dc.description.abstractThis final internship report aims to present the contexts of teaching practice, analyzing the practices accomplished, professional skills and knowledge acquired and also the research work. The main objective of the present study was to analyze the use of Information and Communication Technologies (ICT) and technological equipment, in some kindergartens in the city of Viseu. The research was based in several reviews of literature: national initiatives in ICT, especially in early years, the potential of ICT in children's learning process, the role of educators in all this and the factors that influence the integration of ICT by educators. From this analysis, we conducted two distinct surveys (one for the schools’ directors and other for the schools’ educators) and applied them to eight different groups of schools in the city of Viseu. The results reflect the perspective of educators and the amount of equipment available in the groups surveyed. This study concluded that teacher training influences the use of ICT by educators, with implications in children’s access to this type of technology, influencing their learning process. There is then a limited access to this technology, because it doesn’t exist in the amount considered desirable in the kindergartens inquired.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1847
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectJardins de Infânciapor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.titlePercurso profissionalizante e investigação das TIC nos jardins de infância de Viseupor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Persurso profissionalizante e investigação das TIC nos jardins de infância de Viseu.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: