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Saúde das famílias imigrantes: estratégias pedagógicas na formação em enfermagem
dc.contributor.author | Reis, Alcinda | |
dc.contributor.author | Spínola, Ana | |
dc.date.accessioned | 2021-03-08T15:09:48Z | |
dc.date.available | 2021-03-08T15:09:48Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.updated | 2021-02-26T11:07:54Z | |
dc.description.abstract | Introdução: A prática clínica dos enfermeiros com famílias imigrantes apresenta dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação despoleta a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes. Na investigação desenvolvida identificaram-se elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, promotores da adesão e continuidade aos cuidados.Objetivo: analisar a construção de competências culturais nos estudantes do 1º ciclo, partindo de situações estímulo em sala de aula – narrativas de enfermeiros. Métodos: estudo qualitativo e etnográfico; técnicas de recolha de dados: narrativas, observação participante, grupos de discussão e entrevistas. Mobilizou-se o estudo de caso-análise em contexto de sala de aula, enquadrado por narrativas produzidas por enfermeiros – situações-estímulo. Utilizou-se instrumento de colheita de dados para avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011) – LEARN (Listen, Explain, Acknowledge, Recommend, Negociate), para a sua análise e discussão.Resultados: Aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas.Conclusões: As estratégias pedagógicas revelaram-se facilitadoras das competências culturais nos estudantes, fornecendo orientações e objetivos para o ensino teórico e clínico na promoção da saúde com famílias imigrantes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Reis, A., & Spínola, A. (2016). Saúde das famílias imigrantes: estratégias pedagógicas na formação em enfermagem. Millenium, 2(ed espec nº1), 63-69. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6663 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13915 | pt_PT |
dc.subject | Imigrantes e emigrantes | pt_PT |
dc.subject | Competência cultural | pt_PT |
dc.subject | Estratégias pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_PT |
dc.title | Saúde das famílias imigrantes: estratégias pedagógicas na formação em enfermagem | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 69 | pt_PT |
oaire.citation.issue | Edição especial 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 63 | pt_PT |
oaire.citation.title | Millenium | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |