Repository logo
 
Publication

O humor gráfico para o desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática

dc.contributor.advisorMenezes, Luís
dc.contributor.advisorRibeiro, António
dc.contributor.authorAzevedo, Giselle Ribeiro
dc.date.accessioned2021-09-16T15:41:13Z
dc.date.available2021-09-16T15:41:13Z
dc.date.issued2021-06-18
dc.date.submitted2021-04-09
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte contempla a reflexão crítica sobre as práticas em contexto, realizadas nos dois anos do Mestrado, no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e a segunda parte é referente ao projeto de investigação, desenvolvido numa turma de 2.º CEB, nomeadamente do 6.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender o contributo de tarefas baseadas em humor gráfico no desenvolvimento da comunicação escrita em matemática. Foram propostas aos alunos quatro tarefas matemáticas baseadas em humor gráfico. Foram também aplicados um questionário inicial, com o objetivo de caracterizar o grupo e compreender a sua motivação no estudo da matemática e um questionário final, tendo em vista a compreensão da perspetiva dos alunos sobre o uso do humor no ensino da matemática.pt_PT
dc.description.abstracttract This Final Internship Report was prepared within the scope of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education and is organized in two parts. The first part contemplates the critical reflection on the practices in context, carried out in the two years of the Master, within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular units and the second part refers to the research project, developed in a class of 2nd CEB, namely of the 6th year of schooling, in order to understand the contribution of tasks based on graphic humor in the development of written communication in Mathematics. Students were offered four mathematical tasks based on graphic humor. An initial questionnaire was also drawn up, with the objective of characterizing the group and understanding their motivation in the study of Mathematics and a final questionnaire, in order to understand the students' perspective on humor in the teaching of Mathematicspt_PT
dc.identifier.tid202765636pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6837
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectHumor gráficopt_PT
dc.subjectComunicação escritapt_PT
dc.subjectTarefas matemáticaspt_PT
dc.subjectEnsino Exploratóriopt_PT
dc.subjectGraphic Humorpt_PT
dc.subjectWritten Communicationpt_PT
dc.subjectMathematical Taskspt_PT
dc.subjectExploratory Teachingpt_PT
dc.titleO humor gráfico para o desenvolvimento da comunicação escrita em Matemáticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
23-Dissertação de mestrado -226-1-11-20210713 (1).pdf
Size:
1.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format