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O processo de promoção e proteção da criança : o caso de uma CPCJ da região centro

datacite.subject.fosDepartamento de Psicologia e Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Francisco
dc.contributor.advisorMagalhães, Cátia
dc.contributor.authorLopes, Ana Isabel Cunha
dc.date.accessioned2015-11-25T10:27:37Z
dc.date.available2015-11-25T10:27:37Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractA criança é tida, na sociedade atual, como um sujeito de direitos do qual depende o futuro da própria sociedade, pelo que o seu desenvolvimento integral e harmonioso é imprescindível a uma vida digna e um futuro próspero. A família é, por sua vez, um espaço privilegiado para este desenvolvimento, onde a criança deve encontrar proteção, segurança e confiança. Nesse sentido a intervenção em situações de risco, deve centrar-se na família através da implementação de estratégias de apoio familiar e parental, que promovam as competências parentais. Todavia, nem mesmo estas estratégias com um papel reparador são suficientes ou devidamente eficazes. O presente trabalho tem como principal objetivo analisar os processos de promoção e proteção já extintos numa CPCJ da região Centro de Portugal, e cobre um horizonte temporal desde o início de 2011 e o final de 2014. A análise procura descrever as situações de perigo da criança ou jovem, sinalizados na referida CPCJ, centrandose sobre a caracterização da atividade processual bem como dos menores e suas famílias. Os resultados confirmam parcialmente os descritos nos relatórios anuais de avaliação das CPCJ a nível nacional, existindo situações pontuais onde os dados nacionais são contrariados. As entidades com maior número de comunicações de situações de perigo são as autoridades seguidas dos estabelecimentos de ensino. Salienta-se a exposição a comportamentos que possam comprometer o bem-estar e desenvolvimento da criança como problemática principal e o apoio junto dos pais como a medida mais aplicada ao longo dos processos de promoção e proteção.pt_PT
dc.description.abstractThe child is seen in today's society, as a subject of rights on which depends the future of society itself, so their full and harmonious development is essential to a dignified life and a prosperous future. The family is, in turn, a privileged space for this development where the child should find protection, security and trust. In this sense the intervention at risk, should focus on the family through the implementation of family and parental support strategies that promote parenting skills. However, even these strategies with a refreshing role sufficient or fully effective. This study aims to analyze the processes of promoting and protecting extinct in CPCJ center region of Portugal, and covers a time horizon since early 2011 and the end of 2014. The analysis seeks to describe the child or young’s danger, indicated in that CPCJ, focusing on the characterization of procedural activity and minors and their families. The results confirm partially described in the annual reports assessing the CPCJ the national level, existing specific situations in which national data are thwarted. Entities with more communications of danger are the authorities followed by educational institutions. Exposure to conduct that might compromise the welfare and development of children as the main problem and the support from parents as the measure most applied over the promotion and protection processes is stressed.pt_PT
dc.identifier.tid201016680
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2956
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectPromoção e proteçãopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectContexto familiarpt_PT
dc.subjectCPCJpt_PT
dc.subjectPromotion and protectionpt_PT
dc.subjectFamily backgroundpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.titleO processo de promoção e proteção da criança : o caso de uma CPCJ da região centropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Riscopt_PT

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