Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Nativos Digitais ou Navegadores Errantes? Educação para os Média e Formação de Leitores no Século XXI

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SOPCOM_2011_Artigo.pdf141.63 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Na última década, temos vindo a assistir a mudanças profundas na forma como comunicamos e lidamos com a pletora de informação que chega até nós. Tal (r)evolução repercute-se na Escola, implicando uma reflexão permanente sobre as interações dos alunos com o novo mundo digital. Assim, os objetivos desta comunicação serão: a) fazer uma breve revisão de literatura sobre o estado da arte do debate em torno da hipotética dicotomia nativos/imigrantes digitais, aferindo o seu impacto no plano educacional; b) discutir quais as competências de leitura requeridas no quadro abrangente da Educação para os Media, face à atual dieta mediática dos jovens, mormente o seu uso incrementado da Internet; c) rever o perfil atual do leitor, apreciando a necessidade de implementação de estratégias de leitura online que possam fomentar competências em literacia mediática. Conclui-se que há necessidade de refletir sobre novas estratégias de leitura online que sustentem uma apreciação crítica dos conteúdos dos media, objetivando uma cidadania proactiva

Description

Keywords

Educação para os Media nativos digitais leitura online cidadania

Citation

Melão, D. H. (2012). "Nativos digitais ou navegadores errantes? Educação para os media e formação de Leitores". In J. Azevedo & M. Martins (eds.) Atas 7.º congresso da SOPCOM. Meios culturais e indústrias criativas – os efeitos e os desafios da globalização. Porto: Universidade do Porto, 2971-2985. Disponível em http://sopcom2011.up.pt/media/SOPCOM_2011_Atas.pdf.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

José Azevedo & Moisés Lemos Martins

CC License