Repository logo
 
Publication

A tutoria em contexto de ensino não superior: proposta de acompanhamento socioeducativo em equipa multidisciplinar

dc.contributor.authorJales Ribeiro, Esperança
dc.contributor.authorOliveira, Catarina
dc.contributor.authorPereira, Célia
dc.contributor.authorFelgosa, Diana
dc.contributor.authorNunes, Viviane
dc.date.accessioned2010-12-03T16:06:54Z
dc.date.available2010-12-03T16:06:54Z
dc.date.issued2010-06
dc.description.abstractA Escola assume um papel cada vez mais significativo na vida dos jovens, propondo-se garantir uma educação integral a todos os que acolhe, independentemente da sua proveniência ou características. A necessidade imperiosa de responder aos desafios provocados pelas mudanças sociais “exige-lhe” uma desmedida ambição pedagógica; trata-se de chegar a todos, esbater desigualdades, contribuir para um processo de igualdade de oportunidades. Torna-se, pois, imprescindível dotar a escola de meios que possam servir tão grandes exigências, cada vez mais próximas do domínio da acção socioeducativa. A proposta de acompanhamento tutorial, que apresentamos, assenta neste propósito, enquadrando e reflectindo o papel fundamental da figura do Professor Tutor, cujas competências e perfil foram legislados desde o princípio da década de noventa. Uma das formas possíveis de perspectivar o papel do Professor Tutor passa por enquadrá-lo no que designamos de Equipa Multidisciplinar de Actuação Imediata (EMAI) constituída pelos seguintes técnicos: Psicólogo, Assistente Social e Educador Social, para além dos profissionais da estrutura da organização do sistema educativo (caso do director de turma). Depois de identificadas algumas das funções de cada elemento, apresentar-se-á uma proposta de acompanhamento tutorial, em contexto escolar, cuja missão deverá terminar com a maioridade do menor sinalizado ou no momento do seu ingresso no mundo de trabalho. Esta equipa deverá, ainda, para cumprimento dos seus intentos, interagir com a família do menor e com as redes sociais de apoio local, de forma coordenada, no sentido da promoção de acções de carácter preventivo e interventivo no âmbito do plano de acção tutorial definido.por
dc.identifier.issn1647-662X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/302
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupor
dc.relation.ispartofseries38;
dc.subjectProfessor Tutorpor
dc.subjectEquipa Multidisciplinarpor
dc.subjectIntervenção Socioeducativapor
dc.titleA tutoria em contexto de ensino não superior: proposta de acompanhamento socioeducativo em equipa multidisciplinarpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupor
oaire.citation.endPage171por
oaire.citation.startPage161por
oaire.citation.titleMilleniumpor
person.familyNameJales Ribeiro
person.givenNameEsperança
person.identifier.ciencia-id9F1F-DA46-340F
person.identifier.orcid0000-0003-2936-9891
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A tutoria em contexto de ensino não superior proposta de acompanhamento socioeducativo em equipa multidisciplinar.pdf
Size:
132.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: