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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo teve como objectivo geral compreender a adaptação dos estudantes do 1º ano do
Instituto Politécnico de Portalegre através do conhecimento dos seus Estados e Traços de Ansiedade, bem como
das suas Vivências Académicas.
Foram estudados N=185 estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) que, no ano lectivo de
2007/2008, se encontravam matriculados no 1º ano nas Escolas do IPP: Escola Superior de Saúde de Portalegre
(ESSP), Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre
(ESTGP), e Escola Superior de Educação de Portalegre (ESEP).
Predominando o sexo feminino (68.6%), solteiros (96.8%), e idade entre os 18 e os 55 anos,
maioritariamente revelaram adaptação em todas as Dimensões do QVA-r, à excepção da Dimensão Pessoal,
facto que ocorre em 75,1% dos estudantes. Verificou-se ainda que é no Grupo Etário “Entre 18 e 22 anos” e no
sexo Feminino que existe média mais elevada para as Escalas de Ansiedade-Estado e Ansiedade-Traço.
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Keywords
Estudantes do 1º ano Traços de Ansiedade Vivências Académicas Ensino Superior Politécnico