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Produção de conhecimento profissional específico? - diferentes perspetivas sobre a realização de investigação na formação inicial de professores

dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.date.accessioned2016-11-30T10:31:15Z
dc.date.available2016-11-30T10:31:15Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractSer professor é uma profissão intrinsecamente ligada ao conhecimento. Reconhecendo que a centralidade da epistemologia da prática profissional para a profissionalidade (Roldão, 2005a; Tardif, 2000) não permite escamotear debates diversos sobre a natureza do conhecimento em causa, focamos a nossa atenção menos sobre as características desse corpo de conhecimento e mais sobre o papel dos professores relativamente à sua produção. Zeichner (2008) destacou o progresso verificado no reconhecimento do potencial do conhecimento produzido por práticos para a investigação em educação, para a formação de professores e para a política educativa, lamentando que esse conhecimento seja ainda marginalizado. Com a habilitação docente situada ao nível do 2.o ciclo (mestrado), reafirmam-se leituras de reconhecimento de legitimação da investigação produzida pelos professores e de expectativa de aumento dessa produção, afirmadas relativamente à transição de bacharelato para licenciatura (Roldão, 2002). Pretendemos contribuir para este debate apresentando dados de um estudo sobre a variação existente nos cursos de formação inicial acerca do papel da investigação quer na formação quer na profissão futura. Os dados foram recolhidos no âmbito das anteriores licenciaturas em educação de infância, mas mantém-se a sua relevância para o debate em torno das expectativas formativas relativas à dimensão investigativa nos cursos de formação de professores. Confrontaremos perspetivas de: a) futuros educadores de infância, recolhidas através de questionários com questões abertas, e b) docentes dos cursos, recolhidas através de entrevistas semiestruturadas. A recolha foi realizada em duas das dez instituições de ensino superior público identificadas como exigindo um trabalho de investigação no ano final do curso. Encontrou-se consenso entre estudantes e docentes sobre a importância da investigação como parte do trabalho docente, reconhecendo-se contributos para a qualidade do mesmo. A diversidade de argumentações para justificar a relação investigação-profissão alinha-se com perspetivas existentes na literatura. Realça-se a ausência, ao nível das razões expressas pelos participantes, da produção de conhecimento profissional específico, associado à afirmação da profissionalidade, relevante tendo em conta que um estatuto de profissionalismo exige um conhecimento profissional que sustenta a afirmação e a distinção social da profissão (Rodrigues, 2002). Para a discussão dos resultados mobilizou-se a complexa relação entre profissionalização docente e produção de conhecimento profissional (Cochran-Smith & Lytle, 2009a; Diniz-Pereira & Zeichner, 2008), assim como resultados de estudos em contextos europeus que abordaram temáticas semelhantes.pt_PT
dc.identifier.citationFigueiredo, M. P. (2014). Produção de conhecimento profissional específico? - diferentes perspetivas sobre a realização de investigação na formação inicial. In G. Portugal, A. I. Andrade, C. Tomaz, F. Martins, J. A. Costa, M. Migueis, R. Neves, & R. M. Vieira (Orgs.), Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português (pp. 461-480). Aveiro: UA Editora.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3482
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjecteducação de infânciapt_PT
dc.subjectprofessor investigadorpt_PT
dc.subjectconhecimento profissional docentept_PT
dc.subjectensino superiorpt_PT
dc.titleProdução de conhecimento profissional específico? - diferentes perspetivas sobre a realização de investigação na formação inicial de professorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage480pt_PT
oaire.citation.startPage461pt_PT
oaire.citation.titleFormação inicial de professores e educadores: experiências em contexto portuguêspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

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