Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Apoio Psicológico no Ensino Superior: o Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10062-30113-2-PB-145-150.pdf267.46 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Introdução: O foco da intervenção psicológica em contexto universitário tem sofrido alterações ao longo do tempo, centrando-se hoje, para além das questões vocacionais e de gestão de carreira, nas vicissitudes ligadas ao desenvolvimento pessoal e ao bem estar intrasubjetivo.Objetivo: descrever e analisar a atividade do Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu, no período de 2010 a 2015.Métodos: Análise descritiva dos pedidos recebidos no SEP (53), num total de 912 consultas prestadas, identificando género, idade, naturalidade, unidade orgânica, motivo do pedido e principais dificuldades.Resultados: Os estudantes que pedem ajuda são maioritariamente estudantes do sexo feminino (59%), que se encontram deslocados da sua terra natal, permanecendo em Viseu para estudar. Os principais motivos para o pedido de consulta são problemas de ansiedade (41%) e afeto depressivo (21%). No entanto, preocupações com o desempenho académico (15%) e outros problemas afetivos (11%) encetam este pedido de ajuda.Conclusões: Os indicadores clínicos remetem-nos para uma problemática desenvolvimental, com questões ligadas ao momento de transição para a idade adulta (com a exposição de fragilidades anteriores e a ampliação de ansiedades futuras), o que demosntra a pertinência do serviço na promoção da saúde dos estudantes por forma a potenciar competências académicas e a permitir a consolidação de um trajeto futuro.

Description

Keywords

Ensino Superior Estudantes Psicoterapia

Citation

Cordeiro, L., & Amante, M. J. (2016). Apoio psicológico no ensino superior: o serviço de psicologia do Instituto Politécnico de Viseu. Millenium, 2(ed espec nº1), 145-150.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Viseu

CC License