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Realidade(s) familiares de crianças e jovens com necessidades educativas especiais

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As famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) vivenciam dificuldades e barreiras durante o seu dia-a-dia. Esses obstáculos acrescentam desafios ao exercício parental, afetando a vida desses pais, assim como a dos seus filhos. O presente projeto de investigação enquadra-se no tipo de estudo de casos múltiplos e tem como objetivo geral conhecer a perceção de uma amostra de famílias (N=5), mães/ cuidadoras de crianças e adolescentes com NEE, sobre o funcionamento parental e familiar, especificamente, as competências parentais, necessidades, bem-estar (satisfação com a vida) e rede de apoio social da família. Na recolha dos dados foram utilizados os instrumentos: Questionário de Autoavaliação da Competência Educativa Parental (QACEP), versão portuguesa de Costa (2010); a Escala de Autoeficácia Parental (EAEP), de Brites (2010); a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS), versão portuguesa de Simões (1992 e uma entrevista semiestruturada elaborada com base na revisão da literatura. De uma forma geral, os resultados mostram-nos que o nascimento de um filho com NEE faz emergir novas exigências e necessidades de apoio à família. Neste sentido, todos os casos revelaram carências na rede de apoio formal, sendo que o apoio informal apareceu como um suporte fundamental, especialmente na área emocional. Verificou-se que a maior preocupação das mães se relacionava com a previsão do futuro dos seus filhos. Na generalidade, as participantes apresentaram-se satisfeitas nas suas funções parentais; contudo, revelaram também sentimentos de alguma tensão e stress. Os dois casos com valores mais baixos na autoavaliação das competências parentais evidenciaram também um maior descontentamento com a sua rede de apoio formal.
The families of children and young people with special educational needs (SEN) experience difficulties and barriers during their daily lives. These obstacles add challenges to parental exercise, affecting the lives of these parents, as well as that of their children. The present research project fits the type of multiple case study and aims to know the perception of a sample of families (N = 5), mothers / caregivers of children and adolescents with SEN, on parental and family functioning, Specifically, parental skills, needs, well-being (satisfaction with life) and family social support network. In the data collection, the Self-Assessment Questionnaire for Parental Educational Competence (QACEP), Portuguese version of Costa (2010) was used; The Parental Self-efficacy Scale (EAEP), by Brites (2010); The Life Satisfaction Scale (SWLS), Portuguese version of Simões (1992) and a semi-structured interview based on the literature review. In general, the results show that the birth of a child with SEN brings new demands In this sense, all the cases revealed deficiencies in the formal support network, and informal support appeared as a fundamental support, especially in the emotional area. It was verified that the greater concern of the mothers was related to the However, they also revealed feelings of tension and stress, and the two cases with lower values in the self-assessment of parental competences also showed a greater dissatisfaction with Their formal support network.

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Keywords

Famílias Necessidades Educativas Especiais competência educativa parental autoeficácia parental Special Educational Needs; parental educational competence; parental self-efficacy. parental educational competence; parental self-efficacy. parental self-efficacy

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Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu

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