Repository logo
 
Publication

Saúde das famílias imigrantes: estratégias pedagógicas na formação em enfermagem

dc.contributor.authorReis, Alcinda
dc.contributor.authorSpínola, Ana
dc.date.accessioned2021-03-08T15:09:48Z
dc.date.available2021-03-08T15:09:48Z
dc.date.issued2016
dc.date.updated2021-02-26T11:07:54Z
dc.description.abstractIntrodução: A prática clínica dos enfermeiros com famílias imigrantes apresenta dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação despoleta a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes. Na investigação desenvolvida identificaram-se elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, promotores da adesão e continuidade aos cuidados.Objetivo: analisar a construção de competências culturais nos estudantes do 1º ciclo, partindo de situações estímulo em sala de aula – narrativas de enfermeiros. Métodos: estudo qualitativo e etnográfico; técnicas de recolha de dados: narrativas, observação participante, grupos de discussão e entrevistas. Mobilizou-se o estudo de caso-análise em contexto de sala de aula, enquadrado por narrativas produzidas por enfermeiros – situações-estímulo. Utilizou-se instrumento de colheita de dados para avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011) – LEARN (Listen, Explain, Acknowledge, Recommend, Negociate), para a sua análise e discussão.Resultados: Aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas.Conclusões: As estratégias pedagógicas revelaram-se facilitadoras das competências culturais nos estudantes, fornecendo orientações e objetivos para o ensino teórico e clínico na promoção da saúde com famílias imigrantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationReis, A., & Spínola, A. (2016). Saúde das famílias imigrantes: estratégias pedagógicas na formação em enfermagem. Millenium, 2(ed espec nº1), 63-69.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6663
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13915pt_PT
dc.subjectImigrantes e emigrantespt_PT
dc.subjectCompetência culturalpt_PT
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_PT
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_PT
dc.subjectPromoção da saúdept_PT
dc.titleSaúde das famílias imigrantes: estratégias pedagógicas na formação em enfermagempt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage69pt_PT
oaire.citation.issueEdição especial 1pt_PT
oaire.citation.startPage63pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10062-30113-2-PB-63-69.pdf
Size:
262.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: