Repository logo
 
Publication

Comunicação no ensino e na aprendizagem da Matemática

dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorNACARATO, ADAIR MENDES
dc.date.accessioned2020-12-29T15:37:09Z
dc.date.available2020-12-29T15:37:09Z
dc.date.issued2020-12
dc.description.abstractA comunicação é aquilo que nos permite estabelecer comunidade, aquilo que nos permite "tocarmo-nos" sem nos tocarmos, aquilo que nos permite sair de nós próprios e ir ao encontro do outro. Sem a comunicação, seríamos como ilhas isoladas do mundo exterior, fechados em nós mesmos, sem possibilidade de partilhar pensamentos e entendimentos. A origem latina da palavra comunicar, ligada ao adjetivo comum e ao substantivo comunidade, testemunha este sentido da comunicação de tornar algo comum e de ser comunidade. A importância da comunicação no desenvolvimento humano é inegável, já que esta favorece as relações sociais entre as pessoas, permitindo a interação desde formas menos comprometidas até às mais exigentes, como as de colaboração (Burleson, 2007). Estas interações comunicativas podem ter intencionalidades muito variadas, sendo de destacar as educativas. Tornar acessível, às novas gerações, o conhecimento produzido historicamente por gerações anteriores, é um dos principais objetivos da Educação, seja ela formal - a que ocorre em instituições escolares - ou informal - a que ocorre em contextos não escolares como, por exemplo, a família. Antes da entrada na escola, a construção do conhecimento que as crianças realizam com o apoio de um adulto ou de um par mais competente passa, em grande medida, pela comunicação verbal oral: no início, as crianças aprendem ouvindo e falando com adultos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMenezes, L., & Nacarato, A. M. (2020). Comunicação no ensino e na aprendizagem da Matemática. Quadrante,29(2), 1-5.pt_PT
dc.identifier.issn2183-2838
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6491
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.titleComunicação no ensino e na aprendizagem da Matemáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage5pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleQuadrantept_PT
oaire.citation.volume29pt_PT
person.familyNameMenezes
person.familyNameNACARATO
person.givenNameLuís
person.givenNameADAIR MENDES
person.identifier.orcid0000-0002-8978-8900
person.identifier.orcid0000-0001-6724-2125
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db
relation.isAuthorOfPublication7a67c14a-0478-41df-8a29-aa93efa2c6d9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
592-Texto Artigo-1250-1-10-20201229.pdf
Size:
191.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format