Repository logo
 
Publication

Avaliação e portfólios digitais : um percurso formativo e investigativo na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorRego, Belmiro
dc.contributor.advisorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.authorRibau, Carla Filipa Nunes
dc.date.accessioned2014-12-22T15:57:00Z
dc.date.available2014-12-22T15:57:00Z
dc.date.issued2014-05
dc.date.submitted2014-12
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio inclui uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino supervisionadas vivenciadas em contexto de estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e uma investigação cuja temática surgiu do interesse pela avaliação em educação pré-escolar, enquanto parte integrante da prática educativa, e pela utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, enquanto recurso para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e dos profissionais. A realização da reflexão crítica sobre as práticas implementadas em contexto de estágio permitiu observar uma evolução das mesmas e do conhecimento profissional que as sustenta. A temática do trabalho investigativo encontra-se relacionada com a avaliação na educação pré-escolar e como esta se pode tornar um processo fulcral para o desenvolvimento das crianças. Sendo a avaliação entendida como um meio de recolha e interpretação de informação, destaca-se o seu caráter imprescindível no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Neste âmbito, optámos por nos focar nos portfólios digitais, enquanto parte integrante da discussão sobre avaliação na educação pré-escolar, pelo que foi possível definirmos a questão problema que nos propusemos estudar: quais as potencialidades e constrangimentos do uso de portfólios digitais na educação pré-escolar, na perspetiva de educadores de infância? Em termos empíricos, a investigação foi norteada recorrendo a uma metodologia qualitativa, em que o instrumento selecionado foi a entrevista semiestruturada. A recolha junto de três Educadoras de Infância permitiu perceber que perspetivas tinham sobre portfólios digitais, procurando delimitar as potencialidades e os constrangimentos que resultam da sua potencial utilização.por
dc.description.abstractThe following report includes a critical reflection about supervised teaching practices in context experienced under the Master’s Degree in Early Childhood Education and Primary School Teaching and an investigation whose thematic emerged from the interest in assessment in Early Childhood Education, as an integral part of the educational practice, and in ICT for the development and learning of children and professionals. The critical reflection on the practices implemented in the practicum allowed us to observe an evolution of the professional knowledge and practical competences. The theme of the research work is related to the assessment in Early Childhood Education and how it is a key for children's development process. Assessment is understood as a process of collection and interpretation of information, essential for the teaching-learning process of children. In this context, we have chosen to focus on the digital portfolios, as part of the discussion on assessment in Early Childhood Education, so it was possible to define the question we set out to study: what are the potentials and constraints of the use of digital portfolios in Early Childhood Education, from the perspective of teachers? Empirically, the research was guided using a qualitative methodology, in which the selected instrument was the semi-structured interview. The perspective from three Early Childhood Education teachers were analyzed, seeking to delimit the possibilities and constraints that result from the use of digital portfolios in Early Childhood Education.por
dc.identifier.tid201208660
dc.identifier.tid201208660
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2492
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectAvaliação em Educação Pré-Escolarpor
dc.subjectPortfólios Digitaispor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectEarly Childhood Educationpor
dc.subjectDigital Portfoliospor
dc.subjectReflectionpor
dc.subjectInformation and Communication Technologiespor
dc.titleAvaliação e portfólios digitais : um percurso formativo e investigativo na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineDepartamento de Psicologia e Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final Filipa Ribau 8446.pdf
Size:
887.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: