Repository logo
 
Publication

A influência dos jogos reduzidos e condicionados no ensino e treino do Andebol

dc.contributor.authorAzevedo, António Manuel Tavares
dc.contributor.authorMendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre
dc.contributor.authorDias, João
dc.date.accessioned2022-03-10T15:03:20Z
dc.date.available2022-03-10T15:03:20Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractIntrodução: A riqueza de conteúdos que os Jogos Desportivos Coletivos encerram, permite que estejam vincadamente presentes na vida das crianças e jovens, na medida em que representam uma forma privilegiada do seu desenvolvimento físico e desportivo. Objetivos: O presente estudo pretende aferir a perceção dos treinadores da Associação de Andebol de Viseu acerca da importância dos jogos condicionados e reduzidos, frequência de utilização, variantes utilizadas e motivo de utilização, no treino do Andebol. Métodos: O grupo de estudo foi composto por 35 treinadores, com efetiva participação em processo de treino e competição. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram entrevistas individuais semiestruturadas, organizadas a partir de um conjunto de questões fundamentadas nas três dimensões de análise indicadas. Resultados: Os jogos reduzidos e condicionados permitem desenvolver a tomada de decisão, adequando-a ao modelo de jogo da equipa, assim como possibilitam desenvolver e transferir um conjunto de princípios necessários ao desempenho em competição. Conclusão: Os jogos reduzidos e condicionados devem ser geridos de forma diversificada e dependentes do objetivo final do treinador, pois condições de tarefa específicas (duração, número de jogadores, modificação das regras) promovem diferentes respostas em termos de carga física, técnica, tática e de tomada de decisão aplicada, emergindo daí a necessidade em periodizar adequadamente o processo de treino.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Collective Sports Games are strongly present in the lives of children and young people, as they represent a privileged form of their physical and sports development. Objectives: This study aims to assess the perception of Viseu Handball Association coaches about the importance of conditioned and reduced games, frequency of use, used variants and reason for use, in Handball teaching/training. Methods: The study group was composed of 35 coaches, with effective participation in the training and competition process. The research instruments used were semi-structured individual interviews, organized from a set of questions based on the three dimensions of analysis already indicated. Results: Reduced and conditioned games allow the development of decision making, adapting it to the team's game model, as well as making it possible to develop and transfer a set of necessary principles for performance in competition. Conclusion: Reduced and conditioned games must be managed in a diversified manner and depending on the coach's final objective, as specific task conditions (duration, number of players, rules modification) promote different responses in terms of physical, technical, tactical and applied decision making, emerging the need to properly periodize the training processpt_PT
dc.description.abstractIntroducción: La riqueza de contenidos que contienen los Juegos Deportivos Colectivos, les permite estar fuertemente presentes en la vida de los niños y jóvenes, ya que representan una forma privilegiada de su desarrollo físico y deportivo. Objetivos: Este estudio tiene como objetivos evaluar la percepción de los entrenadores de la Asociación de Balonmano de Viseu sobre la importancia de los juegos condicionados y reducidos, la frecuencia de uso, las variantes utilizadas y el motivo de uso, en la enseñanza/entrenamiento del Balonmano. Métodos: El grupo de estudio estuvo compuesto por 35 entrenadores, con participación efectiva en el proceso de entrenamiento y competición. Los instrumentos de investigación utilizados fueron entrevistas individuales semiestructuradas, organizadas a partir de un conjunto de preguntas en base a las tres dimensiones de análisis señaladas. Resultados: Los juegos reducidos y condicionados permiten el desarrollo de la toma de decisiones, adaptándola al modelo de juego del equipo, además de posibilitar desarrollar y transferir un conjunto de principios necesarios para el desempeño en competición. Conclusión: Los juegos reducidos y condicionados deben gestionarse de manera diversificada y en función del objetivo final del entrenador, ya que las condiciones específicas de la tarea (duración, número de jugadores, modificación de las reglas) promueven diferentes respuestas en términos de toma de decisionpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7162
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectjogos reduzidospt_PT
dc.subjectjogos condicionadospt_PT
dc.subjecttreinopt_PT
dc.subjectandebolpt_PT
dc.subjectjovenspt_PT
dc.titleA influência dos jogos reduzidos e condicionados no ensino e treino do Andebolpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage247pt_PT
oaire.citation.issueEd. Especial n.º 9pt_PT
oaire.citation.startPage241pt_PT
oaire.citation.titleMillenium - Journal of Education, Technologies and Healthpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameAzevedo
person.familyNameMendes Ribeiro Eira
person.givenNameAntónio
person.givenNamePaulo Alexandre
person.identifier.ciencia-idDC12-1AB1-F06D
person.identifier.ciencia-idD71A-123E-8BD7
person.identifier.orcid0000-0002-6325-0475
person.identifier.orcid0000-0003-1370-0236
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa2c58375-43e6-4694-9b76-4c421a1cee53
relation.isAuthorOfPublication521bf95b-a8d0-4845-9d93-96913019e5d0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery521bf95b-a8d0-4845-9d93-96913019e5d0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2021_1.1__INFLUENCIA DOS JOGOS REDUZIDOS E CONDICIONADOS_ANDEBOL_Millenium dezembro 2021.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format