ESEV - DCEN - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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- Leitura, Escrita e Gramática: Perceções dos alunos e o contributo de uma proposta didática em contextos de prática supervisionada no 2.º CEBPublication . Santos, Raquel Filipa; Silva, Ana Isabel; Macário, Maria JoãoO seguinte Relatório Final de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico e desenvolve-se em duas partes principais. A primeira parte apresenta uma contextualização das Práticas de Ensino Supervisionadas ao longo deste ciclo de estudos, seguida de uma caracterização e posterior reflexão crítica das práticas desenvolvidas, tendo por base o Despacho 16034/2010, de 22 de outubro, nomeadamente os Padrões de Desempenho Docente. Na segunda parte do relatório concretiza-se o trabalho de investigação, tendo como objetivos identificar as percepções de alunos do 6.º ano, no ano letivo de 2023/2024, sobre leitura, escrita e gramática e analisar o impacto de uma proposta didática integrada nesses domínios. Este projeto assume uma abordagem qualitativa, numa metodologia de estudo de caso e utiliza instrumentos de recolha de dados como inquéritos por questionário e observação participante. A proposta didática implementada incluiu atividades centradas na obra Achimpa, de Catarina Sobral, e promoveu etapas de planificação, textualização e revisão, além da utilização de recursos digitais como o StoryJumper Os resultados revelam que os alunos percecionam a leitura como uma experiência emocional e criativa, mas pouco associada à aprendizagem. A escrita foi considerada criativa, embora alguns a percebam como cansativa. A gramática foi reconhecida como essencial para a coesão textual, apesar de lacunas práticas. A proposta didática demonstrou eficácia em envolver os alunos, estimular a criatividade e a colaboração, evidenciando que estratégias inovadoras são fundamentais para aprendizagens significativas e melhorar a relação dos participantes com a leitura, escrita e gramática.
- Preservação do Meio Ambiente: Análise comparativa entre as perspetivas de Professores do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Marques, Rafaela Neves; Novais, Anabela; Mendes, CristianaO presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Preservação do Meio Ambiente: Análise comparativa entre as perspetivas de Professores do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico”, surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos espelham todo o percurso formativo durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como base as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Como tal, este relatório é o culminar de uma reflexão sobre o percurso formativo, onde a teoria e a prática se conjugaram. A primeira parte refere-se às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte apresenta-se o estudo de investigação, que teve como objetivo verificar de que modo as atividades práticas investigativas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) podem contribuir para a educação ambiental. Trata-se de uma investigação qualitativa, que teve como participantes três professoras de escolas de 1.º CEB e três professoras de escolas de 2.º CEB de agrupamentos do concelho de Viseu e três professoras de escolas de 1.º CEB e três professoras de escolas de 2.º CEB de agrupamentos do concelho de Ovar. Para a recolha de dados, optou-se por uma entrevista semiestruturada, com posterior análise de conteúdo das unidades de registo das participantes. Os resultados evidenciam que as entrevistadas atribuem importância à educação ambiental, uma vez que permite formar cidadãos mais conscienciosos dos problemas ecológicos graves que ameaçam cada vez mais a harmonia entre o Homem e a Natureza, bem como formar cidadãos proativos na construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada. No entanto, apresenta ainda constrangimentos, tais como tempo insuficiente, falta de algum material de laboratório para realizar experiências na escola, de contentores próprios para a recolha seletiva dos resíduos na escola, excesso de burocracias, dificuldade em mobilizar algumas famílias para continuarem o trabalho feito na escola e escola pouco proativa na área.
- Conceções dos alunos e dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o desenvolvimento de atividades práticas investigativas em Ciências NaturaisPublication . Tenreiro, José Francisco Baltazar; Novais, AnabelaO presente Relatório Final de Estágio intitulado Conceções dos alunos e dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o desenvolvimento de atividades práticas investigativas em Ciências Naturais foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A nível estrutural, este relatório, encontra-se dividido em duas partes: a primeira abrange uma reflexão crítica acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB; a segunda parte contempla um trabalho de investigação que pretende perceber quais as conceções, tanto dos alunos como dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, sobre o desenvolvimento de atividades práticas investigativas na área disciplinar de Ciências Naturais. Quanto à metodologia, esta investigação empírica aglomerou-se numa investigação de carácter qualitativo e, para tal, recorreu-se à conceção e implementação de entrevistas, quer para professores como para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, com vista a dar resposta à questão-problema: “Quais as perspetivas dos alunos e dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre a importância das atividades práticas investigativas em Ciências Naturais?”. Os objetivos desta investigação são: identificar as conceções dos alunos sobre as atividades práticas investigativas; identificar as conceções dos professores sobre as atividades práticas investigativas; comparar as perspetivas dos alunos e dos professores face às atividades práticas investigativas; percecionar a relevância das atividades práticas investigativas no ensino das Ciências Naturais; verificar as razões subjacentes à frequência do uso das atividades práticas investigativas em sala de aula. Através deste estudo podemos constatar que as conceções dos professores e dos alunos inquiridos sobre as atividades práticas investigativas são convergentes no sentido em que ambos afirmam que são uma mais-valia quando desenvolvidas nas aulas de Ciências Naturais. Também percebemos que, segundo os indagados, as atividades práticas investigativas são de enorme relevância no ensino das Ciências Naturais, uma vez que potenciam a construção de múltiplas aprendizagens e podem ser mote para que os alunos se sintam mais motivados, pois há em geral um gosto em realizar este tipo de atividades. Ainda podemos retirar deste estudo que as atividades práticas investigativas estão longe de ser implementadas com a regularidade desejada, porque existem diversos fatores condicionantes, derivados da falta de investimento na educação, como é o caso da inexistência de espaços adequados para o seu desenvolvimento para todas as turmas, como por exemplo de laboratórios, e da falta de recursos
- A importância do uso de materiais didáticos no ensino da Matemática no 1.º CEBPublication . Silva, Daniela Margarida Rodrigues; Martins, Ana PatríciaO presente Relatório Final de Estágio compreende duas partes, uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada tanto no 1.º como no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas componentes de Matemática e Ciências Naturais, enquanto a segunda parte se fixa no projeto de investigação que tem como objetivo dar resposta à questão-problema: Como se articulam as conceções dos professores sobre a utilização dos materiais didáticos na sala de aula de Matemática com as práticas?. De modo a verificar que conceções têm os professores do 1.º CEB de material didático, averiguar a frequência e objetivos de utilização dos materiais didáticos nas práticas docentes e conhecer os constrangimentos destes profissionais perante alguns recursos educativos, o estudo tem por base uma metodologia mista. Esta envolveu uma fase quantitativa, por meio de um questionário aplicado a 48 professores e uma fase qualitativa com três entrevistas. A análise de conteúdo permitiu cruzar dados das diferentes recolhas e estabelecer relações ou aprofundar, por intermédio da entrevista, algumas questões que não se viram esclarecidas inicialmente com o questionário. Os resultados obtidos permitem perceber que os professores consideram que um material didático pode ser tudo o que o auxilie na sua prática e que promova aprendizagens significativas aos alunos, desenvolvendo uma atitude positiva face à área disciplinar de Matemática. Os professores fazem uso destes recursos porque facilitam a compreensão dos conteúdos programáticos, promovem aulas mais atrativas e desempenham um papel relevante na construção de conhecimentos por parte dos alunos. Esses usos passam pelos materiais mais tradicionais que estão disponíveis na sala de aula, quer estruturados ou não estruturados e recorrem aos tecnológicos apenas pontualmente. Contudo, muitas instituições escolares não possuem ofertas formativas na área em destaque ou materiais na quantidade e variedade que seria expectável. Nestes casos, os professores recorrem à sua elaboração ou aquisição se os querem implementar em tarefas de aula, a fim de promover aprendizagens significativas aos alunos, nos vários conteúdos curriculares.
- Preservação do Meio Ambiente: Perspetivas de Professores no 1.ºCiclo do Ensino BásicoPublication . Marques, Rafaela Neves; Novais, AnabelaO presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Preservação do Meio Ambiente: Perspetivas de Professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos espelham todo o percurso formativo durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como base as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Como tal, este relatório é o culminar de uma reflexão sobre o percurso formativo, onde a teoria e a prática se conjugaram. A primeira parte refere-se às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte apresentase o estudo de investigação, que teve como objetivo verificar de que modo as atividades práticas investigativas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) podem contribuir para a educação ambiental. Trata-se de uma investigação qualitativa, que teve como participantes três professoras de escolas de 1.º CEB de agrupamentos do concelho de Viseu e três professoras de escolas de 1.º CEB de agrupamentos do concelho de Ovar. Para a recolha de dados, optou-se por uma entrevista semiestruturada, com posterior análise de conteúdo das unidades de registo das participantes. Os resultados evidenciam que as entrevistadas atribuem importância à educação ambiental, uma vez que permite formar cidadãos mais conscienciosos dos problemas ecológicos graves que ameaçam cada vez mais a harmonia entre o Homem e a Natureza, bem como formar cidadãos proativos na construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada. No entanto, apresenta ainda constrangimentos, tais como tempo insuficiente, falta de algum material de laboratório para realizar experiências na escola, de contentores próprios para a recolha seletiva dos resíduos na escola, excesso de burocracias, dificuldade em mobilizar algumas famílias para continuarem o trabalho feito na escola e escola pouco proativa na área.
- A motivação para a leitura no contexto do 2.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Nunes, Joana Filipa Gomes; Melão, Dulce; Balula, João PauloNo âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação sobre as Práticas englobada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, foi elaborado o nosso Relatório Final de Estágio que irá ser apresentado de seguida. Numa primeira instância, iremos apresentar o nosso percurso ao longo de dois anos letivos que incidiram na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB e no 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Seguidamente e na segunda parte do nosso trabalho vamos dar a conhecer o trabalho de investigação por nós desenvolvido. A oferta de livros para o público infantojuvenil é cada vez mais ampla, porém é cada vez mais recorrente a demonstração de desinteresse e motivação por parte do público-alvo referido. Dado que as horas que os jovens dedicam à leitura são cada vez menos, diversas são as capacidades afetadas, como por exemplo, a compreensão. Os jovens recorrem cada vez mais à informação curta e por vezes pouco fidedigna apresentada na internet ao invés de recorrerem aos livros, perdendo-se assim a motivação para a leitura. A investigação realizada foca a motivação dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente do 6.º ano de escolaridade. A seleção destes alunos esteve diretamente relacionada com o contexto da Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico em Português e História e Geografia de Portugal. Esta investigação foi desenvolvida através de um inquérito por questionário realizado aos vinte e cinco alunos do 6.º ano de escolaridade, referidos anteriormente. Estes alunos estão englobados num Agrupamento de Escolas do concelho de Viseu. Através dos dados recolhidos é nos possível afirmar que os alunos apresentam falta de motivação para ler, sendo esse um problema com tendência a agravar, caso nada seja feito neste campo. Através do relatório PISA 2018 constatamos mais uma vez essa falta de motivação por parte dos jovens, existindo um maior número de respostas às questões “Só lê se for obrigado” à qual responderam 49% dos inquiridos referentes à média da OCDE e por 31 % dos inquiridos situados nosso país. No que diz respeito à resposta “Considero que a leitura é uma perda de tempo” esta foi utilizada por 28% dos inquiridos referentes à média da OCDE e por 22% dos inquiridos do nosso país. No que diz respeito às possibilidades económicas das famílias, este relatório apresenta uma discrepância entre as famílias com menos e mais recursos, uma vez que as famílias com menos recursos apresentam uma pontuação inferior ao nível dois de proficiência em leitura, o que se traduz em três vezes maior do que as famílias com um estatuto socioeconómico mais confortável. Foi igualmente possível constatar que os apoios imprescindíveis dos alunos quando se faz referência à leitura, são a família e os professores, sendo importante dar realce ao papel destes dois intervenientes para que este paradigma seja alterado.
- O papel do brincar no espaço exterior no processo de ensino- aprendizagem das ciências naturais na Educação Pré-escolarPublication . Santos, Ângela Figueiredo; Abrantes, Isabel; Mendes, CristianaO presente Relatório Final de Estágio foi concretizado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e é constituído por duas partes, a primeira referente a uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto onde são focadas as aprendizagens realizadas, e uma segunda, relativa ao projeto de investigação desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), mais especificamente no contexto da Educação Pré-Escolar. No que respeita à primeira parte, foi concretizada uma contextualização sobre a PES, seguindo-se uma caracterização dos contextos (1.º CEB e EPE) e respetivos grupos de crianças. Posteriormente, é apresentada uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em ambos os contextos de ensino, salientando-se evidências das práticas, tendo em especial atenção o documento orientador Padrões de Desempenho Docente, presente no Despacho 16034/2010, de 22 de outubro. A segunda parte do relatório consiste na apresentação de um trabalho de investigação, em que o objetivo foi percecionar a importância das crianças brincarem no espaço exterior, uma vez que acarretam um conjunto de aprendizagens no âmbito das ciências naturais. Esta investigação assumiu um carácter qualitativo e foi concretizada através da observação participante, notas de campo e registos fotográficos, tendo como objetivos centrais compreender a relevância do espaço exterior como ambiente de aprendizagem, reconhecer a importância do brincar no espaço exterior para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, refletir sobre a importância das atividades lúdicas no espaço exterior para o desenvolvimento de competências no âmbito das ciências e reconhecer a importância do envolvimento dos pais/cuidadores nas iniciativas e atividades das crianças. De salientar que perante esta investigação foi também analisada a importância do envolvimento das famílias nas construções das crianças, mais concretamente no laboratório/cozinha. Os resultados obtidos permitem intensificar a importância do espaço exterior, como sendo um espaço propício a diversas aprendizagens, essencialmente nos momentos de brincadeira, uma vez que o brincar ao ar livre acarreta um conjunto de aprendizagens, essencialmente quando as crianças manipulam e exploram livremente os recursos da natureza, concretizando ligação com aprendizagens adquiridas anteriormente em contexto da sala de atividades.
- Interações comunicativas na aprendizagem da Matemática no Pré-EscolarPublication . Cunha, Ana Rita Baptista da; Menezes, Luís; Novais, AnabelaO presente Relatório Final de Estágio concebido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico organiza-se em duas partes. A primeira é alusiva à reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e a segunda é referente ao projeto de investigação implementado num Jardim de Infância da zona urbana de Viseu com crianças em idade Pré-Escolar. O estudo procura compreender de que forma as interações comunicativas influenciam a aprendizagem de ideias matemáticas. A investigação de natureza qualitativa foi conseguida com recurso à observação, às notas de campo, a gravações de áudio e vídeo e ainda a instrumentos de natureza documental. Os resultados obtidos dão-nos conta de que as interações que se estabelecem entre pares, entre adulto-criança e entre as crianças, o espaço e os materiais, são cruciais para a aprendizagem de ideias matemáticas. Entre si, as crianças criam dinâmicas de interação que levam à construção de conhecimentos matemáticos, ao desenvolvimento da comunicação, do raciocínio e do poder de argumentação. Estas dinâmicas observam-se em atos de fala como o Questionar, o Explicar e o Responder. A relação que se constrói entre o adulto e a criança torna-se decisiva quando se procura estabelecer interação. As dinâmicas que se criam permitem a construção e reestruturação de ideias matemáticas através dos atos discursivos que se estabelecem. A organização e apresentação do espaço assim como dos materiais é outro aspeto a ter em linha de conta, uma vez que revela o papel da criança com os mesmos durante o seu processo de aprendizagem.
- Estratégias Promotoras de Saúde Ambiental no 2.º CEBPublication . Patrício, Mariana Aleixo; Abrantes, Isabel; Mendes, CristianaA primeira parte do trabalho é uma reflexão sobre o meu percurso formativo no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente sobre as minhas intervenções em diferentes contextos educativo, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde tive a oportunidade de lecionar aulas presenciais e elaborar um vídeo sobre “Escola em Casa”, e posteriormente no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde as aulas decorreram online e presencialmente. A segunda parte do trabalho é a realização de um trabalho de investigação tendo como ponto de partida a saúde ambiental e a educação ambiental num centro de explicações frequentado por alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo baseia-se no Projeto Eco-Sensors4Health, que tem como principal objetivo melhorar a saúde ambiental das escolas, recorrendo à utilização de sensores, envolvendo as crianças nesse processo. Os alunos foram convidados a investigar a qualidade do ar da sala de estudo, efectuando medições da concentração de dióxido de carbono (CO2) com um sensor de CO2. Após a investigação realizada no local pelos alunos, estes tiveram que pensar e apresentar possíveis soluções para a melhoria do local de estudo. A elaboração deste trabalho de investigação levou a uma abordagem transdisciplinar, no sentido em que ao mesmo tempo as crianças estavam a desenvolver capacidades na disciplina de Ciências Naturais, de Matemática e de Educação Tecnológica. Após a análise dos dados, os alunos compreenderam que o ar expirado tem uma maior concentração de dióxido de carbono em relação ao ar inspirado, como tal é fundamental existir um bom sistema de renovação do ar para não desenvolverem doenças.
- O uso da Banda Desenhada no ensino da MatemáticaPublication . Rodrigues, Diogo José Dias; Ribeiro, António; Menezes, LuísO presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes. A primeira parte é referente à reflexão crítica das práticas pedagógicas e às atividades desenvolvidas ao longo dos estágios realizados no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais. Na segunda parte relata-se a investigação sobre as potencialidades da utilização da Banda Desenhada no ensino da Matemática. A investigação insere-se num paradigma qualitativo tendo sido realizada com três alunos do 5.º ano de escolariedade, numa situação de apoio ao estudo. Esta investigação teve, como objetivo compreender as potencilidades da banda desenhada de natureza humorística como recurso didático no ensino da Matemática. Para a realização desta investigação, foram selecionadas e aplicadas quatro tarefas matemáticas com banda desenhada baseada em situações humoristicas, que foram analisadas tendo em conta as seguintes categorias: Adesão dos alunos à tarefa e sua resolução, interpretação da banda desenhada e comunicação de raciocínios, relação com a realidade. Os resultados obtidos neste estudo indicam que as tarefas que se apoiam em BD humorística são recursos didáticos uteis para o ensino da Matemática dado que possibilitam a criação de um bom ambiente para a aprendizagem, possibilitando aos alunos pensar matematicamente, desenvolvendo o seu racíocinio e a comunicação matemática.
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